Tempo em Portugal no último fim de semana de 2024: arrefecimento noturno e chuva. Saiba quais as regiões mais afetadas

A previsão do estado do tempo para o último fim de semana de 2025 enquadra-se na época do ano, mas será que beneficia os tradicionais festejos? Fique a saber com o que pode contar nos últimos preparativos do réveillon.

A semana do Natal tem sido marcada por uma relativa estabilidade. No território continental, o estado do tempo tem sido influenciado por um anticiclone, que tem sido responsável pelo sol e pelas temperaturas máximas relativamente amenas. o arrefecimento noturno tem-se mantido, com especial destaque nas regiões do interior Norte e Centro.

Espera-se que o final da semana continue com a mesma toada, como o Sol a brilhar, alternando entre dias com mínimas a rondar os 0ºC e outros com as mínimas mais elevadas. Hoje, 26 de dezembro, o litoral Centro e o Meridional serão as áreas com as temperaturas máximas mais elevadas. Já Guarda, Bragança e Vila Real vão registar as mínimas mais baixas, 0ºC, 2ºC e 3ºC, respetivamente.

Este período, de férias para muitos portugueses, pode (e deve) ser aproveitado sempre com responsabilidade, garantindo viagens seguras para todos os utilizadores das estradas nacionais.

Já para amanhã, sexta-feira, dia 27 de dezembro, a toada vai manter-se em todo o território continental. Céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade apenas no Baixo Alentejo e no Barlavento algarvio. As temperaturas máximas descem ligeiramente na faixa litoral, em relação a quinta (para Vila Real são esperados 10ºC, para Santarém e Coimbra, 17ºC), mas as mínimas continuam estáveis em valores de inverno. Para Bragança esperam-se 0ºC, já para Faro são esperados 12ºC.

De salientar que nestes dois dias os territórios insulares registaram alguma precipitação. Nos Açores, o Grupo Ocidental e Central, mas principalmente nas ilhas da Madeira e do Porto Santo a chuva tem caído com alguma intensidade. Nestes últimos territórios, a precipitação fez-se acompanhar de poeiras do Norte de África, criando as chuvas de lama.

Temperatura
A previsão de temperatura para o fim de semana continua a salientar o arrefecimento noturno nas regiões do interior, principalmente Norte, enquanto o estado do tempo na Península Ibéria continua a ser afetado por um anticiclone de origem térmica.

Sábado, inverno sem chuva

O dia de sábado (28) será idêntico ao que se verificou ao longo da semana, em termos de estado do tempo. Espera-se uma descida generalizada das temperaturas mínimas, com especial impacte nas regiões do interior Centro e Norte, com alguma nebulosidade a afetar o Nordeste transmontano, em especial no período da manhã.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 0ºC (Bragança e Guarda) e os 10ºC (Faro). Mais uma vez, a região Sul do país vai ser a mais quente, com as máximas a atingirem os 17ºC. Tanto Lisboa como o Porto podem chegar aos 14ºC e em Coimbra os termómetros podem chegar aos 16ºC, mas o céu vai estar, de forma geral, limpo.

Precipitação acumulada
O Grupo Ocidental dos Açores vai registar valores elevados de precipitação acumulada, que podem superar os 70mm até ao final do dia de sábado, 28 de dezembro.

No Arquipélago dos Açores, ao contrário do que se verifica no continente, é esperada alguma precipitação em forma de aguaceiros, em particular na ilha Terceira e no Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria). As temperaturas mínimas vão variar entre os 14ºC (Angra do Heroísmo) e os 16ºC (Santa Cruz da Graciosa). Já as temperaturas máximas poderão variar entre os 17ºC e os 19ºC (Madalena do Pico).

Para a Madeira, é expectável que depois de uma semana mais chuvosa esta dê algumas tréguas. A qualidade do ar continuará a ser afetada pela incursão das poeiras do Saara, sendo expectável alguma precipitação na vertente Sul da ilha da Madeira. Para a vertente Norte e para ilha do Porto Santo é esperada alguma nebulosidade, mas sem chuva. As temperaturas mínimas vão variar entre os 12ºC (Calheta) e os 17ºC (Vila Baleira). Já as máximas poderão variar entre os 18ºC e os 20ºC (Funchal).

Temperatura
Para a madrugada de domingo, dia 29 de dezembro, o último de 2024, espera-se uma ligeira descida das temperaturas mínimas que se fará sentir com maior intensidade nas regiões do interior.

Domingo – mais chuva, o mesmo frio

O dia de domingo (29) ficará marcado pelo regresso da chuva no arquipélago da Madeira. Apenas para a ponta Noroeste da ilha homónima (Porto Moniz) é esperada alguma nebulosidade, mas sem chuva. Neste território, tanto as temperaturas máximas como as mínimas vão registar uma ligeira descida.

Para os Açores continuam as previsões de chuva, na forma de aguaceiros, desta vez com particular enfoque nas ilhas dos Grupos Central (Terceira e Graciosa) e Ocidental (Flores e Corvo). Do ponto de vista das temperaturas, nem as mínimas nem as máximas vão registar alterações significativas em relação ao dia anterior (sábado, 28).

Precipitação
O arquipélago da Madeira e a ilha com o mesmo nome também vão registar valores significativo de precipitação, durante o fim de semana. A costa Norte, como é habito, será a mais afetada, registando valores superiores a 10mm.

Já para o território continental é expectável uma nova incursão do frio, principalmente do ponto de vista noturno. Tanto a Guarda como Bragança podem contar com mínimas negativas (-2ºC e -1ºC, respetivamente), sendo expectável nestes territórios neblina ou nevoeiro no período matinal. É ainda expectável alguma nebulosidade no litoral Norte, nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.

As máximas poderão variar entre os 7ºC de Vila Real e os 16ºC de Faro. A cidade do Porto chegará aos 13ºC, com Coimbra e Lisboa a atingirem os 14ºC. Em suma, estão reunidas condições ideais para os preparativos dos festejos do Ano Novo. Este período, de férias para muitos portugueses, pode (e deve) ser aproveitado sempre com responsabilidade, garantindo viagens seguras para todos os utilizadores das estradas nacionais.