Tempo em Portugal no fim de semana: mais quente e com persistência do anticiclone. Acima de 30 ºC nestes locais do Norte
Na Europa Ocidental é notícia um grande arrefecimento do tempo. Porém, Portugal continental escapará quase incólume ao frio e viverá um panorama meteorológico muito distinto. Saiba em que regiões do país fará mais calor este fim de semana.
Esta quinta-feira (12) a atmosfera em Portugal continental traduziu-se num estado do tempo com características tipicamente anticiclónicas: céu geralmente pouco nublado ou limpo, registo de uma pequena subida das temperaturas na Região Sul e persistência de nortada intensa, em particular durante a tarde - com rajadas de até 65 km/h nas terras do litoral ocidental e nas terras altas.
Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira as condições meteorológicas têm-se manifestado através de períodos de céu muito nublado, boas abertas e aguaceiros fracos.
Em simultâneo, é notícia hoje e amanhã - dias 12 e 13 de setembro - o impressionante arrefecimento do tempo na Europa Ocidental. A queda acentuada das temperaturas na parte Oeste do continente Europeu foi provocada por uma forte massa de ar polar marítima, impulsionada por uma depressão.
O frio atingiu primeiro as Ilhas Britânicas (Reino Unido e Irlanda) e posteriormente países mais a sul, como a Bélgica, os Países Baixos, a Alemanha, a França e a Espanha, entre outros.
Arrefecimento do tempo será temporário e restrito ao interior Norte e Centro esta sexta-feira 13
Portugal continental escapará praticamente incólume ao ar frio procedente de latitudes setentrionais, mas algumas zonas da nossa geografia, tais como o interior Norte e Centro serão atingidas de ‘raspão’. A mudança no estado do tempo será ligeira e uma grande parte da população portuguesa praticamente nem se aperceberá disso.
Mesmo assim, as noites ficarão algo mais frias e haverá uma ligeira descida das temperaturas máximas na sexta-feira (13) nos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda, reforçada pelos ventos de Leste/Nordeste associados à referida massa de ar polar marítima.
Porém, este arrefecimento, tanto na Europa Ocidental, como em Portugal continental, será temporário. Para o fim de semana de 14 e 15 de setembro a previsão aponta para uma subida gradual das temperaturas e para a persistência do tempo seco, condicionado pela configuração do anticiclone. Segundo o modelo de confiança da Meteored, os termómetros vão voltar a registar temperaturas acima dos 30 ºC na Região Norte e até 35 ºC no Centro-Sul da unidade territorial do Continente!
Este fim de semana o calor vai intensificar, especialmente no domingo, dia 15
Para sábado (14) prevê-se céu pouco nublado ou limpo e vento de Leste/Nordeste (em particular nas terras altas), soprando de Norte/Noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde. Além disto, prevê-se uma ligeira subida das temperaturas, sobretudo nas regiões do litoral. A única exceção será a costa meridional algarvia (distrito de Faro).
No entanto, é para domingo, 15 de setembro, que está reservada a subida mais acentuada das temperaturas. De acordo com os mapas de referência da Meteored, o calor vai afirmar-se de norte a sul do país este fim de semana e para domingo (15) preveem-se máximas de 34/35 ºC em várias zonas do Centro-Sul do Continente, tais como em localidades pertencentes aos distritos de Lisboa, Santarém, Beja (Mértola e Vale do Guadiana) e Sotavento Algarvio (Faro). Neste dia o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo.
Ainda no domingo (15), para a Região Norte, preveem-se temperaturas máximas acima do patamar dos 30 ºC. Em Gandra, Recarei, Gens e Melres (distrito do Porto) espera-se uma máxima de 32 ºC, em Vila Nova de Famalicão e Amares (distrito de Braga) é expectável uma máxima de 31 ºC, em Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo) está prevista uma máximas de 31 ºC e para Mirandela (distrito de Bragança) há perspetiva de 31 ºC.
Quanto à Região Centro, em localidades como Coimbra, Cantanhede ou Sertã prevê-se que o termómetro escale até aos 33 ºC.