Tempo esta semana: calor regressa em força!
O calor vai continuar a ser protagonista do tempo. Os mapas de previsão antecipam a vinda de uma massa de ar quente que fará disparar as temperaturas para valores acima dos 30 ºC. A partir de quando? Proteja-se!
Após um fim de semana com temperaturas elevadas, brindado pela presença do sol e calor agradáveis a convidar idas à praia e mergulhos no mar, bem como passeios e atividades ao ar livre, o que nos reserva a atmosfera esta semana em Portugal?
Apesar de um ligeiro decréscimo das temperaturas esta segunda-feira, o modelo europeu antecipa uma subida gradual das temperaturas máximas e mínimas em todo o território continental português ao longo desta semana. Aliás, os termómetros vão disparar os seus valores de forma drástica em grande parte do país, especialmente a partir de quarta-feira (29). Os mapas de anomalias térmicas são explícitos e indubitáveis. As temperaturas estarão vários graus acima da média em relação à época do ano, cerca de 10 ºC acima do costume, desenhando-se um cenário de verão antecipado em finais de maio. Pode mesmo falar-se da primeira grande entrada de massa de ar quente do ano.
Em meados do mês, na nossa previsão do tempo para a segunda quinzena de maio, projetávamos uma semana significativamente quente entre os dias 27 e 31 de maio. Esse cenário, de acordo com a mais recente atualização do modelo ECMWF, vai-se confirmando pelo que teremos um final de maio e provavelmente um princípio de junho muito quentes, com temperaturas bastante acima da média e sem projeção de qualquer vestígio de precipitação pelo menos até 3 de Junho. Até sexta-feira (31), espera-se uma subida gradual da temperatura, com valores térmicos genuinamente de verão. Os valores previstos superam largamente os 30 ºC entre quarta e sexta-feira, no litoral e interior Centro, e em grande parte da região Sul (exceto o Algarve). Coimbra, Leiria, Portalegre, Évora e Beja serão alguns dos vários distritos afetados pelo calor.
Para amanhã (28), prevê-se céu limpo em quase todo o país, com vento fraco a moderado a predominar do quadrante norte, e com alguma nebulosidade associada no interior norte do país. Temperaturas amenas, céu limpo e ar seco em grande parte do país. Predominam as altas pressões que vão afastando qualquer hipótese de chuva. A partir de quarta-feira, o vento alterará o seu fluxo de Nordeste para Este no interior do país, predominando as nortadas no litoral ocidental e no litoral algarvio. Céu limpo e sol radiante estarão reservados para os portugueses.
Quinta e Sexta-feira: calor autêntico de verão e risco de incêndio
Tome cuidado nestes dias quando realizar atividades e tarefas no exterior, pois o risco de exposição à radiação ultravioleta será muito elevado. Recomenda-se também que não proceda a queimadas, o vento soprará moderado a forte e poderá potenciar o risco de contração de incêndios. Devido ao elevado risco de incêndio, não hesite em consultar as recomendações da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Para quinta e sexta-feira prevêem-se dias de céu limpo em todo o país, com imensos distritos do nosso país a registar valores térmicos acima dos 30 ºC, como nos distritos de Bragança, Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Faro.
Assume-se aqui um cenário meteorológico de verão claramente antecipado numa reta final do mês de maio marcada sobretudo pelo tempo quente e seco, pelas temperaturas elevadas e acima da média para o período em questão, e pela preocupante ausência de precipitação que continua a agudizar os índices de seca, provocando uma situação de secura nos solos agrícolas que tende a agravar-se. Isto deve-se a uma intrusão de massa de ar quente subtropical proveniente do interior da Península Ibérica que provocará uma mudança atmosférica drástica, potenciando a vivência dos primeiros dias de “verão”, ainda na primavera. Estaremos perante um calor de verão autêntico nos dois últimos dias do mês!