Tempo em Portugal para a próxima semana: descida das temperaturas e possível retorno da chuva. Saiba onde!

Depois de dias de calor intenso por todo o país, eis que as temperaturas começam a baixar, especialmente no litoral. Também a chuva pode estar de volta. Confira aqui a previsão.

Depois de uns dias abrasadores, em que vários pontos do país ultrapassaram os 40ºC, o dia de hoje marca o início de uma mudança nas temperaturas, principalmente na faixa litoral.

A máxima mais elevada esperada para hoje é de 36ºC para os distritos de Bragança e Castelo Branco, seguido de 35ºC para Portalegre, Évora e Beja. Assim, todos os avisos amarelos e laranja em vigor, devido às temperaturas elevadas, deverão ser levantados até às 18h de hoje.

A semana inicia-se mais amena, especialmente no litoral e com possibilidade de chuva

Amanhã, segunda-feira, alguns distritos irão registar uma descida da temperatura, nomeadamente os distritos do noroeste e do litoral centro, tais como Viana do Castelo, Porto e Coimbra. Aqui, os termómetros não deverão ultrapassar os 22ºC, 24ºC e 29ºC, respetivamente.

Esta descida da temperatura será generalizada, pelo que os distritos mais quentes serão Castelo Branco, com 35ºC, seguido de Beja e Évora com 33ºC.

Também a nebulosidade deverá manter-se em toda a faixa costeira durante a manhã, podendo dissipar-se ao longo das horas. Contudo, há possibilidade de ocorrência de precipitação para Montalegre, ainda que com probabilidade baixa.

Terça-feira deverá contar com alguma precipitação, mais expressiva, e com mais uma descida das temperaturas

Na terça-feira, todos os distritos vão registar uma descida da temperatura máxima, à exceção de Faro, que deverá subir ligeiramente, registando a máxima mais alta do dia, em todo o país, com 32ºC.

mapa de chuva e nebulosidade
Distribuição da precipitação às 18h de terça-feira.

Quanto à chuva, esta deverá incidir sobre alguns distritos do norte e centro litoral, ainda que não deva ultrapassar uma acumulação de 2 mm. Sendo que, se dissipará ao longo das horas. A nebulosidade irá abranger grande parte das regiões Norte e Centro, como podemos observar acima.

A partir de quarta-feira o cenário volta a mudar

De terça-feira para quarta-feira, o estado de tempo melhorará substancialmente, tanto ao nível das temperaturas quanto ao nível da precipitação. Haverá uma subida generalizada dos valores de temperatura, ainda que de forma gradual, sendo que as máximas mais elevadas deverão ser de 32ºC para Castelo Branco, Portalegre e Faro.

Depois de um início de semana tímido, a partir de quarta-feira, haverão mudanças positivas no estado de tempo em Portugal.

É importante referir que ao longo da semana, a disparidade dos valores de temperatura entre a faixa litoral e do interior será elevada. Desta forma, mesmo com a subida dos valores, as temperaturas em Viana do Castelo e Porto, por exemplo, não deverão ultrapassar os 22ºC e os 25ºC, respetivamente.

Reta final da semana promete ser quente

Quinta-feira as temperaturas aumentam de forma significativa. Em alguns distritos, o aumento será de 7ºC, face a quarta-feira. Assim, a temperatura máxima será de 37ºC para Beja, seguido de 36ºC para Évora e Santarém. Os únicos distritos abaixo dos 30ºC serão Viana do Castelo e Guarda, com 24ºC e 28ºC, respetivamente.

Sexta-feira também será, à priori, um dia quente, com máximas de 38ºC para Beja e Évora, seguido de 37ºC para Castelo Branco e Santarém. Contudo, devido à distância temporal, esta previsão pode ter uma maior margem de erro, pelo que aconselhamos a que esteja atento às nossas previsões diárias.