Tempo em Portugal para o fim-de-semana: as temperaturas vão baixar e a chuva pode estar de volta. Saiba em que regiões!

A maior parte da nossa geografia continua a apresentar instabilidade meteorológica, visto que os episódios de chuva e as variações da temperatura ainda não deram paz definitiva.

Apesar de alguns dias de tréguas na chuva e nas temperaturas menos agradáveis, os nossos mapas mostram que esta instabilidade poderá estar de volta já no dia de amanhã, sexta-feira.

A chuva estará de volta, mas onde e até quando?

É provável que já no dia de amanhã se registe alguma precipitação no litoral oeste, a norte do Cabo Carvoeiro, mas com especial incidência no noroeste do país e a oeste da Barreira de Condensação, como mostra o mapa acima.

Este episódio de chuva não deverá durar muito tempo, podendo acontecer na parte da manhã e deixando a nossa geografia para um fim-de-semana seco no continente e nas ilhas.

Pelo menos até domingo, os nossos mapas não mostram mais registo de precipitação, a não ser para o Funchal, ao final do dia de sábado, mas com alguma incerteza.

A temperatura máxima volta a descer, mas apenas em alguns sítios

No dia de hoje, quinta-feira, denotou-se uma ligeira diminuição da temperatura, especialmente, no noroeste de Portugal, sendo que a máxima para Viana do Castelo não foi além dos 18ºC e no Porto não ultrapassou os 19ºC.

Para amanhã espera-se outra diminuição da temperatura, ainda que esta seja mais relevante em Vila Real, por exemplo, onde a máxima não deverá passar dos 20ºC. Também a nebulosidade aumentou nestas zonas, podendo alastrar-se ainda mais para sul nas próximas horas.

valores de temperatura
Neste mapa de temperatura é percetível a disparidade das temperaturas máximas entre o Norte e o Sul do país. Esta distribuição de temperatura é para as 16h de sexta-feira, dia 14.

Ainda assim, nos restantes distritos, especialmente no sul, as temperaturas deverão manter-se acima dos 25ºC, sendo que no distrito de Beja, os termómetros devem chegar aos 30ºC.

Contudo, e para além de, mesmo assim, as temperaturas no sul continuarem bastante quentes, no sábado denotar-se-á uma diminuição da máxima por todo o país. Todavia, o distrito de Faro poderá manter os 29ºC, seguidos de 26ºC para Beja. Também a nebulosidade deverá chegar ao Alto e Baixo Alentejo, ainda que possa contar com boas abertas.

Já a Norte, os distritos mais frios serão Viana do Castelo e Porto, com 18ºC e 19ºC, respetivamente. Também o distrito da Guarda, mais a sul, não deverá ultrapassar os 19ºC.

As temperaturas, de modo geral, vão variar ao longo dos dias, obtendo valores muito distintos quando comparamos o Norte com o Sul.

Entre sábado e domingo, os valores voltam a subir nas regiões Centro e Sul, ainda que de forma pouco significativa, esperando-se céu pouco nublado a limpo. Faro será o distrito mais quente, a registar 28ºC.

Além das máximas, também as temperaturas mínimas sofrerão um descida na região Norte

A disparidade de temperatura entre o Norte e o Sul do país, não se prende apenas nas máximas, mas também acontece com as mínimas. Até domingo, devemos presenciar uma diminuição da temperatura mínima, com maior expressão na região de Trás-os-Montes, onde se espera que a madrugada de sábado seja especialmente fria, podendo a temperatura diminuir até aos 6ºC, por vezes 5ºC, em regiões mais elevadas.

valores de temperatura mínima
A discrepância nas temperaturas mínimas ao longo do território. Aqui podemos observar os valores de temperatura às 6h da manhã de sábado, dia 15.

Estes valores deverão ser registados no distrito de Bragança, mas valores aproximados poderão ser sentidos noutros distritos do Norte, até à região Centro, na zona da Serra da Estrela, onde aqui, valores na ordem dos 5ºC também poderão ser sentidos.

Ainda assim, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões diárias, onde pode acompanhar qualquer alteração dos nossos mapas.