Tempo em Portugal para esta semana: muita chuva, por praticamente todo o país, antes do calor!
Esta semana está a ter um início turbulento, do ponto de vista da instabilidade atmosférica, mas estima-se que terá uma reta final digna de verão, em praticamente todo o território.
Como temos vindo a avançar, apesar desta semana se iniciar chuvosa e fresca, principalmente no Norte do país, há a possibilidade de toda esta adversidade se dissipar até quinta-feira, dando lugar a um fim-de-semana digno de verão, mesmo a tempo do São João.
A chuva vai continuar, pelo menos até meio da semana, ainda que com algumas irregularidades
Esta segunda-feira, dia 17 de junho, amanheceu chuvosa, essencialmente na faixa litoral, a norte do Cabo Carvoeiro, dando origem a vários avisos amarelos, lançados pelo IPMA, como referimos aqui.
Este episódio já estava previsto há alguns dias e terá tendência a permanecer nos próximos dois ou três dias, apesar de poder perder intensidade à medida que as horas passam.
Esta linha de instabilidade deverá manter-se durante a próxima madrugada, começando por ter mais impacto desde Lisboa até Trás-os-Montes, percorrendo o país até ao interior, de norte a sul, com mais intensidade nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, à medida que as horas passam.
Os nossos mapas de chuva indicam que durante o dia de amanhã poderão haver aguaceiros em vários locais do norte e centro do país, podendo esta dissipar-se nas últimas horas do dia. Ainda assim, esta dissipação será "sol de pouca dura".
Quarta-feira poderá contar com chuva no centro e sul do país, a partir das primeiras horas do dia, podendo afetar com mais intensidade o interior do Alto e Baixo Alentejo. Contudo, a partir do meio da tarde, a chuva poderá alastrar-se a praticamente todo o território, com alguns intervalos.
Será a partir de quinta-feira que se começará a notar uma diferença no estado de tempo
Na quinta-feira, para além de as temperaturas começarem a dar sinais de aumento em todo o país, a chuva deverá dissipar-se ao final do dia, ainda que deva marcar presença durante a tarde no Norte do país. Todavia, estima-se que os episódios de precipitação deste dia não sejam tão fortes como os do início da semana.
Entre quinta e sexta-feira, a chuva já deverá ter deixado a nossa geografia totalmente, e as temperaturas deverão sofrer um aumento mais percetível, especialmente no sul do país, onde Beja, por exemplo, passará de 23ºC para 29ºC.
Mas será no sábado que a temperatura se vai intensificar de tal forma que vários locais do centro e sul do país vão ultrapassar os 30ºC, podendo alguns chegarem aos 35ºC, como podemos observar abaixo.
Ainda assim, tendo em conta a distância temporal, convém que se mantenha a par das nossas previsões diárias. Mas tudo aponta para um início de verão já para o final da semana, mesmo a tempo de fazer uma bela sardinhada de São João!