Tempo em Portugal para o fim de semana de Reis: Prepare-se! Vem aí muito frio, vento, neve e geadas fortes
Após o rio atmosférico destes últimos dias, uma massa de ar polar entrará em Portugal, trazendo uma descida geral e acentuada das temperaturas, queda de neve nalgumas zonas, vento e geadas. Eis a previsão!
Esta quinta-feira (4) duas frentes despejaram precipitação em praticamente toda a geografia de Portugal continental. A primeira entrou pelo sudoeste do nosso país, afetando as regiões a sul do Tejo à medida que se foi alargando para leste, rumo a Espanha, ainda associada ao rio atmosférico destes últimos dias.
Ao final da tarde de hoje - 4 de janeiro - o segundo sistema frontal, associado a uma depressão centrada a sul das Ilhas Britânicas, penetrou em território nacional primeiro pelo Minho e depois pelo Douro Litoral, expandindo-se posteriormente pelas restantes regiões setentrionais e centrais do país.
No Litoral Norte e Centro (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra), no Alto Alentejo (Portalegre) e no Algarve surgiram períodos de chuva fraca a moderada, pontualmente acompanhados de trovoada e granizo. Também houve queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela ao final da tarde. As temperaturas registaram uma ligeira descida de norte a sul do país e o vento soprou maioritariamente de Oeste/Noroeste, por vezes de Sudoeste.
Sexta-feira com injeção de ar polar e queda de neve nas montanhas
Amanhã - 5 de janeiro - o sistema frontal ainda deverá produzir alguns aguaceiros, mais prováveis e frequentes nas regiões do litoral. Nas últimas horas do dia, entre as 18:00 e as 24:00, são esperados aguaceiros nas serras associados à descarga de ar polar, que poderão manifestar-se sob a forma de neve nas serras do extremo norte (Parque Nacional Peneda-Gerês) e acima dos 800 metros de altitude.
O vento de Noroeste soprará moderado, pontualmente forte, quer na faixa costeira ocidental, quer nas terras do interior. As rajadas poderão ser de até 50 ou 60 km/h. Prevê-se também uma nova descida das temperaturas, pelo que o tempo ficará ainda mais frio na geografia do Continente.
Fim de semana de Reis muito frio, com geadas fortes e temperaturas mínimas negativas
Para sábado, 6 de janeiro e Dia de Reis, o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, prevendo-se a possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos no Minho, no Douro Litoral e possivelmente noutras zonas do litoral Norte e Centro, tais como Aveiro, Coimbra e Leiria. Apesar da generalizada ausência de precipitação - com as devidas exceções já mencionadas acima - fará muito frio neste próximo sábado.
Até final da manhã poderá nevar nas serras do extremo norte a partir da cota dos 1000/1200 metros de altitude. Prevê-se uma descida das temperaturas mínimas descerão, com algumas geadas a proliferarem pelas regiões do interior. O vento soprará fraco de norte e oeste em Portugal continental.
Para domingo (7) prevê-se um panorama meteorológico de céu limpo ou pouco nublado, vento fraco e dominante do quadrante leste e neblina matinal nalguns locais do interior.
Com a forte injeção de ar polar e com as altas pressões a prevalecerem sobre a Península Ibérica, as geadas serão frequentes em vastas zonas do interior Norte e Centro e muito intensas nas principais serras no próximo domingo, 7 de janeiro, com amplo destaque para o Nordeste Transmontano, Beira Alta e distritos de Vila Real e Viseu, como se pode perfeitamente observar no mapa de previsão térmica acima exposto.
Uma nova frente poderá chegar na segunda-feira
Na segunda-feira (8), uma nova frente aproximar-se-á de Portugal continental procedente do ocidente e do Oceano Atlântico, esperando-se que chegue primeiro à Área Metropolitana de Lisboa e posteriormente às restantes regiões da faixa costeira ocidental. Nas horas seguintes a chuva espalhar-se-á para oriente, norte e sul, abrangendo a totalidade do território continental nacional.
As geadas intensificar-se-ão na madrugada deste dia. Deverão ser registadas temperaturas mínimas bastante baixas em todo o país. Em quase todo o território luso-continental espera-se mínimas abaixo de 5 ºC e em muitos casos perto dos 0 ºC ou negativas. Só Lisboa e Algarve deverão registar valores ligeiramente superiores ao patamar dos 5 ºC.
Com o frio em altitude combinado com a precipitação remanescente do novo sistema frontal, prevê-se, para as últimas horas do dia 8 de janeiro, a possibilidade de queda de neve em várias zonas da Cordilheira Central e também nalgumas localidades urbanas e rurais da Beira Alta.