Tempo em Portugal no fim de semana antes do Natal: temperaturas baixas impõem-se no país, saiba onde estará mais frio
Aproxima-se a passos largos o Natal e em plena época festiva, onde milhares de pessoas se deslocam das casas, fique a conhecer a previsão do estado do tempo para todas a geografias do nosso país.
A última semana completa antes de um dos eventos mais celebrados por todo o mundo ficou marcada, ao nível da meteorologia, por fortes variações. Desde o início da semana que o território português pôde contar com frio, alguma chuva e vento… muito vento! Este manifestou-se sobretudo no litoral Oeste e no litoral Ocidental algarvio, com as rajadas a superarem os 50 km/h na segunda (16) e na terça-feira (17).
Para o final da semana espera-se igualmente uma mistura de estados do tempo, que sendo típicos desta altura do ano, podem significar um perigo extra para os milhares de viajantes que cruzam as estradas portuguesas, de Norte a Sul, com o objetivo de passarem o Natal em família.
Na antecâmara do fim de semana, os aguaceiros vão fazer-se sentir um pouco por todo o território continental e insular, com particular incidência nos territórios a Norte do sistema Montejunto-Estrela e na ilha da Madeira.
Fim de semana – menos chuva mais frio
O fim de semana traz uma ligeira mudança de paradigma para o território continental. No sábado, dia 21, sob influência de um forte anticiclone, o céu vai estar, de forma geral limpo, com o regresso do vento que pode ser moderado a forte nas terras altas. Com a saída de cena da chuva entra em ação o frio: espera-se uma descida das temperaturas, principalmente das mínimas no interior do país.
As cidades da Guarda com -3 ºC e Bragança com -1 ºC serão as localidades que vão registar temperaturas mínimas mais baixas. Já as máximas poderão variar entre os 6 ºC (Guarda) e o 16 ºC (Faro), sendo que nas regiões litorais não descerão abaixo dos 13 ºC (Porto).
Já para os territórios insulares, os Açores também vão registar uma diminuição da intensidade e da frequência da chuva, sendo apenas expectável períodos de mais nebulosidade, principalmente nas ilhas dos grupos Ocidental e Central. Segundo a nossa previsão, as temperaturas mínimas poderão variar entre os 14 ºC (Angra do Heroísmo) e os 16 ºC (Santa Cruz das Flores). Já as máximas rondarão os 17 ºC ou 18 ºC em praticamente todos os territórios das nove ilhas.
Para o arquipélago da Madeira, o cenário é quase o oposto: a chuva vai manifestar-se em forma de aguaceiros tanto na costa Norte como na Sul da ilha da Madeira, bem como na ilha do Porto Santo. Do ponto de vista das temperaturas, as mínimas poderão variar entre os 13 ºC (São Vicente) e os 16 ºC (Vila Baleira). Já as máximas poderão variar entre os 15 ºC (Calheta) e os 18 ºC (Porto Moniz).
Domingo, o dia ideal para passear
Aproveitando o mote lançado no sábado, o dia de domingo também será soalheiro, com uma benesse extra: as temperaturas (tanto a máxima como a mínima) vão registar uma ligeira subida. Deste ponto de vista, só a Guarda registará um valor de temperatura mínima abaixo de 0 ºC (-1 ºC), sendo Bragança a registar os referidos 0 ºC.
No Sul do país, Faro poderá registar uma mínima de dois dígitos (10 ºC), uma (quase) exceção nas últimas semanas. É importante salientar que tanto no sábado como no domingo, devido ao acentuado arrefecimento noturno é esperada a formação de geada, em especial nos territórios do interior Norte e Centro.
Do ponto de vista das temperaturas máximas, a Guarda continuará a ser a cidade mais fria, com os termómetros a não ultrapassarem os 9 ºC. Contudo, na capital de distrito vizinha mais a Sul, Castelo Branco, a máxima já rondará os 16 ºC. De resto, é este tipo de temperaturas que poderemos contar também para as áreas do litoral, tanto meridional como ocidental. As cidades de Porto e Lisboa manter-se-ão nos 16 ºC sendo que Faro poderá chegar aos 18 ºC e ser mesmo a cidade mais quente.
No arquipélago dos Açores a estabilidade também parece manter-se, segundo a nossa previsão. O estado tempo vai alternar entre períodos de muita nebulosidade e boas abertas, contudo sem a presença da chuva. As temperaturas continuarão amenas, com as mínimas a variarem entre os 14 ºC (Ponta Delgada) e os 16 ºC (Santa Cruz da Graciosa) em as máximas a rondarem os 18 ºC nas nove ilhas.
Já para o arquipélago da Madeira, a grande diferença vai registar-se na ilha de Porto Santo, onde não está prevista chuva. Já na ilha Madeira são esperados aguaceiros, tanto no Norte como no Sul da ilha, estados do tempo muito idênticos aos que estão previstos para sábado. As temperaturas também continuarão adequadas à estação do ano, com a amenidade habitual: mínimas a variar entre os 13 ºC (Calheta) e os 17 ºC (Vila Baleira) e máximas entre os 17 ºC (Calheta) e os 19 ºC (Funchal).
Em suma, apesar de o final da semana poder representar algum perigo para as deslocações habituais nesta época festiva, o fim de semana será mais ameno e soalheiro, possibilitando às famílias portuguesas a possibilidade de aproveitar a pausa letiva e gozar o Sol de inverno junto dos seus entes queridos.