Tempo em Portugal no fim de semana: iminente gota fria provocará forte trovoada entre sexta e sábado. O que virá depois?
O calor destes dias dará lugar a um episódio de fortes trovoadas no próximo fim de semana. Algumas regiões de Portugal continental serão afetadas. Eis as zonas mais afetadas e os riscos associados a uma gota fria.
Esta quinta-feira, 9 de maio, amanheceu com céu muito nublado. A partir do início da tarde a nebulosidade diminuiu e o céu tornou-se pouco nublado ou limpo. O vento vai soprando fraco a moderado do quadrante Leste reforçando a estabilidade e o calor da crista subtropical anticiclónica, carregada de ar quente.
Hoje as temperaturas máximas subiram em boa parte da geografia de Portugal continental, sendo esse aumento mais notório na Região Centro, por contraste com uma ligeira descida - também das máximas - no Litoral Oeste a sul do Cabo Carvoeiro.
Na Madeira imperam condições meteorológicas de estabilidade, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo. Nos Açores vive-se hoje um estado do tempo mais estável em relação aos últimos dias - muito marcados pela sucessão de frentes que afetou o arquipélago com precipitação e trovoadas - salientando-se o céu parcialmente encoberto e a ocorrência de chuviscos fracos e dispersos pelas várias ilhas.
Gota fria chega amanhã a Portugal continental
A partir do início da tarde de amanhã, 10 de maio, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, potencialmente acompanhados de trovoadas e ocasionalmente sob a forma de granizo. Poderão ser localmente fortes, sobretudo nas zonas montanhosas, sendo mais prováveis nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Vila Real. Em distritos como os de Coimbra, Viseu e Bragança também se vislumbra a possibilidade de precipitação irregular e muito dispersa.
O vento soprará fraco a moderado de direções variáveis, sendo predominante de Noroeste nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Além disto, espera-se uma subida ligeiras das temperaturas no interior Norte e Centro por oposição a uma descida no litoral a norte do Cabo Raso.
Fim de semana com trovoadas fortes nestas zonas
Este sábado (11) amanhecerá com céu pouco nublado ou limpo, mas a nebulosidade não tardará a ser abundante, sobretudo a partir da tarde. Haverá probabilidade de aguaceiros fortes, potencialmente acompanhados de trovoadas e ocasionalmente sob a forma de granizo em vastos locais da Região Norte (grosso modo zonas do Cávado, Ave, Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes) que correspondem aos distritos de Braga, Vila Real e Bragança.
No resto do território de Portugal continental o céu permanecerá geralmente limpo ou pouco nublado, ainda que não se descarte a possibilidade de um ou outro aguaceiro. Prevê-se uma ligeira descida das temperaturas máximas, especialmente no Litoral Norte e Centro. O vento do quadrante Norte (geralmente Noroeste) prevalecerá, soprando fraco a moderado.
No domingo - 12 de maio - o céu amanhecerá geralmente pouco nublado e a influência da gota fria praticamente deixará de se notar na nossa geografia. Porém, espera-se um aumento da nebulosidade durante a tarde nas Regiões Norte e Centro, em particular nas zonas do interior. Nestas regiões, vislumbra-se a possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos.
Ainda neste dia o vento prevalecerá do quadrante Norte (geralmente Noroeste), soprando fraco a moderado. Além disto, espera-se uma descida das temperaturas, mais pronunciada no Litoral Norte e Centro.
Próxima semana poderá arrancar com mais períodos de chuva e instabilidade
Para o início da próxima semana vislumbram-se mais períodos de chuva e instabilidade em Portugal continental. De facto, os modelos sugerem que as baixas pressões secundárias associadas a uma depressão fria em redor das Ilhas Britânicas tragam muita nebulosidade e alguma precipitação a vastas zonas das Regiões Norte e Centro.
Além disso, também ocorrerá uma descida acentuada das temperaturas e um predomínio dos ventos de Noroeste que terão tendência a aumentar de intensidade.