Tempo em Portugal para a Véspera e dia de Natal: saiba onde fará mais frio, em que regiões choverá e outros fenómenos
Altas pressões prevalecerão ao longo dos próximos dias em Portugal, com geadas e nevoeiro denso e persistente no interior. Mas, uma gota fria e uma superfície frontal fria poderão produzir precipitação nalgumas regiões. Eis a previsão do tempo para o Natal!
Um poderoso anticiclone centrado no Atlântico estende a sua influência até à Península Ibérica e aos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, condicionando claramente as condições meteorológicas nas três unidades territoriais de Portugal.
Este forte centro de altas pressões será decisivo para a ausência generalizada de precipitação nestes próximos dias, favorecendo, como já referimos anteriormente aqui na Meteored Portugal, as baixas temperaturas noturnas, a formação de nevoeiro ou neblina e também de sincelo, e a acumulação excessiva de partículas poluentes nalgumas regiões da nossa geografia.
Sexta-feira de céu limpo praticamente de norte a sul do Continente
Esta quinta-feira (21) o estado do tempo não registou grandes alterações em Portugal continental. O céu apresentou-se maioritariamente soalheiro, exceto no período matinal onde surgiram nevoeiros e neblinas no Nordeste Transmontano e Beira Alta, sobretudo nos vales dos rios. Tem sido um dia marcado por vento fraco a moderado do quadrante norte, por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. De madrugada houve também espaço para a formação de geadas em zonas do interior Norte e Centro do país.
Para sexta-feira (22) não se vislumbram grandes alterações no panorama meteorológico, exceto do ponto de vista térmico. No dia em que se assinala o arranque do inverno astronómico quando se der o instante do solstício de dezembro às 03:27 da madrugada no Continente e na Madeira (-1 hora nos Açores), prevê-se um estado do tempo estável, seco e soalheiro de norte a sul de Portugal continental.
Além da provável formação de gelo e geadas no interior Norte e Centro do país e dos nevoeiros e neblinas matinais que surgirão nos vales de rios do Nordeste Transmontano e Beira Alta, a novidade mais significativa será a ligeira subida das temperaturas máximas nas Regiões Centro e Sul. Assim, para as cidades de Lisboa e Évora estão previstos 16 ºC e para Faro esperam-se 19 ºC. No Porto a máxima deverá alcançar 15 ºC.
Tempo anticiclónico no fim de semana do Natal, exceto na Madeira e nos Açores de forma pontual
No sábado (23) as unidades territoriais de Portugal continuarão a estar, grosso modo, condicionadas pela presença do anticiclone, apesar de, como já referimos no post acima, se estimarem algumas nuances. Nalgumas zonas do interior Norte e Centro - especialmente nos distritos mais orientais e que fazem fronteira com Espanha (Bragança e Guarda, por exemplo) - o céu poderá apresentar-se com muita nebulosidade, que poderá persistir durante todo o dia. Isto porque o nevoeiro poderá ser localmente persistente nestes distritos, sobretudo nos vales dos rios.
Ainda para sábado (23) prevê-se uma pequena descida das temperaturas diurnas e um acentuado arrefecimento noturno. As geadas voltarão a repetir-se em vastas zonas do interior Norte e Centro. O vento soprará com fraca intensidade do quadrante Leste em grande parte do país, exceto nas terras altas setentrionais e centrais onde soprará moderado.
Na Madeira prevê-se aguaceiros fracos e pouco frequentes, quer na sexta, dia 22, quer na Véspera de Natal, dia 24 devido à proximidade de uma gota fria. Nos Açores, até domingo 24. dominará um panorama de estabilidade de céu muito nublado com boas abertas, com vento de direções e intensidades variáveis (geralmente de Sul, Leste ou Sueste).
Mas, ainda na Véspera de Natal, no Grupo Ocidental, o céu deverá ficar encoberto pela manhã, com possibilidade de precipitação à tarde no Corvo e nas Flores. Nos restantes Grupos de ilhas, no dia 24, deverá manter-se o mesmo estado do tempo dos dias anteriores.
Para domingo, 24 de dezembro e Véspera de Natal, prevê-se céu parcialmente nublado ou limpo em Portugal continental, apesar da possibilidade de nevoeiro localmente denso e persistente no Nordeste Transmontano e na Beira Alta. Espera-se, de novo, formação de gelo e geadas nas regiões do interior Norte e Centro, sobretudo nas zonas montanhosas e de planalto do Alto Minho, Douro, Nordeste Transmontano e Beira Alta.
As temperaturas diurnas deverão descer ligeiramente em boa parte do país, exceto nas regiões a norte do Mondego e nalgumas zonas do Alentejo onde poderão subir. O frio intenso fará, de novo, sentir-se à noite. Os ventos de Leste e Nordeste, apesar de fracos, agravarão a sensação térmica de frio.
Dia de Natal com céu muito nublado, nevoeiro localmente persistente e alguns indícios de mudança do tempo
De acordo com o nosso modelo de referência, no dia de Natal, o anticiclone continuará a influenciar o estado do tempo em Portugal continental e Madeira.
No Continente espera-se um dia com períodos de céu muito nublado, geadas pelo interior, nevoeiros localmente densos e persistentes no Nordeste Transmontano e na Beira Alta e acentuado arrefecimento noturno, com os termómetros a registarem temperaturas negativas em vários locais e zonas do interior Norte e Centro. Haverá algumas subidas das temperaturas máximas, mas nalguns casos as mínimas deverão manter-se ou descer ainda mais.
Todavia, apesar disto, os mapas sugerem indícios de uma mudança no estado do tempo nas últimas horas do dia 25 de dezembro. Além do céu que ficará cada vez mais encoberto à medida que o dia for passando, o vento passará a soprar do quadrante sul, sugerindo sinais de instabilidade meteorológica iminente para as horas seguintes.
A estabilidade que se prevê para o Continente e para a Madeira (que poderá registar alguns aguaceiros) não se espera para os Açores. Ali, a passagem de uma superfície frontal fria com ondulações trará precipitação a todo o Arquipélago a partir do dia 24.
Como já referimos acima, no dia 24, a precipitação afetará somente Corvo e Flores, no dia 25 afetará todas as ilhas do Grupo Central e apenas no dia 26 deverá alcançar as ilhas mais orientais desta Região Autónoma. O vento soprará inicialmente de Sul, rodando depois para norte, com moderadas a fortes intensidades.
Apesar da ausência da chuva e/ou da neve, fenómenos como o nevoeiro, o sincelo, o gelo e as geadas assumirão o protagonismo da meteorologia nestes dias de Natal. Isto sem esquecer, claro está, o frio e as baixas temperaturas que, em várias zonas e locais do país registarão valores abaixo dos 0 ºC.