Tempo no primeiro fim de semana de 2020, teremos novidades?
O tempo tem sido estável em Portugal continental nos últimos dias. As altas pressões persistem e, apesar dos chuviscos em algumas localidades e dumas quantas nuvens mais carregadas, que novidades teremos em Portugal no fim de semana? Contamos-lhe aqui.

Desde o natal que o estado do tempo praticamente não tem sofrido alterações. O anticiclone que influencia a meteorologia em Portugal desde essa altura, continua muito sólido e não mostra sinais de enfraquecimento. Pelo que parece, em termos meteorológicos, não teremos novidades. O tempo vai continuar estável, soalheiro, apesar da persistência de algumas nuvens e dos chuviscos dispersos em pontos do Minho, Douro Litoral, Beira Litoral e Beira Alta, Baixo Alentejo e Algarve.
Contudo, ao longo do fim de semana a nebulosidade vai dissipar-se gradualmente, deixando espaço para o sol brilhar. Se tiver planos ao ar livre, aproveite este fim de semana para isso, pois a médio e longo prazo, o mês de janeiro poderá não ser sempre assim, tal como por nós antecipado na previsão mensal.
Onde vão cair as primeiras chuvas do ano em #Portugal continental?
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) January 2, 2020
️ #Minho, #Douro Litoral, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Interior terão chuva fraca
️ Chuviscos dispersos também no Baixo #Alentejo e no #Algarve
️ Mais mapas em: https://t.co/cuQ8c64ssL pic.twitter.com/k5BVwRQ4u6
O que conta o modelo Europeu
Hoje teremos alguns chuviscos dispersos em várias localidades portuguesas, especialmente no Norte, embora deva precipitar suavemente em terras do Baixo Alentejo e do Algarve setentrional. A tendência da evolução do estado do tempo para os próximos dias, segundo o modelo ECMWF, é para céu nublado ou pouco nublado de norte a sul do país, sem chuva em quantidade significativa ou mesmo nenhuma, com o sol, mas sobretudo o frio como os principais aspetos meteorológicos.
As altas pressões permanecem muito sólidas, influenciando decisivamente o tempo na Península Ibérica nos dias vindouros. Este autêntico marasmo invernal, para já, não mostra sinais de mudança. Existe uma pequena depressão a passar juntos da ilhas Britânicas, mas não terá repercussões em Portugal continental, a não ser precipitação fraca sob a forma de chuviscos. Poderá haver lugar para nevoeiros matinais, geadas e formação de gelo e sincelo, sobretudo nas terras do interior e com maior evidência na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Outro dos destaques no fim de semana frio e soalheiro que teremos, será o acentuado arrefecimento noturno. O frio impera durante o dia, mas à noite o ambiente gélido causará um desconforto térmico ainda mais evidente. As temperaturas mínimas vão descer até aos -2 ºC durante o fim de semana nos distritos de Bragança e da Guarda. O vento soprará fraco, por vezes moderado, do quadrante Norte ou Leste, não superando os 40 km/h.
Anomalia térmica em #Portugal continental no fim de semana ️
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) January 3, 2020
1️ O #frio continuará a ser notícia no nosso país... ️
2️ #Temperaturas abaixo da média na metade sul do território
3️ Acima da média na metade norte
️ Secção de modelos em: https://t.co/YgFQCwYoPu pic.twitter.com/PkAFL5HL6O
Para planos ao ar livre, aproveite domingo
No dia 5 teremos céu pouco nublado, com grande probabilidade para o surgimento de nevoeiro matinal no interior Transmontano e no interior Centro. Os termómetros no domingo vão registar temperatura máxima de 13 ºC nos distritos do Porto e de Lisboa, de 15 ºC no de Coimbra e de 16 ºC no de Faro. Nos Açores e na Madeira, Ponta Delgada e Funchal registarão 18 ºC de máxima. Este dia será ideal para aproveitar o ar livre no primeiro fim de semana de 2020!