Tempo em Portugal: o calor está de volta a uma boa parte do país. Saiba quais serão as regiões mais quentes!
Apesar do pequeno episódio de chuva registado ontem, no noroeste do país, os próximos dias deverão ser isentos de chuva, com temperaturas a ultrapassar os 30 ºC em alguns locais.
Os últimos dias foram marcados pela presença do sol e por um aumento das temperaturas, especialmente das máximas, um pouco por todo o país. A chuva marcou presença no noroeste de Portugal continental na noite de ontem e nesta madrugada, ainda que de forma pouco significativa. Como será o início da semana?
A última semana de Maio adivinha-se quente. Mas será geral?
Como referimos na nossa última previsão, os últimos dias do mês de Maio adivinham-se quentes, ainda que não na totalidade do nosso território. O calor deverá ser mais expressivo nas regiões Centro e Sul, com especial ênfase para o interior.
Para amanhã, segunda-feira, espera-se um aumento pouco significativo das temperaturas para a região Norte, onde os distritos do Porto e Viana do Castelo poderão registar 19 ºC e 18 ºC, respetivamente. Já nos distritos do interior da mesma região este aumento poderá ser mais expressivo, sendo que Vila Real e Bragança podem alcançar os 24 ºC e 22 ºC, respetivamente.
Ainda assim, o aumento com maior expressividade deverá ser no distrito de Castelo Branco, podendo ser registada uma temperatura máxima de 29 ºC, face aos 25 ºC de hoje. Porém, haverá uma descida generalizada das temperaturas mínimas, aumentando, assim, a amplitude térmica, sendo que o dia será quente, mas a noite bem fria, especialmente no Norte e Centro do país.
Quanto à região Sul, as temperaturas máximas deverão manter-se sem alterações, denotando-se apenas a diminuição das mínimas, onde em Ourique, no distrito de Beja, por exemplo, podemos contar com uma mínima de 10 ºC e máxima de 28 ºC.
A tendência ao longo dos próximos dias é que a temperatura continue a aumentar
Entre segunda e terça-feira espera-se um novo aumento das temperaturas, desta vez, máximas e mínimas, ainda que este aumento seja mais relevante nas máximas, onde os termómetros vão poder chegar aos 30 ºC e até ultrapassarem este limite, como no caso dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Os distritos com as temperaturas mais baixas serão Porto e Viana do Castelo, com valores de 21 ºC e 18 ºC, respetivamente, seguidos da Guarda, Lisboa e Faro, que poderão registar 24 ºC.
No mapa acima podemos ver claramente a mancha que nos indica onde fará mais calor na nossa geografia. Todavia, e como nos é possível observar também no mapa do início desta previsão, estes valores, tanto os máximos como os mínimos, traduzem-se em anomalias térmicas positivas e negativas, em que as positivas podem ultrapassar os 10 ºC em alguns locais do sul do país, o que nos indica que estes valores diurnos estão acima da normal climatológica.
Na reta final da semana a tendência de aumento da temperatura poderá inverter
Se até quarta-feira os valores da temperatura máxima se mantém dignos de verão, poderá ser na quinta-feira que o cenário pode mudar... porém, não de forma generalizada.
O nosso modelo de confiança mostra-nos que na quinta-feira poderá haver nova descida das temperaturas, ainda que não seja muito significativa. Apenas o distrito de Faro deverá contar com um aumento das mesmas, podendo registar 34 ºC de máxima, sendo que no resto do país os valores possam cair.
Contudo, nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, os termómetros deverão manter-se nos 30 ºC, sendo que esta diminuição poderá ser mais sentida no Norte do país, onde os distritos do litoral não deverão ultrapassar os 21 ºC.
Apesar do grau elevado de incerteza, devido à distância temporal, estima-se que sexta-feira haja um novo aumento das temperaturas, podendo o dia apresentar-se com céu totalmente limpo, visto que a nebulosidade ainda deverá manter-se no nosso território no arranque da semana. Com isto, aconselhamos que continue atento às nossas previsões.