Tempo em Portugal no fim de semana: “primeiros aguaceiros de neve outonais” previstos nestes locais, avisa Alfredo Graça

O tempo instável continuará na reta final da semana em Portugal, sendo condicionado pela passagem de uma gota fria que provocará uma descida brusca e acentuada das temperaturas. Porém, além do frio, também se prevê precipitação - nalguns locais sob a forma de neve. Saiba onde.

Esta quinta-feira (24) caracterizou-se, como avançado nas últimas previsões aqui lançadas, pela passagem de uma frente que se traduziu em períodos de chuva ou aguaceiros a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo geralmente mais fracos e menos frequentes a sul do referido acidente geográfico.

O vento soprou maioritariamente do quadrante Sul e em grande parte de Portugal continental verificou-se uma descida das temperaturas máximas.

chuva Portugal
Quase 50 mm. Esta é a previsão de precipitação acumulada para os próximos dias nalguns locais do Minho.

Mudança drástica de tempo ocorrerá esta sexta-feira, 25 de outubro

Tal como previsto pela Meteored há vários dias, o estado do tempo no nosso país amanhã - sexta-feira (25) - registará uma mudança radical. Esta alteração meteorológica, que se expressará por uma descida brusca e acentuada das temperaturas, será provocada pela influência de uma massa de ar polar marítima, ‘embebido’ num sistema de baixas pressões (depressão).

A referida depressão - isolada em níveis altos da atmosfera ou altitude - também conhecida como gota fria, irá isolar-se em altitude nas próximas horas e dias quando se descolar da circulação geral a partir das Ilhas Britânicas.

Baixará para sul até à Península Ibérica, condicionando as condições meteorológicas na unidade territorial do Continente. Prevê-se que isto aconteça, essencialmente, durante as próximas 48 horas - sexta, dia 25 e sábado, 26 de outubro.

Além da descida das temperaturas - especialmente das máximas - causada pelo ar polar, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, geralmente fracos e até ao início da tarde, com possibilidade de persistirem nas regiões do litoral. O vento soprará de Nor-Noroeste contribuindo para o agravamento da sensação de frio.

frio portugal
Para que ocorra queda de neve, duas condições são fulcrais: a temperatura tem de ser inferior a 0 ºC e a humidade existente no ar deve ser suficiente para a formação de cristais de gelo. Este é o mapa de temperatura da Meteored para os locais onde se estima a possibilidade de queda de aguaceiros de neve nas primeiras horas da madrugada e manhã de sábado, 26 de outubro.

Sábado, 26 de outubro, poderão cair os primeiros aguaceiros de neve deste outono. Saiba onde

Para este sábado (26) prevê-se céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros até final da tarde gerados pela passagem indireta da gota fria. Poderão ser de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela. De seguida analisaremos em que locais e quando será mais provável a ocorrência de precipitação sob a forma de neve.

A nebulosidade diminuirá nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir do final da tarde de sábado (26) e o vento soprará de Oes-Noroeste. A madrugada e dia de sábado (26) serão ainda mais frios que sexta (25), devido ao ar polar marítimo que já estará plenamente instalado.

Sábado, 26 de outubro, será um dia com temperaturas significativamente abaixo da média climatológica de referência de norte a sul de Portugal continental. Nalguns locais prevê-se uma anomalia térmica negativa de -9 ºC.

Em localidades como Sabugueiro, Manteigas, Loriga e Alvoco da Serra (distrito da Guarda) ou em locais geograficamente próximos, inseridos na Serra da Estrela, prevê-se a possibilidade de aguaceiros de neve este sábado, dia 26, embora as condições para que tal aconteça tenham de coincidir - valor adequado de humidade relativa do ar, uma temperatura do ar igual ou inferior a 0 ºC e a ocorrência de precipitação que se combine com o frio em altitude.

A possibilidade de ocorrência de aguaceiros de neve poderá não ficar restrita às localidades montanhosas do Centro do país inseridas na Cordilheira Central. Alguns modelos projetam-na também para a Serra do Gerês, apesar de ser mais remota.

De acordo com a atual previsão dos mapas de referência da Meteored, e tendo em conta a combinação dos elementos climáticos acima descritos (humidade, temperatura, pressão atmosférica e precipitação) com fatores geográficos como a orografia (relevo montanhoso da Serra da Estrela e localidades adjacentes) e a altitude (prevê-se cota de neve a rondar os 1900 metros nas primeiras horas de madrugada de sábado, dia 26), é possível que este sábado (26) ocorram os primeiros aguaceiros de neve de outono na Serra da Estrela e locais em redor.

A possibilidade de aguaceiros de neve na madrugada e início da manhã de sábado, 26 de outubro, na cota de 1800-2000 metros é real, em particular na zona da Serra da Estrela. Porém, como já é habitual, qualquer pequena alteração nas condições meteorológicas iniciais poderá alterar significativamente a previsão.

Domingo com recuperação das temperaturas

No domingo (27) o céu apresentará períodos de muita nebulosidade, sendo pouco nublado durante a manhã na parte mais austral do país e a partir do final da tarde. A possibilidade de queda de aguaceiros fracos e dispersos irá manter-se. Afiguram-se mais prováveis no extremo Norte de Portugal continental. Quanto ao vento, espera-se que sopre de Nor-Noroeste com intensidade fraca a moderada, por vezes forte na faixa costeira ocidental a partir da tarde e nas terras altas.

Até às 21:00 de domingo, 27 de outubro, prevê-se que as regiões a oeste da Barreira de Condensação e sobretudo o Minho e o Douro Litoral (distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto) sejam os mais regados pela gota fria proveniente de latitudes setentrionais.

Porém, a grande novidade meteorológica para domingo, 27 de outubro, relaciona-se com a temperatura. Segundo o modelo de confiança da Meteored, perspetiva-se uma ligeira subida das temperaturas, sobretudo das máximas e em particular nas Regiões Norte e Centro.