Tempo esta semana: as primeiras chuvas de outono
O que nos reserva a atmosfera para esta semana em Portugal? Para além das primeiras chuvas de outono nos últimos dias da semana, as temperaturas também vão descer consideravelmente de acordo com as previsões.
Se para hoje a previsão é de céu limpo em toda a extensão continental do território português, a partir de amanhã essa realidade começa a alterar com o aparecimento de nebulosidade vinda de leste a penetrar pelos distritos do interior português como Guarda e Portalegre. Nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, o céu deverá continuar bastante nublado, e com a agravante de trovoada no Funchal. Amanhã nos territórios insulares, prevê-se queda de precipitação em regime suave, ainda que deva chover de forma mais intensa no Funchal.
Para amanhã na Região Norte prevê-se temperaturas máximas a oscilar entre os 19 ºC no distrito da Guarda e os 26 ºC no distrito de Aveiro, com vento até 30 km/h a predominar do quadrante leste. Na Região Centro as temperaturas máximas previstas oscilarão entre os 23 ºC no distrito de Lisboa e os 28 ºC no distrito de Coimbra. Na Região Sul, as temperaturas máximas previstas oscilarão entre os 21 ºC no distrito de Setúbal e os 27 ºC no distrito de Beja.
Na quarta-feira prevê-se que a nebulosidade atinja todo o país, com a presença de ventos a soprar de sudoeste com velocidades superiores a 50 km/h em alguns momentos do dia, especialmente no litoral, a significarem o prenúncio da precipitação prevista para o dia seguinte. As temperaturas na quarta-feira vão descer consideravelmente em relação a hoje, esperando-se na quinta-feira nova descida das temperaturas.
Na quinta-feira prevê-se que chova em todo o país sendo este potencialmente considerado o primeiro dia realmente de outono, com exceção do distrito de Faro que terá céu muito nublado durante o dia. A previsão de maior quantidade de chuva é sobretudo para o litoral norte na faixa territorial que se estende entre os distritos de Viana do Castelo e Aveiro.
Para além disso, o vento soprará predominantemente do quadrante sul, chegando em alguns momentos do dia a atingir os 60 km/h. A descida das temperaturas refletem-se nas máximas na Região Norte com valores de 18 ºC no distrito de Viana do Castelo, 22 ºC na maioria dos territórios da Região Centro e variando entre os 24 ºC e os 25 ºC nos distritos da Região Sul.
Na sexta-feira, em Portugal Continental espera-se que o ritmo de precipitação abrande, incidindo apenas em 6 dos 18 distritos (Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Aveiro e Leiria), caindo sob a forma de “chuva miudinha”. Nos Açores prevê-se chuva durante toda a semana enquanto que na Madeira deverá chover até quinta, passando sexta-feira a estar céu nublado. As temperaturas máximas previstas manter-se-ão relativamente estáveis ao que têm sido – entre os 23 ºC e os 25 ºC.