Tempo esta semana: calor, vento Norte, chuva e acentuado arrefecimento noturno
A segunda semana de maio iniciou quente, estável e maioritariamente soalheira mas, em breve, a chuva interromperá este panorama. Para os próximos dias espera-se grande amplitude térmica. Consulte a previsão do tempo, ao detalhe, para Portugal!
Entre esta segunda (8) e quarta (10) o estado do tempo irá registar poucas alterações em Portugal continental. A semana iniciou quente, estável e maioritariamente soalheira, uma vez mais com toda a geografia do Continente condicionada às altas pressões que resultam na tranquilidade meteorológica que se vai vivendo.
No Alentejo a temperatura máxima rondou os 30 ºC nalgumas capitais de distrito (roçando os 35 ºC nalguns locais!), ao passo que pelo Litoral Norte fixou-se nos 20 ºC.
Todavia, por causa da provável passagem de uma frente atlântica de fraca atividade, associada a uma depressão que circulará pelas Ilhas Britânicas e Nordeste de França, a madrugada e manhã de terça (9) registará uma interrupção no estado do tempo estável e soalheiro, com as nuvens a ganhar terreno sobre o Norte e parte do Centro de Portugal continental. Nestas regiões prevê-se chuva fraca, ainda que em quantidades bastantes residuais.
Para quarta (10) espera-se um dia de transição. Alguma nebulosidade baixa permanecerá na Região Norte (possibilidade reduzida de precipitação), mas, para o resto de Portugal prevê-se céu pouco nublado ou limpo. O fluxo manter-se-á predominante de Noroeste. A temperatura baixará em grande parte do país.
Mudanças no tempo cada vez mais prováveis a partir de quinta
A partir de quinta-feira (11) espera-se a continuidade do tempo estável, predominantemente soalheiro, com poucas nuvens e por isso seco. Ainda assim, o vento passará a soprar moderado a forte de Norte, e no interior possivelmente de Nordeste.
Graças à descolagem de uma depressão isolada em altitude que chegará de latitudes setentrionais até à Espanha Continental através dos Pirenéus, o vento passará a soprar de Norte/Nordeste (soprando de Nordeste sobretudo no interior de Portugal). A influência em Portugal será pouco expressiva, com os efeitos previstos a traduzirem-se sob a forma de uma descida acentuada dos valores de temperatura mínima (acentuado arrefecimento noturno).
Isto obviamente resultará numa grande amplitude térmica diária, já que a temperatura máxima - embora possa registar uma pequena descida - continuará com valores elevados, sustentados pelas horas diárias de luz solar desta altura do ano (radiação) e pelo processo de subsidência do ar. E claro está, estaremos sujeitos a múltiplos cenários de uso de roupa, desde manga curta até ao casaco!
Que tempo se prevê para o fim de semana de 13 e 14 de maio em Portugal?
Para o próximo fim de semana, ainda sob a influência das altas pressões, prevê-se subida dos valores de temperatura, tanto da máxima, como da mínima, em Portugal continental, o que confirmará a tendência de “sobe e desce de temperatura”, tipicamente associada a um período primaveril e muito variável como é o mês de maio.
O céu permanecerá pouco nublado ou limpo, esperando-se máximas de até 25 ºC na Região Norte, entre 20 ºC e 28 ºC na Região Centro e entre 25 ºC e 30 ºC na Região Sul. A nortada permanecerá intensa, soprando tendencialmente de Noroeste na faixa costeira ocidental e de Nordeste no interior do país.