Tempo em Portugal no fim de semana: além do calor de São Martinho, prevê-se chuva e nevoeiro. Eis quando e em que zonas
Na reta final da semana chegarão novidades do ponto de vista meteorológico que irão interromper a estabilidade dos últimos dias. Além dos sítios mais quentes, saiba quando e em que regiões de Portugal se prevê chuva nos próximos dias.
Esta quinta-feira (7) está a dar continuidade ao panorama meteorológico de estabilidade que iniciou ontem, 6 de novembro. Hoje o céu apresentou-se inicialmente pouco nublado, mas, a pouco e pouco, as nuvens altas povoarão o firmamento, sinalizando a instabilidade que chegará em breve a algumas regiões de Portugal continental. De momento, o tempo vai-se manifestando estável, seco e marcado pelos ventos de Sueste.
Apesar da ligeira descida das temperaturas máximas verificadas hoje, as anomalias térmicas mantêm-se positivas, isto é, os termómetros continuam a registar valores de temperatura superiores à média climatológica de referência, o que converge com o habitual período estival que ocorre entre finais de outubro e inícios de novembro (geralmente 10/12 dias) conhecido popularmente como verão de São Martinho.
Sexta-feira, 8 de novembro, com chuva e nevoeiro. Saiba quando e em que distritos
Para sexta-feira (8) prevê-se uma ligeira interrupção deste estado do tempo estável, seco e parcialmente nublado. A provável chegada de uma pequena frente de fraca atividade será capaz de perfurar o ‘escudo’ de altas pressões que vai impedindo frentes e depressões atlânticas de maiores dimensões de chegarem à nossa geografia.
O dia de amanhã, 8 de novembro, arrancará com céu muito nublado de norte a sul de Portugal continental. Espera-se que a precipitação comece por cair primeiro no distrito de Lisboa, possivelmente por volta das 02:00 da manhã, expandindo-se em direção aos distritos adjacentes, para norte (Leiria), sul (Setúbal) e leste (Santarém), nas horas seguintes. Um pouco mais tarde prevê-se chuva na região do Alto Alentejo (distrito de Portalegre) e alguns aguaceiros fracos e dispersos no Sotavento Algarvio (distrito de Faro) e no distrito do Porto.
A partir das 08:00 da manhã uma nova linha de instabilidade poderá entrar pelo Noroeste (distritos de Viana do Castelo e Braga, no Minho) e a principal linha poderá gerar chuva mais a sul no resto do Alentejo (distritos de Évora e Beja). Das 09:00 da manhã em diante, prevê-se que mais zonas do país sejam afetadas.
A linha de instabilidade do Noroeste intensificará, continuando a descarregar mais precipitação no Minho e Douro Litoral e chegando mais a sul, a zonas como Aveiro e Coimbra. A chuva será fraca a moderada no litoral Norte e Centro, sendo mais intermitente, sob regime de aguaceiros fracos e dispersos no interior Norte, no Centro, na Beira Baixa e nas zonas em redor do vale do Tejo e a sul do referido rio.
De acordo com os mapas de referência da Meteored, a chuva acumulada entre amanhã (8) e segunda-feira (11) atingirá um máximo de 12 mm na região mais chuvosa (Minho). Salta à vista também a precipitação residual, quase inexistente no interior Centro, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Algarve (Guarda, Castelo Branco, Évora, Beja e Faro).
Grande parte do país acumulará cerca de 2 ou 3 mm de precipitação, um valor muito pouco significativo. As exceções serão alguns locais dos distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Bragança (entre 5 e 15 mm).
Sábado fresco e domingo com grande amplitude térmica
À sexta-feira chuvosa (8) que constituirá uma das poucas exceções no regime de estabilidade que vai imperando neste verão de São Martinho, seguir-se-á um fim de semana de tempo estável, geralmente seco e maioritariamente soalheiro. Ainda assim, na madrugada de sábado (9) existe a possibilidade de caírem aguaceiros fracos e dispersos no interior Norte e Centro.
Sábado (9) amanhecerá com muita nebulosidade e nevoeiro, contudo é expectável que o céu fique pouco nublado ou limpo durante a tarde. As temperaturas, tanto máximas como mínimas, vão baixar para valores mais próximos à época do ano (mesmo assim manter-se-ão as anomalias de calor), algo para o qual contribuirá o vento, que passará a soprar do quadrante Norte.
No domingo, dia 10, prevê-se céu pouco nublado, por vezes mais encoberto. A nebulosidade, geralmente dispersa, será composta por nuvens a alta altitude. O vento continuará a soprar do quadrante Norte, com intensidade fraca a moderada, sendo pontualmente forte nas terras altas.
Para domingo (10) a grande novidade meteorológica será a maior amplitude térmica, reflexo da expectável descida das temperaturas mínimas e subida das temperaturas máximas. Será um dia verdadeiramente outonal, com calor de dia e frio à noite. Para algumas capitais de distrito as temperaturas máximas e mínimas previstas são: Porto (19/11 ºC), Lisboa (22/13 ºC), Coimbra (21/9 ºC) e Bragança (19/5 ºC).
Por último, é de realçar que na próxima segunda-feira, 11 de novembro - Dia de São Martinho - se prevê mais uma jornada estável: céu pouco nublado ou limpo, com vento de Es-Nordeste, ligeira subida das temperaturas, em particular das mínimas, e possibilidade de nevoeiro matinal nalguns locais.