Tempo em Portugal na Semana da Páscoa: eis quando chegará a próxima tempestade atlântica, segundo os mapas da Meteored

Farto da chuva? Prepare-se… ainda não é desta que finalmente chegarão os dias soalheiros e quentes de primavera. Nesta Semana da Páscoa 2025 o tempo em Portugal continuará a ser condicionado pela chuva e por outros elementos climáticos. Saiba a previsão completa!

Esta Segunda-feira Santa, 14 de abril, foi novamente marcada pela instabilidade atmosférica em Portugal continental. Além dos períodos de chuva que passaram gradualmente a aguaceiros, ocorreu uma descida das temperaturas, apenas explicada pela massa de ar polar com origem nas proximidades da Gronelândia e que vem baixando em latitude até ao nosso país.

Este ar polar, ao percorrer o Atlântico, tornou-se ligeiramente menos frio, mas captou a humidade oceânica e, ao cruzar a geografia ibérica entre hoje (14) e Quarta-feira Santa (16), produzirá queda de neve nos pontos de maior altitude das cadeias montanhosas das regiões setentrionais e centrais de Portugal continental e Espanha peninsular.

Esta é a previsão de neve acumulada até quarta-feira, 16 de abril, de acordo com os mapas da Meteored, cuja elaboração tem base no nosso modelo de maior confiança, o ECMWF.

Isto ocorrerá, sobretudo, pelo facto de o vento soprar do quadrante Norte e a disposição das cordilheiras que se situam na metade norte dos referidos países ser favorável à acumulação do hidrometeoro branco nas cotas médias-altas, bem como pelo próprio efeito de retenção de nebulosidade exercido pela orografia.

Até quarta, 16 de abril o ar da Gronelândia provocará frio, neve, granizo e trovoadas localizadas

Para amanhã, Terça-feira Santa e 15 de abril, o céu irá apresentar-se geralmente muito nublado, com tendência para diminuição das nuvens nas regiões situadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir do meio da tarde. A precipitação ganhará forma à escala local, podendo ser pontualmente intensa, ocasionalmente sob a forma de granizo e potencialmente acompanhada de trovoada.

Além de responsável pela queda nas temperaturas, a massa de ar polar marítimo, ao combinar-se com a precipitação, poderá causar queda de neve nas localidades e montanhas do Norte e Centro acima dos 1000/1200 metros de altitude.

Até ao início da manhã de terça (15) poderá nevar a cotas inferiores, a partir dos 800 metros de altitude nas serras do extremo norte. Destaque-se ainda a provável formação de gelo ou geada nalguns locais dos distritos de Bragança e Guarda. O vento soprará com intensidade fraca a moderada de Oes-Noroeste, soprando com mais força nas terras altas do Centro e Sul e durante alguns períodos na faixa costeira, por vezes com rajadas até 65 km/h.

Mapa da temperatura do ar a aproximadamente 1500 metros de altitude. Observa-se o ar polar procedente das proximidades da Gronelândia a "mergulhar" em latitude para sul até alcançar Portugal continental.

Na Quarta-feira Santa, 16 de abril espera-se novamente céu geralmente muito nublado, embora com tendência para a diminuição da nebulosidade a partir da tarde no interior das Regiões Norte e Centro. Nesse dia preveem-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros, que terão tendência a diminuir de frequência e intensidade no período vespertino, de norte para sul de Portugal continental.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao novo canal WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

A queda de neve continuará a ser provável acima dos 1000 metros de altitude, com a cota a subir progressivamente para os pontos mais elevados da Serra da Estrela a partir do início da manhã desse dia (16).

Espera-se que o vento sopre fraco a moderado do quadrante Oeste, por vezes forte nas zonas de maior altitude e no litoral, sobretudo das Regiões Centro e Sul. Neste dia diminuirá a probabilidade de formação de gelo ou geada, embora não se exclua o seu possível surgimento nalguns locais dos distritos de Bragança e Guarda.

Para Quarta-feira Santa, 16 de abril, é expectável ainda que ocorra uma ligeira subida das temperaturas máximas, o que sinaliza a iminente mudança de estado do tempo.

Esta é a probabilidade de chuva em Portugal continental estimada para a próxima Sexta-feira Santa, 18 de abril, de acordo com os mapas mais recentes.

O cenário meteorológico desta Semana da Páscoa 2025 em Portugal corresponde aquilo que é expectável para esta estação do ano, sobretudo em abril, o mês primaveril por excelência, e no qual é tão normal estar sol como estar a chover, com as variações abruptas e dinâmicas tão características da primavera.

Para a Quinta-feira Santa, 17 de abril, prevê-se um estado do tempo que será quase como um “intervalo” entre o que passou e o que se prevê para o dia seguinte.

Os mapas de referência da Meteored revelam um céu geralmente muito nublado, com possibilidade de períodos de chuva, normalmente fraca, embora potencialmente mais provável e frequente no litoral Norte e Centro (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria), mas também setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante Oeste, porém, ao rodar para o quadrante Sul, de onde soprará por vezes forte na faixa costeira e nas zonas de maior altitude, sinalizará a iminente instabilidade proveniente do Atlântico. É expectável ainda que ocorra uma pequena subida das temperaturas, em especial dos valores das mínimas.

É para a Sexta-feira Santa, 18 de abril, que se prevê a influência da próxima tempestade

De acordo com a cartografia sinóptica da Meteored, a próxima Sexta-feira Santa, 18 de abril, será marcada por uma tempestade atlântica cujo centro estará situado nas imediações das Ilhas Britânicas. Embora esta depressão não atinja diretamente a nossa geografia, prevê-se que o seu sistema frontal associado o faça, com a precipitação a percorrer Portugal continental praticamente de lés a lés.

Centro da depressão atlântica previsto para a próxima Sexta-feira Santa, 18 de abril, situado sobre o sudoeste da Irlanda. É possível ainda observar uma frente associada a varrer Portugal continental de noroeste para sudeste.

Para a próxima Sexta-feira Santa, 18 de abril, prevê-se céu geralmente muito nublado. A passagem do referido sistema frontal de noroeste para sudeste do nosso país irá traduzir-se em períodos de chuva, que passarão gradualmente a regime de aguaceiros.

Espera-se ainda vento fraco a moderado do quadrante Sul, tipicamente associado à instabilidade meteorológica procedente do Atlântico, e a soprar pontualmente forte nas zonas de maior altitude e no litoral oeste. Por fim, prevê-se ainda uma ligeira descida das temperaturas máximas.

Incerteza persiste no tempo para o fim de semana da Páscoa 2025

Para Sábado Santo (19) e Domingo de Ressurreição ou da Páscoa (20) os atuais mapas de previsão ainda não permitem definir detalhadamente o cenário da meteorologia em Portugal. Os próximos dias trarão atualizações mais concretas e aqui na Meteored estaremos atentamente a monitorizar o estado do tempo e a informá-lo com o máximo de rigor possível.