Tempo em Portugal na próxima semana: vem aí muito frio, chuva e neve. Eis as regiões potencialmente mais afetadas

Mudança de tempo à vista em Portugal. Vem aí chuva, neve e muito frio. Na próxima semana estas serão as regiões mais expostas à entrada de uma massa de ar polar continental e ao aparecimento de uma gota fria.

Durante boa parte da próxima semana o estado do tempo em Portugal continental será condicionado, mais uma vez, por uma gota fria (ou depressão isolada em altitude) muito cavada. Os primeiros estágios da sua influência ocorrerão provavelmente entre quarta (13) e quinta-feira (14), quando a gota fria se deslocar em direção ao Golfo de Cádiz ou a Marrocos, para posteriormente voltar a deslocar-se para norte, ao longo da costa ocidental portuguesa.

Ainda existe uma grande incerteza quanto à posição e trajetória final da gota fria, mas parece haver um consenso de que a área geográfica mais afetada na Península Ibérica seja novamente o Mediterrâneo.

Nesta ocasião os modelos sugerem a Catalunha e o norte da Comunitat Valenciana (ainda a recuperar da catastrófica gota fria de 29 de outubro) como as regiões ibéricas mais fustigadas pela chuva.

É bem provável que, em conjunto com ar frio nos níveis médios da troposfera fornecido pela gota fria, se formem baixas pressões sobre o norte de África. Isto levaria novamente a um fluxo de ventos de Es-Nordeste que soprariam sobre o Mediterrâneo, transportando humidade abundante. Deste modo, tal como acima referido, a vertente mediterrânica e em particular a Catalunha e o norte da Comunitat Valenciana, estarão de novo mais expostas a chuvas torrenciais e trovoadas fortes.

gota fria
Eis a gota fria posicionada verticalmente sobre a parte ocidental da Península Ibérica na próxima quinta-feira, 14 de novembro, às 06:00 da manhã, produzindo períodos de aguaceiros e neve.

Apesar da gota fria, prevê-se uma semana geralmente seca em Portugal continental

A previsão de uma semana seca no nosso país não significa que não chova. Simplesmente significa que o mais provável é que chova em quantidades inferiores à média climatológica de referência. Assim, apesar da provável chegada da gota fria, a previsão semanal das anomalias de precipitação do modelo europeu continua a antecipar uma semana bastante seca em Portugal continental.

Preveem-se alguns dias de chuva devido à referida depressão isolada em altitude, sobretudo a partir de quinta-feira (14), mas, de momento, não se vislumbram acumulações extraordinárias. No arquipélago dos Açores poderá chover mais do que o habitual, especialmente nos Grupos Oriental e Central, e no arquipélago da Madeira não se observam anomalias estatisticamente significativas para a semana de 11 a 17 de novembro.

chuva portugal
A Beira Alta e a Beira Baixa são, atualmente, as regiões mais expostas à gota fria em termos de precipitação, de acordo com o modelo de confiança da Meteored.

Na próxima semana (11-17 novembro) estão previstas anomalias de precipitação negativas de norte a sul de Portugal continental, o que se refletirá num tempo geralmente seco. Os valores de chuva serão inferiores à média para a época, com as anomalias mais notáveis esperadas nas regiões a norte do rio Tejo (-10 a -30 mm). Entre estas, deverá destacar-se a do Minho (-30 a -60 mm).

Sendo este um cenário totalmente provisório, é bem provável que as projeções do modelo de referência da Meteored sofram alterações nas próximas saídas. Não obstante, os mapas antecipam acumulações a rondar os 40 mm em vastas zonas da Beira Alta e da Beira Baixa. A chuva começará a cair na quinta (14), mas é na sexta (15) que se preveem as maiores acumulações. Nalguns locais a precipitação poderá ser localmente forte e expressar-se sob a forma de neve.

neve portugal
Quase 9 cm de neve poderão acumular até à meia-noite de sábado, 16 de novembro, nalguns locais da Serra da Estrela.

Além da Serra da Estrela e de algumas localidades aí inseridas (Guarda, Gouveia, Manteigas, Seia, Celorico da Beira e Covilhã), o modelo ECMWF vislumbra a possibilidade - ainda que muito remota - de queda de neve em Trás-os-Montes (mais concretamente no planalto da Moimenta, perto de Vinhais), em Montalegre, na zona geográfica entre Armamar, Castro Daire, Sernancelhe e Moimenta da Beira e noutros locais da Beira Alta, tais como Almeida, Sabugal e Vilar Formoso, entre outras.

Como ainda faltam vários dias, as previsões vão alterar drasticamente, mas a queda de neve na reta final da próxima semana nestes locais é uma possibilidade a ter em conta, sobretudo nas cotas mais altas da Serra da Estrela.

A semana será fria: haverá geada e temperaturas negativas nalguns locais

De acordo com os mapas de referência da Meteored, prevê-se uma semana ligeiramente mais fria do que o normal no Alentejo Central, Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio (até 1 ºC abaixo da média) e com valores térmicos dentro do normal para novembro nas restantes regiões de Portugal continental.

Apesar disto, não se prevê um frio intenso e é provável que, no final da semana, o movimento da gota fria para sul provoque uma subida das temperaturas com a chegada de ar mais quente proveniente de África. Nos Açores fará mais calor do que o normal e na Madeira não se observam desvios em relação à média.

frio portugal
Haverá temperaturas mínimas negativas nos locais de maior altitude da Serra da Estrela na madrugada de quinta-feira, 14 de novembro.

Os dias mais frios serão provavelmente quarta (13), quinta (14) e sexta-feira (15), com temperaturas máximas inferiores a 15 ºC em grande parte da geografia do Continente e inferiores a 10 ºC na Beira Alta e nalgumas zonas de planalto e de montanha do Norte e Centro.

As noites entre terça e sexta-feira serão frias em algumas zonas, com as temperaturas mínimas a descerem abaixo dos 5 ºC em grande parte do interior Norte e Centro (distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda) e inclusive a baterem nos 5 ºC em locais dos distritos de Castelo Branco e Portalegre.

Prevê-se geada no “coração” da Serra da Estrela e nos locais adjacentes nas madrugadas de quarta (13), quinta (14) e sexta-feira (15), as mais frias da semana. Nestes sítios são esperadas temperaturas mínimas negativas, com o termómetro a baixar até aos -3 ºC.