Tempo em Portugal no fim de semana: começa a “cheirar” a verão nestas regiões, mas a ameaça de chuva pairará noutras
Após uma primeira metade da semana variável e instável no Norte e Centro, eis que a estabilidade e o calor por fim chegaram nesta quinta-feira, 23 de maio. A previsão para o fim de semana é de subida das temperaturas, mas a “ameaça” de chuva ainda pairará sobre algumas regiões de Portugal.
Os primeiros dias desta semana foram caracterizados por uma grande variabilidade das condições meteorológicas em Portugal continental, sobretudo nas Regiões Norte e Centro.
Houve períodos de sol e nebulosidade dispersa sim, mas “volta e meia” lá regressavam os aguaceiros e a chuva fraca, fruto de vales depressionários que se foram espalhando de oeste para leste a norte da Península Ibérica e que resultaram neste tempo variável e instável (nalgumas regiões houve condições favoráveis à ocorrência de trovoada).
Porém, tal como sucessivamente anunciado aqui na Meteored, previa-se uma mudança abrupta no estado do tempo para hoje - quinta-feira, 23 de maio - e que efetivamente ocorreu. A instabilidade dissipou-se totalmente da geografia do Continente e, com a aproximação e consolidação das altas pressões a oeste do nosso país, ficou aberto o rumo para um dia de céu pouco nublado ou limpo, algo radicalmente diferente dos últimos dias.
O vento do quadrante Norte vai soprando pontualmente forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Apesar do calor diurno se ter reforçado hoje, ocorrerá um acentuado arrefecimento noturno.
Amanhã está prevista uma nova subida das temperaturas máximas
Sexta-feira, 24 de maio amanhecerá com nevoeiro ou neblina matinal nalguns locais do Litoral Norte e Centro, destacando-se principalmente a porção do território entre Aveiro e Leiria. O céu apresentar-se-á geralmente limpo, embora com alguns períodos de nebulosidade em algumas zonas do país, mais prováveis no interior Norte e Centro. Prevê-se uma ligeira subida das temperaturas e uma amplitude térmica significativa, fruto do considerável contraste entre o calor diurno e o acentuado arrefecimento noturno.
O vento soprará fraco a moderado do quadrante Norte. Amanhã - sexta-feira (24) - vastas zonas do interior Centro e Sul, mas principalmente a sul do Tejo, já irão registar temperaturas máximas iguais ou superiores a 28 ºC (Évora e Beja, por exemplo), sendo que nalguns casos o termómetro poderá mesmo escalar até aos 31/32 ºC (Vale do Guadiana).
Fim de semana de sol e calor, mas com “ameaça” de chuva nestas regiões
Entre hoje e domingo, 26 de maio, para as Regiões Norte e Centro o dia mais quente será amanhã, sendo expectável uma pequena descida das temperaturas máximas, tanto no sábado (25) como no domingo (26). Apesar disto, para domingo 26 de maio prevê-se uma pequena subida das temperaturas mínimas para estas mesmas regiões, o que tornará menos desagradável - do ponto de vista do conforto térmico - as horas sem luz solar.
No fim de semana de 25 e 26 de maio prevê-se para o Centro-Sul do país, geralmente nas regiões situadas a sul do Mondego, mas sobretudo a sul do Tejo, uma subida acentuada das temperaturas no Algarve, especialmente entre sábado (25) e domingo (26). São esperados 30 ºC de máxima na capital da região (Faro).
Para vastas zonas centrais e meridionais o aumento das temperaturas ocorrerá apenas até sábado (25), salientando-se as capitais de distrito de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja (26-29 ºC). Está prevista uma ligeira descida das máximas no domingo, 26 de maio para estas mesmas cidades, exceto em Portalegre e Beja onde deverá manter-se.
Porém, inúmeros locais do Alentejo Central, do Baixo Alentejo e do Algarve registarão as temperaturas diurnas mais elevadas da reta final da semana. Estão previstos valores de máxima entre 29 e 33 ºC em localidades tão diversas como Reguengos de Monsaraz, Moura, Mértola, Alcoutim, São Brás de Alportel e Loulé.
Tempo ameno, por vezes fresco e com chuvas nestas zonas do país
Em sentido completamente oposto, cidades como Porto e Viana do Castelo estarão entre as mais frescas do país este fim de semana, com máximas entre 16 e 19 ºC. Além disto, preveem-se períodos de chuva fraca no Minho ao final da tarde de sábado (25) e até meio da manhã de domingo (26) no litoral a norte do Cabo da Roca.