Tempo em Portugal nesta semana: veja a previsão da precipitação da Meteored

Contrariando as expectativas de um início de verão quente e seco, a próxima semana em Portugal será marcada por tempo fresco e instabilidade atmosférica, com chuva em algumas regiões. Um anticiclone fraco e móvel irá ditar o panorama meteorológico, permitindo a passagem de depressões pelas latitudes 45º-50ºN, que trarão frentes associadas e ar fresco para o país.

O padrão atmosférico mantém-se, com um anticiclone enfraquecido nos Açores, e mais forte nas latitudes mais elevadas, contribuindo para que o estado de tempo se mantenha variável, e com alguma precipitação. Alguns dos dias irão fazer lembrar Abril, designadamente no final da semana.

Apesar de tudo, a previsão para esta semana tem ainda alguma incerteza associada, devido ao posicionamento de uma depressão que se deverá desenvolver, e poderá ficar a Noroeste da Península Ibérica, embora os nossos modelos provenientes do ECMWF ainda revelem algumas dúvidas quanto a estes padrões.

Início da semana com precipitação e nebulosidade no interior norte

A partir de segunda-feira, 10 de Junho, a chuva deverá concentrar-se no interior e, sobretudo, na região norte. A intensidade da chuva ainda é incerta, mas os modelos meteorológicos indicam que poderá ser significativa em algumas áreas, com possibilidade de trovoadas concentradas. As temperaturas manter-se-ão amenas, à semelhança do que se sucedeu durante esta semana.

Segunda-feira ainda deve contar com episódios de chuva e trovoada, contudo, na terça há uma melhoria do estado de tempo.

Na terça-feira, espera-se tempo mais seco e uma subida ligeira da temperatura, embora com alguma neblina matinal e nortada. Espera-se que a temperatura máxima chegue aos 21ºC em Viana do Castelo e Guarda, aos 23ºC no Porto e em Bragança, aos 24ºC em Lisboa, aos 25ºC em Portimão, Faro e Vila Real, aos 26ºC em Santarém e Coimbra, 27ºC em Portalegre, 28ºC em Beja e Castelo Branco, e 29ºC em Évora.

Na quarta-feira e quinta-feira, a temperatura deverá permanecer mais baixa a norte do Tejo e mais elevada a sul, embora seja possível a existência de neblinas matinais e alguma nortada. As temperaturas deverão estar amenas para a época do ano, com máximas a rondar os 20 a 23ºC no Norte e até 25ºC no Sul. No entanto, a sensação térmica poderá ser ainda mais fria devido à neblina matinal e ao vento Noroeste em algumas regiões.

temperaturas amenas
As temperaturas permanecerão amenas para a época do ano. Na quarta-feira, esperam-se temperaturas mais baixas a norte do Tejo, com variações nas temperaturas máximas entre os 20ºC e os 25ºC.

Mudanças no estado de tempo devem ocorrer a partir de sexta-feira, esperando-se a ocorrência de aguaceiros a norte do país. As temperaturas máximas irão oscilar entre os 18ºC e os 29ºC.

Sábado e domingo: tempo ameno e incerto em todo o país

A partir de Sábado, 15 de Junho, as previsões do estado de tempo tornam-se mais incertas, característica normal dos modelos a médio prazo, sendo expectável nesta altura a possibilidade de ocorrência de céu nublado a pouco nublado em praticamente todo o país. As temperaturas permanecem amenas, com máximas a rondar os 20ºC no Porto e 23ºC em Lisboa. O vento soprará de Noroeste, fraco a moderado.

Durante toda a semana o mar deverá estar relativamente calmo, com ondas que não vão além dos 1 a 2 metros.

E como estará o tempo nas Regiões Autónomas?

Nos Açores e na Madeira o tempo deverá ser caraterizado por alguma instabilidade, com aguaceiros a precipitação ocasional, sobretudo na Madeira. Neste período, as temperaturas máximas andarão a rondar os 21ºC-23ºC em todos os grupos dos Açores e os 21ºC-24ºC na Região Autónoma da Madeira.