Tempo em Portugal: semana inicia-se com trovoada, chuva e poeiras do Saara. Saiba que regiões serão mais afetadas
Finalmente as temperaturas elevadas, típicas da época, instalaram-se em Portugal na última semana. Contudo, o cenário vai mudar nas próximas horas.
Como temos vindo a referir nas nossas últimas previsões, está iminente um episódio de trovoadas, chuva e poeiras do Saara, que combinadas, pode resultar na ocorrência de chuva de lama, já para o dia de amanhã, segunda-feira.
Contudo, no dia de hoje já se poderá começar a sentir algum destes efeitos, nomeadamente, a presença das poeiras, que deverão dar entrada no nosso território pelo sudoeste do país, alastrando-se para norte, ao longo das horas. Também a trovoada poderá ser sentida em alguns pontos do país, espalhados, essencialmente pelo norte e centro, ainda que com pouca expressão.
Será amanhã, segunda-feira, que a verdadeira mudança acontece
Tal como prevíamos, segunda-feira será marcada por uma instabilidade atmosférica tal que poderá abranger praticamente todo o território, principalmente no que diz respeito aos episódios de trovoada.
Ainda que esta seja passageira, vai passar por todas as regiões de norte a sul de Portugal continental, sendo que as horas da tarde sejam as mais ativas, segundo o nosso mapa de densidade de raios.
Apesar de se denotar uma diminuição da densidade de raios por km², as áreas abrangidas vão-se alternando, um pouco por todo o país. No caso da imagem acima, temos o possível cenário de trovoada para segunda-feira, às 16h. De forma a manter-se a par da evolução dos locais a serem afetados por este episódio, consulte os nossos mapas.
O Alto Alentejo será uma das regiões mais afetadas pela trovoada, ainda que hajam alguns focos do mesmo nível noutras horas e noutros locais.
E a chuva, as temperaturas e a poeira do Saara?
Quanto à chuva, esta também deverá entrar no país pelo sul, subindo até ao Norte, dando principal destaque para a região do Minho, que será a zona com mais valor de precipitação acumulada, ainda que esta não deva ultrapassar os 6 mm.
Já no que concerne às temperaturas, estas sofrerão um aumento na faixa litoral, desde Lisboa até Viana do Castelo, e uma ligeira diminuição no sul e interior. As máximas esperadas são de 37ºC para Castelo Branco, seguido de 36ºC para Portalegre e Évora, 35ºC para Santarém, 34ºC para Beja e Vila Real.
Também os distritos de Bragança, Porto, Braga, Coimbra e Lisboa estarão acima dos 30ºC, sendo que os restantes estarão abaixo, mas não muito, visto que a máxima mais baixa esperada é de 27ºC para Aveiro e Faro.
No final do dia de domingo, as poeiras chegam a Portugal, como já referimos, mas será na segunda-feira que a presença das mesmas se tornará visível e/ou percetível dada a concentração na atmosfera. Porém, a passagem destas por aqui não será muito demorada e nas últimas horas do dia, as poeiras podem começar a dissipar-se.
Terça e quarta-feira o estado de tempo estabiliza... mas não totalmente
No penúltimo dia do mês, terça-feira, a trovoada e a chuva despedem-se da nossa geografia logo nas primeiras horas da madrugada, dando lugar a um dia soalheiro, com algumas nuvens e ainda com a presença de alguma poeira em suspensão.
As temperaturas continuarão agradáveis, ainda que apresentem algumas descidas subtis em alguns distritos. Ainda assim, o distrito mais quente será Castelo Branco com 35ºC.
A transição para o último dia do mês, 31 de julho, quarta-feira, será marcada pelo retorno da nebulosidade a praticamente todo o país, à exceção do interior norte e centro. Mas não se preocupe porque não há previsão de chuva.
Porém, as temperaturas no norte litoral vão começar a descer gradualmente, acentuando, mais uma vez a diferença térmica entre litoral/interior e norte/sul. Na quarta-feira são esperados 21ºC e 24ºC para Viana do Castelo e Porto, respetivamente.
Apesar da incerteza, os nossos mapas mostram que, pelo menos até sexta-feira não deverão haver muitas mudanças, nem ao nível da atmosfera nem ao nível da temperatura. Todavia, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões.