Tempo em Portugal: semana inicia-se quente em todo o país, com temperaturas acima dos 30ºC, mas a chuva poderá voltar!

Os últimos dias têm registado aumentos graduais de temperatura em praticamente todo o território, com especial foco no norte e litoral do país. Como será a semana que se aproxima? Confira aqui!

Como temos vindo a avançar nas nossas previsões, era esperado um aumento das temperaturas para esta altura do mês e esta tem-se verificado nos últimos dias e continuará a verificar-se nos próximos.

Este domingo, dia 15 de setembro, é esperado um dia soalheiro, com algumas nuvens no Alto e Baixo Alentejo e Algarve e com temperaturas máximas esperadas de 34ºC para Santarém e Coimbra, seguido de 33ºC para Portalegre, Évora e Beja. Viana do Castelo, o distrito com a máxima mais baixa, pode chegar aos 25ºC.

A última semana antes do equinócio de outono começa com temperaturas máximas dignas de verão

Entre domingo e segunda-feira denotar-se-á uma subida, em alguns locais significativa, das temperaturas máximas. Neste dia, apenas seis distritos estarão abaixo dos 30ºC, sendo eles Viana do Castelo, Aveiro e Guarda com 27ºC, Braga com 28ºC, e Faro e Bragança com 29ºC.

Os distritos mais quentes serão Santarém e Beja, com 36ºC, seguidos de Coimbra e Évora com 35ºC. A Norte, distritos como o Porto e Vila Real, podem registar 32ºC e 30ºC, respetivamente.

Neste dia, o cenário da nebulosidade inverte-se, sendo esperado céu limpo para o Sul e algumas nuvens para o Centro e Norte do país.

distribuição da temperatura
Valores de temperatura às 16h de segunda-feira, dia 16 de setembro.

Terça-feira registará uma diminuição generalizada e significativa em alguns distritos

Entre segunda e terça-feira haverá uma descida das temperaturas máximas, ainda que seja esperado um dia com céu totalmente limpo. Esta diminuição será mais expressiva no Norte, tendo em conta a subida anterior, onde Bragança registará 24ºC de máxima, Viana do Castelo e Vila Real podem chegar aos 25ºC e o Porto, o distrito mais quente da região, pode alcançar os 28ºC.

Ainda assim, no resto do território, serão vários os distritos a ultrapassar os 30ºC. O mais quente será Beja com 35ºC. O distrito de Faro também registará uma descida da temperatura, sendo que a sua máxima não deve ultrapassar os 25ºC.

Quarta-feira deve trazer uma nova diminuição das temperaturas, mas desta vez a sul

Na quarta-feira é esperado um pequeno aumento da temperatura máxima em distritos como Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Coimbra. Contudo, na região sul todos os distritos sofrerão uma ligeira diminuição. Esta será mais expressiva no distrito de Beja que poderá registar uma descida de 6 graus (de 35ºC para 29ºC).

Quarta-feira marca o início de uma mudança generalizada no estado de tempo em Portugal.

Para além disto, a nebulosidade deverá instalar-se na costa algarvia e na faixa interior entre o Algarve e Castelo Branco. Para já, os nossos modelos indicam que a partir deste dia, haja uma mudança significativa no estado de tempo em Portugal.

A partir de quinta-feira a chuva poderá estar de volta e as temperaturas descem em todo o país

Em relação às temperaturas máximas, estas deverão descer em praticamente todo o país, mas principalmente no Norte, a oeste da Barreira de Condensação. O distrito do Porto deverá registar a descida mais acentuada do país, de 7ºC, passando de 28ºC para 21ºC. Ainda assim, o distrito mais frio será Viana do Castelo com 20ºC, contando com uma diminuição, face ao dia anterior, de 5ºC.

A nebulosidade também se alastra, podendo cobrir praticamente todo o território continental, ainda que com abertas. Apenas os distritos de Coimbra e Vila Real poderã contar com céu limpo. Com isto, a chuva poderá estar de volta ao sul do país, ainda que com pouca expressão.

precipitação acumulada
Valores de acumulação de precipitação em Portugal continental para sexta-feira, dia 20 de setembro, às 13h.

É esperado que na sexta-feira o cenário piore, e a chuva se alastre até à região Centro e, pontualmente, ao Norte, assim como a nebulosidade que deverá intensificar-se e cobrir todo o país. Porém, esta previsão contém uma margem de erro mais elevada, por ser feita a médio e longo prazo. Desta forma, aconselhamos que se mantenha a par desta e de outras atualizações em tempo.pt.