Tempo em Portugal no arranque da segunda quinzena de julho: chuva e aumento das temperaturas. Confira aqui a previsão.

Tal como estava previsto, a segunda quinzena de julho poderá ser mais estável do ponto de vista atmosférico e, finalmente, mais quente, um pouco por todo o país.

Julho tem mantido a tendência do mês de junho, pelo menos em Portugal continental. Desde vários episódios de chuva a temperaturas variáveis, com valores abaixo da normal climatológica, este verão tem-se mostrado tímido. Mas será que há uma mudança para breve?

Segunda quinzena de julho começa com chuva

Entre hoje e amanhã, segunda-feira, a temperatura irá diminuir de forma generalizada, ainda que de forma pouco significativa em todo o país. Assim, os distritos mais quentes do continente serão Évora e Beja, com 29ºC.

As regiões Norte e Centro registarão um aumento da nebulosidade, sendo que ao final do dia de hoje, a chuva pode voltar à nossa geografia, dando entrada no território pelo noroeste do país, como podemos observar no mapa acima.

Desta forma, segunda-feira contará com ocorrência de chuva em vários pontos do Norte e Centro, com especial ênfase para os distritos de Viana do Castelo e Braga, sendo este último que irá somar maior acumulação de precipitação.

Porém, apesar de não ser muito significativa, esta precipitação poderá estender-se, pelo litoral, até à região de Lisboa e passar pelo Alentejo, ainda que tendo em conta a quantidade prevista e as temperaturas mais elevadas nesta zona, a chuva poderá não chegar ao solo.

Segunda-feira será marcada pela chuva e possível trovoada em vários pontos do país.

Pode ainda haver registos de trovoada, durante a madrugada, também em Viana do Castelo e Braga, tal como noutros pontos da região Norte, ainda que com pouca probabilidade.

"Depois da tempestade, vem a bonança". Terça-feira poderá ser o início de uma mudança duradoura no estado de tempo

O bom tempo poderá vir para ficar a partir de terça-feira. Depois da chuva de segunda-feira, terça-feira deverá amanhecer seco e soalheiro, em praticamente todo o país, contando apenas com alguma nebulosidade.

Além disto, as temperaturas também vão subir em praticamente todo o país, à exceção de Viana do Castelo e Porto, onde deverão manter os valores do dia anterior, com 20ºC e 21ºC, respetivamente.

A partir de quarta-feira as temperaturas intensificam-se a sério

Será a partir de quarta-feira que as temperaturas se vão intensificar. Vários distritos ultrapassarão os 30ºC, podendo Castelo Branco e Beja atingir os 34ºC, seguidos de 33ºC para Évora e 32ºC para Portalegre.

Na quinta e na sexta-feira as temperaturas podem chegar aos 40ºC!

Quinta-feira será um verdadeiro dia de verão, à exceção de alguns distritos do litoral, onde a máxima deverá ser de 24ºC para o Porto. Quanto às temperaturas mais elevadas do dia, Beja será o distrito mais quente, com 37ºC, podendo, chegar aos 40ºC em alguns lugares, mas próximos à fronteira.

anomalia de temperatura
Quinta-feira será um dia quente, pelo que as anomalias podem chegar aos 12ºC acima da normal climatológica, contrariando a tendência das últimas semanas.

Sexta-feira manterá a tendência de subida das temperaturas. Beja chegará aos 40ºC, podendo ultrapassar em alguns locais, Évora pode chegar aos 39ºC, seguido de 38ºC para Castelo Branco e 37ºC para Portalegre.

Os distritos mais frescos serão Porto e Viana do Castelo com 25ºC e 22ºC, respetivamente. O céu será limpo em praticamente todo o território, podendo contar com alguma neblina no Porto e Coimbra.

Contudo, mantenha-se atento às nossas previsões para acompanhar todas as variações.