Tempo em Portugal no fim de semana: forte nortada e intensificação do calor. Saiba onde a temperatura chegará aos 40 ºC

Nos próximos dias o calor e a estabilidade ganharão terreno, mas não sem antes as temperaturas registarem uma pequena descida. Este fim de semana o tempo seco e soalheiro será dominante em Portugal e estas serão as regiões mais quentes.

Esta quinta-feira (1) o panorama meteorológico vai-se caracterizando por céu pouco nublado ou limpo. Não obstante, o dia amanheceu com nevoeiros ou neblinas matinais em boa parte das regiões do litoral, sendo que, nalguns locais a nebulosidade poderá mesmo persistir durante toda a jornada.

Ainda de acordo com os mapas da Meteored, algures entre as 15:00 e 18:00 de hoje, existe a possibilidade de surgirem trovoadas muito dispersas e isoladas em pontos do interior Norte e Centro, perto de localidades como Chaves em Vila Real, ou Almeida na Guarda.

Hoje o calor intensificou-se na região mais meridional de Portugal continental - Algarve -, mas nas Regiões Norte e Centro registou-se uma ligeira descida das temperaturas máximas. Além disto, o regime de nortada soprará com mais força esta tarde, sendo expectáveis rajadas de até 70 km/h em zonas dos distritos de Leiria, Santarém, Lisboa e Faro (apenas no Barlavento).

No arquipélago dos Açores o estado do tempo apresenta-se variável, com céu parcialmente nublado e períodos de chuva fraca, enquanto no da Madeira o céu está parcialmente nublado.

nortada portugal
O regime de nortada manter-se-á intenso nos próximos dias, salientando-se o litoral Oeste, Lisboa, Península de Setúbal, Barlavento Algarvio e zonas do interior da Região Centro.

Sexta-feira com nortada intensa e nebulosidade matinal nalgumas zonas

As condições meteorológicas estáveis, com tempo geralmente seco, soalheiro e ventoso vão manter-se por mais uma jornada, desta vez sem vestígios de instabilidade atmosférica e poeiras do Saara. A diferença é que para amanhã os mapas não vislumbram o risco de trovoadas em locais do interior e, além disto, as poeiras saarianas já se terão dissipado totalmente do território do Continente. A nebulosidade persistirá durante toda a manhã e a nortada manterá a sua influência em toda a geografia, especialmente na faixa costeira ocidental.

Em todos os locais do território em que a temperatura do ar for, durante todo o período noturno, igual ou superior a 20 ºC, registar-se-á aquilo que conhecemos como noite tropical. Quando a temperatura atinge estes valores à norte, muita gente tem dificuldades em adormecer.

A massa de ar muito quente que vai afetando Espanha perderá influência na Península Ibérica e, este aspeto, aliado à nortada (vento de Nor-Noroeste), à latitude e à influência marítima, fará com que grande parte do território português registe amanhã um ligeiro arrefecimento.

A única exceção será o Algarve, especialmente a zona do Sotavento. Aí, prevê-se uma pequena subida das temperaturas máximas e a manutenção dos valores de mínimas que originarão, uma vez mais, as chamadas noites tropicais. A cidade de Faro, por exemplo, registará máxima de 35 ºC e mínima de 20 ºC.

Fim de semana com intensificação do calor: nestas zonas do país estão previstos até 40 ºC

No sábado (3), tal como já dissemos nas nossas últimas previsões, não se perspetivam grandes oscilações térmicas nas zonas mais próximas ao mar, diferentemente do resto do país. E, num dia em que mais uma vez imperará a estabilidade meteorológica tipicamente estival, as temperaturas diurnas irão aumentar de uma forma quase generalizada.

A única exceção será na faixa costeira do Sotavento Algarvio, onde se prevê que desçam. Ainda assim, destaque para a provável e ligeira descida das temperaturas mínimas em quase toda a geografia do Continente.

calor agosto portugal
No próximo domingo, 4 de agosto, as zonas mais quentes do Continente registarão temperaturas máximas, geralmente, entre os 36 e os 40 ºC.

Espera-se que a situação meteorológica no domingo, 4 de agosto, seja muito semelhante à do dia anterior, mantendo-se estável e maioritariamente seca e soalheira. A grande diferença prende-se, precisamente, com o calor. Para o próximo domingo (4) prevê-se uma subida das temperaturas máximas, com o calor a progredir em quase toda a geografia de Portugal continental, ainda que sem ser extremo ou excessivo. As regiões do interior serão as mais afetadas.

Como já foi referido, as temperaturas mais elevadas estão previstas para o interior Norte e Centro, Beira Baixa, Alentejo e Oeste e Vale do Tejo. Esperam-se máximas entre 32 e 35 ºC nas capitais distritais de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda. Na Beira Baixa, Alentejo e Oeste e Vale do Tejo, as principais cidades - Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Santarém - deverão registar algumas das máximas mais elevadas nesse dia, com valores a oscilar geralmente entre 36 e 40 ºC.

Em locais do interior Norte e Centro, como o vale do Douro, do Sabor e do Côa, fará tanto calor no próximo domingo, 4 de agosto, como nas zonas mais quentes da Beira Baixa ou Alentejo, por exemplo, prevendo-se temperaturas máximas a rondar os 37/38 ºC.

Nestes distritos algumas localidades podem mesmo vir a atingir ou ultrapassar o patamar os 40 ºC, tais como Reguengos de Monsaraz, Castro Verde e Elvas. Já nas cidades de Porto e Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 27 ºC e 29 ºC, respetivamente.

Para domingo (4) a única exceção será, mais uma vez, o Sotavento Algarvio, onde se vislumbra uma pequena descida das temperaturas máximas e uma pequena subida das temperaturas mínimas. As próximas noites continuarão a ser tropicais em grande parte da geografia algarvia, exceto nas zonas do Barlavento orientadas para oeste e mais próximas ao mar.