Tempo em Portugal nos próximos dias com aguaceiros, trovoada e aumento da amplitude térmica. Saiba a previsão completa!

O estado do tempo em Portugal deverá ficar marcado, nos próximos dias, pela continuidade da instabilidade em algumas regiões do país, com o registo de aguaceiros, trovoada e o aumento da amplitude térmica diurna. Eis o que revelam os mapas da Meteored.

O início da semana ficou marcado pela ocorrência de chuva, em forma de aguaceiros, principalmente no Sul do país, que por vezes foram acompanhados de trovoada e por poeiras do Norte de África. Em termos de temperatura, depois de uma segunda-feira em que se registou um considerável arrefecimento, especialmente no período noturno, a terça-feira trouxe uma ligeira subida da temperatura.

O feriado de sexta é sinónimo de fim de semana prolongado para muitas famílias.

Prevê-se que esta semana, que termina com um feriado, mantenha o padrão: subidas e descidas de temperaturas máximas, com os aguaceiros a marcarem presença, pelo menos até sábado. O feriado de sexta é sinónimo de fim de semana prolongado para muitas famílias. A nossa previsão indica que parte desse período poderá ser aproveitado ao ar livre (sem chuva e com temperaturas agradáveis para a altura do ano), mas outra deverá ser aproveitada no conforto do lar, por exemplo.

Esta quarta-feira a chuva estende-se a Norte

Para o dia 30 de outubro a nossa previsão indica que a chuva, em forma de aguaceiros, vai estender-se ao interior Centro e ao Norte do país, influência da gota fria. De forma geral, no território continental, tanto a temperatura máxima como a mínima vão registar descidas. O vento vai soprar fraco durante o dia e o céu vai apresentar-se com muita nebulosidade durante largos períodos.

No Sul do país, os aguaceiros ainda serão influenciados pelas poeiras do Norte de África, um fenómeno que habitualmente se apelida de chuva de lama. Já no Norte, em particular na Área Metropolitana do Porto, espera-se que os aguaceiros possam ser acompanhados de trovoadas.

No que concerne às temperaturas, as mínimas poderão variar entre os 8 ºC da Guarda, 9 ºC de Portalegre (distritos mais frios) e os 14 ºC de Lisboa e Faro e os 15 ºC de Viana do Castelo. Já as máximas poderão variar entre os 15 ºC da Guarda e os 22ºC de Coimbra, Braga e Viana do Castelo.

Nos territórios insulares o estado do tempo será muito idêntico ao que se verifica no continente: aguaceiros nas 9 ilhas do arquipélago dos Açores e em parte da ilha da Madeira. Neste território, os aguaceiros estão previstos para o Funchal (vertente Sul) e para São Vicente (vertente Norte). Na restante ilha e no Porto Santo apenas é expectável alguma nebulosidade. As temperaturas mínimas podem variar entre os 15 ºC e os 20 ºC, as máximas entre os 20 ºC e os 22 ºC.

Nos Açores, a chuva estará presente com as temperaturas mínimas a poderem variar entre os 17 ºC (Ponta Delgada) e os 18 ºC (Santa Cruz das Flores). Já as máximas estarão na casa dos 21 ºC, 22 ºC em todos os territórios.

chuva portugal
A previsão para as últimas horas de quinta-feira, 31 de outubro, indica chuva e nebulosidade nas regiões do interior e no Algarve.

Quinta, dia de bonança a Sul, mas com o período noturno a agravar-se

A grande diferença entre quarta-feira e quinta é que para o Algarve e Alentejo é expectável uma melhoria do estado do tempo. As temperaturas mínimas poderão registar uma ligeira subida, mas, em sentido inverso, as máximas poderão registar uma ligeira descida, em todo o território continental.

Os distritos de Santarém e Portalegre, bem como os restantes a Norte do Rio Tejo poderão contar com muita nebulosidade e aguaceiros, por vezes fortes, que serão intercalados com períodos de abertas. As temperaturas mínimas continuarão muito próximas dos 10 ºC, sendo na faixa litoral Sul e ocidental que serão mais elevadas, na casa dos 14 ºC.

Já as temperaturas máximas rondarão os 20 ºC, sendo a Guarda a cidade mais fria, com a mínima prevista de 8 ºC e máxima de 13 ºC. De salientar que neste dia, o vento poderá soprar moderado nos terrenos mais elevados. Nos arquipélagos, a “história” será muito idêntica: tanto nos Açores como na Madeira, aguaceiros será a palavra de ordem!

Nos Açores, nomeadamente no Grupo Ocidental, os aguaceiros podem ser acompanhados de trovoada. No Grupo Central, aguaceiros e períodos de boas abertas. Já no Grupo Oriental, é esperada alguma nebulosidade, mas com mais tempo de luz solar e sem precipitação. As mínimas podem variar entre os 17 ºC (Angra do Heroísmo) e os 20 ºC (Flores). As máximas, por sua vez, poderão variar entre os 21 ºC (Ponta Delgada) e os 23 ºC (Madalena do Pico).

Na Madeira, é esperada chuva, em forma de aguaceiros, nas mesmas cidades em relação ao dia de hoje bem como na ilha de Porto Santo. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 15 ºC (Calheta) e os 20 ºC (Vila Baleira). Já as máximas rondarão os 20 ºC em todas as geografias madeirenses.

Sexta-feira, 1 de novembro, feriado e Dia de Todos os Santos, será um dia em que a nossa previsão aponta para chuva em quase todo o território continental, em particular no interior Centro.

Fim de semana prolongado, dará para aproveitar?

O final da semana fica marcado por um feriado religioso que se comemora na sexta-feira, dia 1 de novembro. Este dia, tal como o de sábado, ficará marcado por alguma instabilidade no estado do tempo. Já para domingo prevê-se bom tempo, com o regresso do Sol em todo o território continental.

A sexta-feira, feriado nacional, ficará marcada pela chuva de Norte a Sul, mas a situação poderá mudar no fim de semana. No sábado só está prevista chuva para o Sul (Algarve e Baixo Alentejo) e para a Beira Baixa. Tanto o litoral centro como todo o Norte do país podem contar com um dia de céu limpo. No domingo é de contar com alguma nebulosidade, mas sem chuva no território continental. Tanto as temperaturas máximas como as mínimas vão manter a “estrutura” do que foi a semana, com variações positivas e negativas a alternarem diariamente.

chuva acumulada Portugal
Curiosamente, a precipitação acumulada até domingo registará valores mais elevados em áreas onde tradicionalmente a quantidade de precipitação anual é mais reduzida. São áreas que após o verão necessitam desesperadamente destas águas, tanto para consumo humano como para as atividades económicas.

Nos territórios insulares, o estado do tempo será marcado pela passagem de uma frente fria nos Açores, que deixará valores de precipitação acumulada bastante elevados, em qualquer uma das nove ilhas. Mesmo o Arquipélago da Madeira vai registar um aumento significativo da precipitação acumulada, no dia de sábado, sendo também expectável alguma chuva na sexta e no domingo. Nestas geografias, o fim de semana prolongado, ao ar livre, poderá estar comprometido.