Tempo em Portugal para o início da semana: descida das temperaturas e chuva para alguns distritos do país

O fim-de-semana foi marcado pela descida das temperaturas, especialmente na região Norte do país. O início da próxima semana deverá manter esta tendência e trazer chuva. Saiba onde!

Como avançamos nas últimas previsões, e tendo em conta a contínua variabilidade do estado de tempo em Portugal, depois de uns dias dignos de verão, com temperaturas perto dos 40ºC em alguns locais do país, estas voltaram a descer, ainda que com mais expressão na região Norte, onde Viana do Castelo, por exemplo, poderá contar com uma máxima de apenas 18ºC no dia de hoje.

Esta diminuição das temperaturas deve-se à ondulação do jato polar que também irá permitir a vinda de uma frente atlântica que se irá traduzir em chuva em vários distritos do país.

Início da semana espera-se fresco e húmido em vários pontos do país

Este domingo (dia 7 de julho), espera-se soalheiro e com temperaturas amenas, que podem ir dos 18ºC em Viana do Castelo, aos 30ºC em Castelo Branco, que deverá ser o distrito mais quente de hoje.

Para além da descida das temperaturas máximas, as mínimas também sofreram uma diminuição, sendo que a maioria dos distritos não deverá ultrapassar os 12ºC de mínima.

nebulosidade
Ao longo do dia de segunda-feira, a nebulosidade vai variando, mas começará a consolidar-se nas últimas horas do dia, adivinhando a chuva que se aproxima do país, como podemos observar neste mapa.

Amanhã, segunda-feira, espera-se um ligeiro aumento das temperaturas, um pouco por todo o país, assim como um aumento da nebulosidade nas regiões Norte e Centro, podendo chegar ao Alentejo.

A máxima mais elevada esperada é de 31ºC para Castelo Branco, seguido de 30ºC para Évora e 29ºC para Bragança, Portalegre e Beja. Viana do Castelo continuará a ser o distrito mais fresco, com máxima de 19ºC, podendo já contar com alguma precipitação, ainda que pouco expressiva.

Terça-feira será o dia mais chuvoso da semana, mas onde?

Será na madrugada de terça-feira que a chuva dará entrada em Portugal continental, pelo noroeste, alastrando-se para outros pontos da região Norte, chegando ao Centro do país. Ao longo da faixa litoral, esta precipitação poderá ocorrer até ao distrito de Lisboa, ainda que a maior significância da mesma seja no litoral noroeste.

acumulação de precipitação
Na noite de terça-feira, estes serão os valores de acumulação de precipitação, onde se vê claramente a incidência no noroeste do país.

Quanto às temperaturas, apesar da chuva, os valores não sofrerão grandes variações. A máxima mais alta será de 30ºC para Évora e Beja e a mais baixa não deverá ultrapassar os 20ºC em Viana do Castelo e Bragança.

A partir de quarta-feira há nova melhoria no estado de tempo

Depois da passagem da frente, quarta-feira deverá ser um dia soalheiro na grande parte do país, ainda que com algumas nuvens em boa parte da nossa geografia. É importante referir que, pelo menos na parte da manhã, a chuva poderá incidir nos distritos de Braga e Porto.

A partir de quarta-feira o estado de tempo em Portugal poderá melhorar e as temperaturas devem começar a aumentar de forma gradual.

Contudo, e apesar de nas regiões mais afetadas não haver uma grande variação das temperaturas, no sul estas parecem manter-se típicas de verão, com valores a rondar os 32/33ºC, principalmente no Alentejo e Algarve, onde a nebulosidade também se poderá dissipar com o passar das horas.

Estima-se que com o aproximar do fim-de-semana, as temperaturas voltem a aumentar. Porém, devido à elevada incerteza, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões.