Tempo em Portugal no fim de semana: poeiras, risco de aguaceiros e trovoada nestas zonas e descida das temperaturas
Grande parte da instabilidade atmosférica prevista para esta quinta-feira sofreu um desvio para leste, afetando sobretudo a geografia espanhola. Porém, o risco de aguaceiros, trovoada e granizo mantém-se no interior de algumas regiões de Portugal nos próximos dias. Eis a previsão do tempo.
Esta quinta-feira (29) amanheceu com céu nublado devido à presença de nuvens baixas e nevoeiro em mais de metade do território de Portugal continental (metade ocidental).
A nebulosidade a baixa altitude persistiu até início/meio da tarde nalguns locais do litoral, e, ainda nestas próximas horas da tarde não se exclui a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, trovoada e até mesmo queda de granizo nalguns locais do interior Norte e Centro (zonas montanhosas do Minho, distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu).
Além disto, é de salientar as poeiras do Saara em suspensão que vão deixando o céu ligeiramente esbranquiçado, ao invés de totalmente limpo.
As mencionadas partículas foram impulsionadas até ao nosso país pela movimentação da depressão com expressão em níveis médios e altos da atmosfera (ou gota fria - que se isolou temporariamente da circulação geral), o fenómeno que está a ser responsável pela grande instabilidade atmosférica em Espanha, com uma expressão relativamente residual em Portugal continental.
Nos Açores o céu tem-se apresentado parcialmente nublado e na Madeira têm ocorrido períodos de chuva fraca.
Sexta-feira mais quente no Centro e Sul e com risco de aguaceiros e trovoada no Norte
Para amanhã - sexta-feira, 30 de agosto - prevê-se uma ligeira subida das temperaturas máximas nas Regiões Centro e Sul do Continente, de 2 a 3 ºC, com capitais distritais como Castelo Branco, Portalegre, Lisboa e Faro a registarem, respetivamente, 33 ºC, 31 ºC, 27 ºC e 30 ºC.
Amanhã as poeiras do Saara terão uma concentração muito residual em todo o território do Continente, embora com o Algarve e o Alentejo a serem mais ‘afetados’ pela sua presença.
O vento soprará geralmente de oeste, exceto no interior Norte e Centro onde aparecerá do quadrante Leste. Além disto, espera-se um aumento temporário da nebulosidade (nuvens baixas e nevoeiro) na faixa costeira ocidental, que poderá persistir em locais do litoral Norte e Centro até final do dia.
Para as zonas do interior Norte e Centro, devido à permanência de algum ar frio isolado em altitude, estarão reunidas as condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda, embora a probabilidade seja relativamente reduzida, variando entre 15 e 50%, de acordo com o Laboratório Europeu de Tempestades Severas.
Potencial para instabilidade atmosférica no sábado e tendência para tempo estável no domingo
No sábado (31) a bolsa de ar frio em altitude vai continuar a condicionar as condições meteorológicas em Portugal continental, ainda que de uma forma indireta. Deste modo, preveem-se períodos de céu muito nublado de norte a sul do país logo a partir da manhã, sendo que a nebulosidade abundante poderá persistir em várias zonas do país ao longo de todo o último dia do mês de agosto, com destaque para o nevoeiro nalguns locais do litoral Norte e Centro.
Como já foi acima referido, a continuidade da presença de ar frio em altitude por mais uma jornada, originará a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial na região Norte (alguns locais dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança) e logo a partir do meio da manhã, podendo também precipitar nas horas seguintes.
O vento soprará geralmente fraco a moderado do quadrante Oeste, embora no interior Norte e Centro sopre do quadrante Leste. Além disto, é expectável uma ligeira descida das temperaturas máximas.
No domingo, 1 de setembro, as temperaturas não deverão registar grandes oscilações, mas a tendência de descida térmica verificada no sábado (31) - exceto nalguns locais onde poderá subir - irá manter-se, proporcionando um ambiente mais fresco, em particular no Centro e Sul, do que aquele que se viverá na sexta-feira (30).
No litoral Norte e Centro as temperaturas serão geralmente inferiores a 25 ºC, enquanto na Beira Baixa, Alentejo e Algarve ainda se preveem valores de máxima superiores aos 30 ºC.
É expectável que o estado do tempo estabilize substancialmente no próximo domingo (1), com condições de céu geralmente pouco nublado. O vento soprará tendencialmente de Oeste-Noroeste. Não obstante, haverá nevoeiro e nuvens a baixa altitude, que deixarão o céu temporariamente muito nublado até meio da manhã no litoral Oeste, com o nevoeiro a poder persistir nalguns locais da faixa costeira do Norte e Centro.