Tempo em Portugal no fim de semana de Carnaval: saiba o que esperar da chuva e temperatura na sua região

O padrão de instabilidade parece ter os dias contados possibilitando os grandes festejos de Carnaval, tradição em muitas localidades do nosso país. Acompanhe a previsão no nosso portal.
Neste final de semana, que coincide com o fim do mês de fevereiro, o estado do tempo ficará marcado por alguma instabilidade, com chuva, possibilidade de queda de neve, vento e possibilidade de trovoada em especial nas regiões do Centro e Sul do país. Os distritos da Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso amarelo, na tarde/noite de hoje, devido à possibilidade de queda de neve, com acumulações significativas acima dos 1800 metros.
Para o fim de semana, a previsão aponta para uma maior estabilidade que permitirá que os festejos que se desenrolam, no sábado, no domingo e posteriormente na primeira metade da semana, poderão levar às ruas milhares de portugueses, sem que as condições meteorológicas sejam um problema.
Haverá mais Sol, menos chuva, mas também uma queda das temperaturas, em especial das mínimas, para valores que fazem lembrar os meses mais intensos de inverno.
Sábado (ainda) de aguaceiros
O dia de sábado (1) ainda ficará marcado por alguma chuva, em forma de aguaceiros, que afetará principalmente a parte Sul do território continental. Tal como se tem vindo a verificar nas últimas semanas, a elevada amplitude térmica será imagem de marca, com noites frescas e tardes soalheiras com as temperaturas máximas a aproximarem-se dos 20 ºC.

Tendo em conta o acentuado arrefecimento noturno, em especial nas regiões do interior Norte e Sul, é expectável a formação de gelo e geadas, que obrigam a cuidados redobrados nas estradas. O vento poderá soprar mais forte nas terras altas, em especial do Norte e do Centro, tanto do quadrante Norte, como de Nordeste.
As temperaturas mínimas poderão variar entre os 2 ºC (Bragança e Guarda) e os 11 ºC (Lisboa). Já as máximas vão variar entre os 7 ºC (Guarda) e os 17 ºC (toda a faixa litoral Ocidental, a Norte de Lisboa).

Nos territórios insulares a situação de precipitação, em forma de aguaceiros, é esperada para o Grupo Oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria). Nas outras ilhas espera-se períodos de céu nublado, alternado com boas abertas. As mínimas vão oscilar entre os 12 ºC e os 13 ºC e as máximas entre os 15 ºC e os 16 ºC.
No Arquipélago da Madeira, a precipitação será mais frequente, com os aguaceiros e a nebulosidade a ocuparem boa parte do dia, podendo perturbar o tão afamado Carnaval madeirense. Segundo a nossa previsão, as mínimas poderão variar entre os 11 ºC e os 16 ºC, sendo que as máximas rondarão os 17 ºC, 18 ºC.
Domingo de Carnaval: tempo a ajudar à festa
No dia de domingo (2) a precipitação será ainda mais residual, cingindo-se, segundo a nossa previsão, ao interior alentejano e ao Algarve. A precipitação, em forma de aguaceiros, pode perturbar o desfile de um dos maiores e mais tradicionais carnavais de Portugal, o Carnaval de Loulé.

As temperaturas mínimas continuam bastante baixas, sendo mesmo negativas (-1 ºC) na Guarda. No extremo oposto, é mesmo no Algarve que se registarão as mínimas mais elevadas (11 ºC). As temperaturas máximas também poderão registar uma ligeira descida, em relação a sábado, tanto no litoral como nas regiões do interior.

O padrão de chuva vai continuar de sábado para domingo, sendo que não são expectáveis alterações significativas nas temperaturas, sejam mínimas ou máximas, nas ilhas madeirenses. Já para os territórios açorianos, os aguaceiros vão alastrar-se para a Terceira e para a Graciosa, no Grupo Central. Em relação às temperaturas, tanto as máximas como as mínimas vão estar muito próximas, situação típica neste e nos restantes territórios insulares, principalmente nas áreas litorais.
O período de festa carnavalesca não termina no domingo, sendo as perspetivas para o estado do tempo no início da primeira semana de março pouco animadoras paras os foliões. Num período que corresponde a uma pausa letiva em quase todas as escolas portuguesas, o estado do tempo para segunda-feira, terça-feira e quarta-feira parece apontar para o regresso em força da chuva.