Tempo em Portugal na próxima semana: uma nova depressão trará chuva a partir de terça-feira até ao final da semana

Com o anticiclone dos Açores a subir em latitude, em direção às Ilhas Britânicas, uma nova depressão irá começar a afetar Portugal já na terça-feira. Saiba mais aqui!
Os dias quentes e soalheiros poderão ter as horas contadas. Para hoje, domingo, prevê-se um dia de céu limpo no continente e com temperaturas máximas entre os 16ºC, para a Guarda, e os 23ºC, para Coimbra, podendo, localmente, os termómetros registarem temperaturas ligeiramente mais elevadas.
É possível observar o anticiclone dos Açores a afastar-se para Norte, para junto das Ilhas Britânicas, e uma nova depressão a deslocar-se para Oeste de Portugal continental.
Quanto aos arquipélagos há possibilidade de ocorrência de precipitação fraca para a Madeira e para os Açores, ao longo do dia, ainda que com pouca expressão. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 20ºC em ambos os locais.
Segunda-feira será soalheira e quente, mas na terça o cenário começa a mudar
Entre hoje e amanhã, segunda-feira, a última deste mês de março, haverá uma subida generalizada das temperaturas máximas, com maior expressão no Norte e Centro do país. Os valores irão variar entre os 18ºC, para a Guarda, e os 26ºC, para Coimbra. Ainda assim, as mínimas encontram-se baixas, com os valores a oscilarem entre os 3ºC, para a Guarda, e os 12ºC para Porto e Faro.

Com estes valores de temperatura máxima, a anomalia de temperatura encontrar-se-á positiva na maior parte do país, com valores mais expressivos na faixa litoral e nas regiões Norte e Centro, como podemos observar no mapa acima.
Todavia, e devido à deslocação de um centro de baixas pressões para Oeste do continente, é esperado que nas últimas horas do dia a nebulosidade comece a cobrir o país, resultando num início de terça-feira com céu nublado em praticamente todo o território continental.
Para além disto, é expectável o retorno da chuva, com episódios de chuva moderada a forte, ao início da tarde, ao litoral sul, devendo, com o passar das horas, alastrar-se a outras zonas do Sul e Centro. Também há possibilidade de trovoada para os mesmos locais.
As temperaturas máximas vão descer de forma generalizada entre segunda e terça-feira, devendo variar entre os 16ºC, para a Guarda, e os 22ºC, para Coimbra. Já as mínimas irão manter-se ou até aumentar em alguns locais, oscilando entre os 6ºC na Guarda e os 13ºC em Lisboa.
Na quarta-feira a chuva intensifica-se
Quarta-feira amanhecerá com algumas abertas, mas a partir das primeiras horas da tarde a chuva deverá cobrir boa parte do continente, sendo esperados períodos de chuva fraca a moderada e persistente em vários pontos de Norte a Sul. Em relação às temperaturas, estas deverão diminuir de forma generalizada.

Na quinta-feira poderá haver uma trégua na chuva, entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, mas ao início da tarde, esta deverá voltar a abranger toda a geografia continental, também com períodos de chuva persistente.
As mais recentes atualizações dos nossos mapas indicam que na sexta-feira estas condições poderão manter-se, com a chuva a abranger praticamente todo o território continental, com períodos de chuva persistente. Até este dia, a acumulação de precipitação poderá ultrapassar os 50 mm em vários locais do Centro e Sul.
E nos arquipélagos?
Para os arquipélagos espera-se um cenário semelhante, com esta depressão a resultar em períodos de chuva fraca a moderada para as ilhas, ao longo da semana. O mar também se tornará agitado, especialmente entre quarta e quinta-feira, aquando a maior aproximação da depressão.
Entre segunda e terça-feira, a temperatura irá diminuir em todos os grupos de ilhas dos Açores, de forma significativa, devendo a temperatura máxima mais elevada ser de 14ºC em Ponta Delgada e a mais baixa de 12ºC, especialmente nas ilhas do Grupo Central. Contudo, estima-se que a partir de quinta-feira estas voltem a subir, ainda que gradualmente.
Na Madeira, a diminuição das temperaturas será sentida entre terça e quarta-feira, com as máximas a variarem entre os 14ºC, na Calheta, e os 17ºC em Vila Baleira. A partir de sexta já se deverá denotar um aumento generalizado das mesmas.