Tempo em Portugal na última semana de novembro: montanha-russa das temperaturas e chuva forte nalgumas regiões
A depressão Bert tão depressa chegará, como desaparecerá em Portugal continental. Entretanto, iniciará um período de estabilidade meteorológica, marcado por fortes contrastes térmicos. A chuva estará ausente uns dias, mas poderá regressar já na próxima sexta-feira, 29 de novembro.
A próxima semana - a última deste mês de novembro - será geralmente caracterizada por um panorama anticiclónico em Portugal continental e Madeira. Nos Açores será mais húmida do que o habitual. Porém, haverá exceções nalguns dias e nalgumas regiões do Continente.
Segunda-feira (25) iniciará com os restos da frente fria e do rio atmosférico associados à depressão (ou ciclone-bomba) Bert: a chuva intensa cairá nas Regiões Norte e Centro (por vezes a sul do rio Tejo) e o vendaval irá manter-se devido à formação de pequenas baixas nas proximidades do nosso país e Espanha.
Posteriormente, ao longo da semana de 25 de novembro a 1 de dezembro, outras frentes aproximar-se-ão do Noroeste da nossa geografia, trazendo chuva que se dissipará rapidamente à medida que se for deslocando de oeste para leste da Península Ibérica.
A crista subtropical dominará sobre o nosso país, trazendo temperaturas anormalmente quentes para esta época do ano. Prevê-se que a massa de ar nos níveis médios da troposfera atinja picos de anomalia de +8 ºC. De norte a sul de Portugal continental, quase todas as regiões irão registar temperaturas diurnas mais primaveris do que outonais.
Até 60 mm de chuva acumulada no início da semana nestas zonas
De acordo com os mapas de tendência do modelo de referência da Meteored (ECMWF), a semana será muito seca nos distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. Nestes territórios, choverá menos 10 a 30 mm do que a média climatológica, ou seja, pouca ou nenhuma chuva.
O dia mais húmido, chuvoso e instável da última semana de novembro será amanhã, segunda-feira, 25 de novembro. Prevê-se precipitação acumulada de 30 a 60 mm nas regiões a oeste da Barreira de Condensação (Minho - Viana do Castelo e Braga; Douro Litoral - Porto, Região de Aveiro e distritos de Viseu e Vila Real).
Também no Centro - nalguns locais da Região de Coimbra e da Beira Baixa (distrito de Castelo Branco) - se preveem cerca de 30 mm acumulados. Além disto, nalgumas zonas dos distritos de Bragança, Guarda, Leiria, Santarém e Portalegre os mapas antecipam até 20 ou 25 mm de pluviosidade acumulada. O IPMA ativou avisos - amarelo e laranja - de precipitação forte em 17 distritos de Portugal continental, sendo a exceção o distrito de Faro (região do Algarve).
Serão dias geralmente soalheiros - com céu pouco nublado ou limpo - e anticiclónicos (estáveis e tranquilos). Não obstante, a partir de sexta-feira, 29 de novembro, o modelo de confiança da Meteored insiste na chegada de uma nova e ativa frente atlântica que poderá prolongar-se pelo fim de semana.
Dias gradualmente mais quentes e noites progressivamente mais frias
A última semana de novembro será muito quente para esta época do ano em Portugal continental, Madeira e Açores. Em quase toda a geografia do Continente, as temperaturas situar-se-ão entre 3 e 6 ºC acima dos valores médios da normal climatológica. Nos Açores, na Madeira e nos distritos de Leiria e Lisboa a anomalia quente situar-se-á entre +1 e +3 ºC. As temperaturas farão lembrar a primavera devido à influência da crista anticiclónica e dos ventos de Sul e Leste.
Esta segunda-feira (25) o estado do tempo vai registar um arrefecimento generalizado graças à passagem do ar frio pós-frontal. As temperaturas máximas não irão ultrapassar os 14-16 ºC a norte do Douro, e, pelo contrário, em boa parte do Alentejo, na Área Metropolitana de Lisboa e sobretudo no Algarve, bem como no arquipélago da Madeira preveem-se temperaturas entre 17 e até 20 ºC. Nos Açores preveem-se máximas entre 19 e 23 ºC.
Na terça-feira, dia 26, é esperada uma nova e generalizada descida das temperaturas, exceto nalguns locais do litoral. Preveem-se máximas entre 15 e 18 ºC em quase todo o território de Portugal continental, exceto no interior Norte e Centro, Beira Baixa e Alto Alentejo, onde se esperam máximas mais baixas, entre 11 e 14 ºC.
As noites serão frias nas planícies e vales do interior Norte e Centro, e pontualmente frias nas planícies e campos alentejanos. Ao início da manhã de vários dos dias da última semana de novembro preveem-se temperaturas entre 3 e 8 ºC em muitas capitais de distrito do interior Norte e Centro (Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda).