Tempo em Portugal nos próximos dias: temperaturas dignas de verão, poeiras do Saara e chuva nestas regiões
O reforço das altas pressões provenientes do Atlântico e a chegada do ar subtropical trazem tempo estável e uma subida acentuada das temperaturas para os próximos dias. Mesmo assim, preveem-se poeiras do Saara e chuva nestas regiões de Portugal.
Esta terça-feira (9) caracterizou-se por uma madrugada e manhã bastante fria. A chegada de uma massa de ar polar provocou uma descida generalizada das temperaturas, algo que, aliado às altas pressões permitiu a formação de geadas intensas em várias zonas do interior Norte e Centro de Portugal continental.
Entretanto, a temperatura máxima registou uma ligeira subida em relação a ontem, mas, mesmo assim, espera-se um acentuado arrefecimento noturno, o que contribuirá para uma grande amplitude térmica diária.
À medida que esta terça-feira (9) for passando, o fluxo de noroeste (massa de ar polar) retirar-se-á, abrindo espaço à chegada de outro tipo de massa de ar completamente distinto. Hoje já foi notório o gradual reforço das altas pressões na geografia do Continente, após um arranque de semana chuvoso de norte a sul.
Anticiclone impõe-se a partir de quarta-feira e temperaturas chegarão aos 30 ºC. Saiba onde
Tal como já foi referido anteriormente aqui na Meteored, os próximos dias serão marcados pela afirmação da crista subtropical no nosso país. A subida em latitude do anticiclone em crista que contém ar subtropical quente produzirá uma subida acentuada e generalizada das temperaturas já a partir de amanhã - quarta-feira, 10 de abril. Amanhã as temperaturas máximas das capitais distritais oscilarão geralmente entre os 20 ºC e os 23 ºC, exceto nalgumas cidades do Norte e Centro onde rondarão os 17 ou 19 ºC.
Na segunda metade da semana, de quinta-feira, dia 11 até domingo dia 14, a estabilidade meteorológica que imperará em Portugal continental será total, tanto em termos geográficos, como na sua duração (seis dias sem precipitação). Haverá predomínio de céu limpo ou pouco nublado - pontualmente com nuvens dispersas e possibilidade de neblinas ou nevoeiros matinais nalguns locais - e esperando-se temperaturas anómalas para meados de abril em muitas regiões.
Em muitas regiões e zonas do país - nomeadamente no Litoral Norte e Centro, Litoral Alentejano, Área Metropolitana de Lisboa, Nordeste Transmontano e Beira Alta, as anomalias térmicas positivas serão brutais, prevendo-se valores de temperatura de até 10 ºC acima da média climatológica - sendo que nalgumas zonas pode inclusive ultrapassar esse patamar e chegar a 12 ºC acima do normal para esta época do ano. A única exceção será a região do Algarve (que não registará anomalias tão marcantes).
Para além do tempo estável, quente e maioritariamente soalheiro, prevê-se uma subida gradual das temperaturas entre quarta-feira (10) e domingo (14). O momento culminante do calor intenso espera-se precisamente para domingo, 14 de abril, quer em termos de área geográfica abrangida, quer no que diz respeito à previsão das temperaturas máximas.
Aliás, tendo isso mesmo em conta, o modelo de referência da Meteored prevê que os termómetros escalem até aos 30 ºC nas seguintes capitais de distrito: Coimbra, Santarém e Évora. Em muitas outras cidades as temperaturas máximas estarão acima dos 26 ºC, sobretudo do Mondego para sul (novamente o Algarve algo mais fresco no que diz respeito às regiões mais meridionais, e sobretudo nas localidades mais junto do litoral).
Nos próximos dias só irá chover nesta região de Portugal
Os próximos dias no Continente e na Madeira serão marcados por tempo seco, estável, maioritariamente soalheiro e quente. Contudo, para o Arquipélago dos Açores prevê-se um outro cenário - totalmente distinto-, sobretudo no Grupo Central, onde a precipitação poderá ser relativamente abundante.
Uma frente associada a uma depressão e reforçada por um rio atmosférico serão os aspetos responsáveis pela chuva que se distribuirá pelas várias ilhas do arquipélago açoriano nestes próximos dias. Além disto, o vento forte do quadrante sul também agravará o estado do tempo. Avisos Amarelos por precipitação já estão ativos nos Açores.
Açores e Madeira sob nova “invasão” de poeiras do Saara
Devido a uma depressão isolada em altitude posicionada sobre o Deserto do Saara, prevê-se uma nova “invasão” de poeiras do Saara rumo às ilhas a oeste dos continentes africano e europeu.
Na quinta-feira (11) o Arquipélago da Madeira registará uma nova intrusão de poeiras em suspensão e, entre a noite de sexta (12) e domingo (14) será a vez dos Açores. A qualidade do ar em ambos os arquipélagos variará entre “Aceitável” e “Moderada” de acordo com o índice de qualidade do ar da Meteored nesses dias.