Tempo em Portugal para a segunda semana de julho: temperaturas abaixo do normal para a época e chuva. Saiba onde!

A segunda semana de julho inicia-se fresca em boa parte do território, tendo em conta a normal climatológica. Para além disso, a chuva deve voltar ao nosso país já nas próximas horas.

Como fomos avançado ao longo da semana passada, a ondulação do jato polar poderia trazer temperaturas mais baixas que o normal e permitir a passagem de uma frente atlântica que se poderia traduzir em chuva. Assim se confirma.

O dia de hoje, segunda-feira, foi marcado por temperaturas mais baixas, ainda que amenas, com a presença de vento e nebulosidade em grande parte da nossa geografia.

As máximas de hoje mais elevadas não deverão ter ultrapassado os 30ºC, em Castelo Branco e Beja. Já os distritos mais frios foram Viana do Castelo e Porto, que registaram 19ºC e 21ºC, respetivamente.

Terça-feira deverá ser o dia mais chuvoso e mais frio da semana

A chegada da chuva a Portugal está iminente, sendo que se pode registar já nas últimas horas do dia de hoje, dia 8 de julho. Porém, será durante o dia de amanhã que esta ocorrência se pode intensificar, especialmente no Norte e Centro do país.

A distribuição da precipitação começará do litoral para o interior, podendo chegar perto da capital do país. Nos Açores também haverá ocorrência de chuva em praticamente todas as ilhas. Na Madeira há possibilidade de chuva nas terras altas, ainda que nada de significativo.

Quanto às temperaturas, como já foi dito e é possível observar no mapa animado do início desta previsão, estas estão, no geral, abaixo da normal climatológica em grande parte do país. Sejam as máximas ou a mínimas.

Sendo assim, as máximas esperadas para amanhã são de 30ºC para Beja, seguido de 29ºC para Évora e 27ºC para Faro e Santarém. A região sul continua a ser a mais quente do país.

Terça-feira adivinha-se um dia frio e chuvoso, especialmente nas regiões Norte e Centro do país e no arquipélago dos Açores.

A Norte, podemos contar com temperaturas máximas de 24ºC para Bragança, seguido de 23ºC para Vila Real, de 21ºC para o Porto e 19ºC para Viana do Castelo. Na região Centro, o distrito mais fresco será a Guarda, com 21ºC.

Quarta-feira há nova melhoria, mas poderá ser "sol de pouca dura"

Entre terça e quarta-feira denotar-se-á uma melhoria no estado de tempo, em que a chuva se dissipará da maior parte do território, podendo haver apenas alguns episódios, na parte da manhã, na região Norte. Desta forma, a nebulosidade também começará a dissipar-se e as temperaturas sofrem um ligeiro aumento na faixa litoral Norte e um aumento mais significativo nos restantes distritos.

Assim sendo, as temperaturas máximas esperadas podem ultrapassar os 30ºC em praticamente todos os distritos do Sul, onde Beja será o distrito mais quente do país, com 34ºC.

Também a zona do Vale do Douro poderá exceder os 30ºC e alcançar os 35ºC em alguns pontos, como podemos observar no mapa abaixo, sendo desta forma, uma das regiões mais quentes do país.

distribuição das temperaturas
Valores da temperatura às 16h de quarta-feira, dia 10 de julho.

Neste mapa de temperatura é perfeitamente visível a discrepância entre as temperaturas na região Norte e Centro com a região Sul, salvo algumas exceções.

Quinta e sexta-feira voltam a variar entre chuva e diminuição da temperatura

Quinta-feira, é esperada outra variação menos boa no estado de tempo, principalmente para quem está de férias. A previsão de ocorrência de chuva volta, e esta poderá incidir sobre Coimbra, Vila Real, Porto e Viana do Castelo. Também as temperaturas sofrem uma pequena diminuição generalizada, ainda que os termómetros registem 30ºC ou mais, em vários pontos do país.

Para sexta, prevê-se que as temperaturas se mantenham alinhadas com o cenário de quinta-feira, apesar de haver uma melhoria na estabilidade atmosférica, onde a chuva se deverá dissipar, tal como a nebulosidade.

Contudo, a previsão para estes dias tem um grau maior de incerteza, pelo que aconselhamos que continue a acompanhar as nossas atualizações diárias.