Tempo em Portugal no fim de semana será uma 'montanha-russa', avisa Alfredo Graça: “desce e sobe brusco da temperatura"

Após a depressão Aitor chegou uma massa de ar polar marítima que, em poucas horas, provocará em Portugal continental uma descida generalizada das temperaturas. Porém, o frio será efémero. O que se espera dos tempo para os próximos dias? Eis a previsão.

A madrugada e manhã desta quinta-feira (26) foi marcada, tal como previsto, por chuva persistente, por vezes forte, nas Regiões Norte e Centro, bem como por intensas rajadas de vento (de Sudoeste e depois gradualmente a soprar de Oeste). Nalgumas zonas, mais para sul e para leste do território de Portugal continental, a precipitação prolongou-se pela tarde.

Ocorreu também uma descida das temperaturas devido ao ar frio procedente de Norte (massa de ar polar marítima), impulsionado até à nossa latitude por causa da posição longitudinal do anticiclone e da movimentação para leste da Depressão Aitor.

Na Madeira o tempo apresentou-se com céu muito nublado e aguaceiros e nos Açores vigorou um panorama de céu muito nublado, abertas, chuva e/ou aguaceiros.

Descida drástica das temperaturas prevista para esta sexta-feira em várias regiões

Amanhã - sexta-feira, 27 de setembro - será o dia em que as temperaturas, tanto máximas como mínimas, sofrerão uma descida significativa e generalizada. Os valores diurnos serão entre 2 e 10 ºC mais baixos do que a média. A madrugada de sexta (27) ainda arrancará com vento a soprar do quadrante Oeste, mas a partir do início da manhã rodará para Nor-Noroeste.

massa de ar polar marítima
Após a Depressão Aitor, chegará o vento de Norte e uma massa de ar polar marítima invulgarmente fria para a época do ano.

É possível que ainda ocorram alguns aguaceiros fracos, pós-frontais, e dispersos pelo Norte e Centro da geografia do Continente até ao final da manhã. O céu apresentará, geralmente, períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do final da manhã.

A chegada de ar polar marítimo resultará numa drástica - mas temporária - descida das temperaturas, quer máximas, quer mínimas durante os próximos dias. Assim, sexta-feira (27) e sábado (28) irão registar tempo frio, tendencialmente estável e seco. Porém, a partir de domingo (29) o tempo aquecerá novamente, antes do potencial regresso da instabilidade meteorológica.

Ainda durante o dia de amanhã (27) preveem-se temperaturas máximas normalmente inferiores aos 18 ºC na Região Norte, entre 18 e 22 ºC na Região Centro (exceto na Guarda - máxima de 14 ºC) e entre 20 e 26 ºC na Região Sul.

Prevê-se muito frio na madrugada e início da manhã de sábado, 28 de setembro

Como já referimos nas últimas previsões, espera-se que as temperaturas mínimas no sábado (28) sejam as mais baixas deste curto período de tempo frio. Espera-se uma descida das mínimas e um acentuado arrefecimento noturno.

Além disto haverá uma ligeira subida das temperaturas máximas, pequeno indicativo do aquecimento nas condições meteorológicas que se verificará nos dias seguintes. As máximas mais elevadas rondarão os 25 ºC em cidades como Lisboa, Santarém, Évora e Beja e as mínimas mais baixas de apenas 5 ou 6 ºC em cidades como Bragança e Guarda e localidades como Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Almeida.

A madrugada de sábado (28) será a altura mais fria deste curto período de temperaturas baixas para a época do ano.

Ainda no sábado (28) espera-se céu geralmente pouco nublado, embora com períodos mais nublados a norte do rio Douro. O vento soprará com intensidade fraca a moderada do quadrante Norte e por vezes forte do quadrante Leste nas terras altas nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas do dia.

Mudança notória no estado do tempo no domingo

Para domingo, 29 de setembro, perspetiva-se uma subida significativa da temperatura praticamente de norte a sul de Portugal continental. O termómetro registará, especialmente nas máximas, um valor entre 3 e 4 ºC superior ao do dia anterior em quase todas as regiões.

Este aquecimento do estado do tempo será provocado pela entrada de uma massa de ar mais quente que substituirá o ar polar, instalado no nosso país durante pouco mais de 48 horas. Para esta estabilidade também contribuirá o anticiclone.

calor Portugal
Nalguns locais do Baixo Alentejo e do Sotavento Algarvio as temperaturas máximas no próximo domingo, 29 de setembro, ainda poderão ascender aos 30 ºC.

Ainda no domingo (29) prevê-se céu geralmente pouco nublado ou limpo. Apesar do calor diurno previsto para a jornada de 29 de setembro, especialmente nas regiões a sul do Tejo que ainda sentirão um último ‘suspiro’ de verão - temperaturas máximas entre 25 e 30 ºC em capitais distritais como Lisboa, Évora, Beja e Faro e localidades inseridas no Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio - é também expectável um acentuado arrefecimento noturno.

A norte do rio Tejo, todas as capitais distritais irão registar máximas inferiores a 25 ºC no domingo, 29 de setembro, à exceção de Leiria (mais fresca com previsão de máxima de 23 ºC) e Coimbra (mais quente, com previsão de 25 ºC).

Para os dias seguintes, em particular a partir de terça-feira (1), é preciso acompanhar a evolução da tempestade tropical Isaac, que poderá aproximar-se de Portugal continental, sendo que, antes disso, poderá passar perto dos Açores (a norte do referido arquipélago).