Tempo em Portugal no fim de semana: temperaturas bem mais frescas, chuviscos e vento forte!

Após vários dias de calor tórrido, com temperaturas superiores a 40 ºC em várias regiões, Portugal registará uma descida brusca das temperaturas, chuva e nortada ainda mais forte. Eis a previsão do tempo, ao detalhe, para este fim de semana!

previsão do tempo; fim de semana; descida das temperaturas; portugal
Para o último fim de semana de agosto prevê-se uma mudança abrupta no estado do tempo em Portugal continental. Saiba abaixo o que está previsto para a sua região.

Após vários dias de calor tórrido, durante os quais as temperaturas máximas superaram o patamar dos 40 ºC em amplas regiões de Portugal continental, sendo que nalgumas localidades foram atingidos impressionantes 45 ºC, eis que o episódio de tempo quente já está quase a chegar ao fim, algo que acontecerá de maneira abrupta e a coincidir precisamente com o último fim de semana de agosto.

As temperaturas vão começar a baixar pelo Norte de Portugal. Prevê-se chuviscos nalgumas regiões

Esta quinta-feira (24), apesar da percetível descida ligeira das temperaturas - algo evidenciado pelo desaparecimento dos avisos vermelhos por calor tórrido - as altas temperaturas mantiveram-se em grande parte da geografia do Continente.

As máximas aproximaram-se dos 40 ºC no Ribatejo, Beira Baixa, Alentejo e Sotavento Algarvio. No resto do país mantiveram-se no intervalo dos 30 a 35 ºC e em grande parte do litoral Norte e Centro (Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro) oscilaram entre os 20 ºC e os 28 ºC. Os mapas também ‘denunciaram’ alguma atividade elétrica nas serras do interior Norte e Centro (Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda), o que poderá ter correspondido a aguaceiros e trovoadas isoladas e dispersas por estas zonas.

Hoje houve nevoeiro matinal na costa atlântica oeste a norte do Cabo da Roca, mas, durante grande parte desta quinta (24) o sol brilhou intensamente em quase toda a extensão do território de Portugal. O vento soprou fraco a moderado do quadrante Oeste, de um modo geral.

Amanhã - sexta-feira, dia 25 - uma frente atlântica de fraca atividade passará de ‘raspão’ pelo Noroeste de Portugal continental, produzindo céu muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso e que assim perdurará até ao final da manhã. Durante o período matinal desta sexta (25) espera-se chuva muito suave na linha de costa dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. Ao final do dia, a nebulosidade nesta área de Portugal deverá voltar a aumentar, existindo assim possibilidade de nova queda de precipitação fraca.

No resto do país o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo. Quanto às temperaturas, espera-se uma descida ligeira para valores normais típicos de agosto em grande parte do país (Norte e Centro), sendo que no Sul deverá manter-se ou inclusive subir. A nortada voltará a ser tendencialmente dominante soprando com moderada a forte intensidade, em particular na faixa costeira oeste e ao longo da tarde.

Fim de semana com descida brusca das temperaturas, alguma precipitação e vento ainda mais forte

Para sábado (26) prevê-se a passagem de um sistema frontal muito desagregado e desorganizado pela Península Ibérica que produzirá precipitação suave durante a madrugada e manhã desse dia em Portugal. A isto estarão associadas linhas de instabilidade que passarão de maneira rápida e pouco intensa pelo Centro e Sul de Portugal (distritos de Lisboa, Leiria, Santarém, Coimbra, Portalegre, Évora e pouco mais) - grosso modo a sul do rio Vouga - que deverão acabar por se traduzir em períodos de chuva fraca ou chuviscos.

Mas a maior novidade meteorológica prevista para o fim de semana de 26 e 27 de agosto prende-se com a descida brusca e acentuada das temperaturas gerada pela chegada abrupta de uma massa de ar frio no sábado (26), que se traduzirá numa importante anomalia térmica negativa. Nalgumas regiões do país o arrefecimento será extraordinário numa questão de 24 horas (entre 5 ºC a 6 ºC de um dia para o outro, ou até mesmo mais…!).

A diferença térmica no sábado (26) será ainda mais notória no Centro e no Sul de Portugal dado que as temperaturas no Norte já terão começado a baixar no dia anterior (sexta, 25). Destaque-se ainda a nortada que passará este fim de semana a soprar mais forte.

Para domingo (27), prevê-se que o vento de Nor-Noroeste ainda sopre com mais força! As rajadas máximas poderão atingir 70 km/h na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Quanto à precipitação, esta já se terá dissipado do nosso país, exceto nas serras setentrionais onde ainda poderão ocorrer alguns aguaceiros fracos. Por último, as temperaturas deverão manter-se ou descer de um modo geral, destacando-se a região algarvia (Faro) onde a queda térmica das máximas será mais acentuada.