Tempo em Portugal na próxima semana: probabilidade de aguaceiros e trovoadas aumentará entre grandes contrastes térmicos
Para a próxima semana os modelos meteorológicos avançam com a possibilidade de aguaceiros e trovoadas em Portugal continental, para além de um forte contraste de temperaturas e a possível aproximação de uma depressão procedente do Atlântico.
A próxima semana vai arrancar com tempo quente e maioritariamente soalheiro, bem como com algumas poeiras saarianas em suspensão no Continente. Tal como avançado na nossa previsão para a segunda quinzena de abril - a situação meteorológica será predominantemente condicionada pelo anticiclone em Portugal continental, embora com as devidas exceções, que analisaremos mais abaixo neste artigo.
As temperaturas vão manter-se elevadas em praticamente toda a geografia do Continente, com valores de máxima mais típicos de maio ou junho (dependendo do local). Além disto, prevê-se o aparecimento de uma depressão isolada em altitude (ou gota fria), que, situada a sudoeste dos Açores, afetará o Arquipélago durante o dia de terça-feira (16) com períodos de chuva fraca a moderada.
Na reta final da semana não se exclui a possibilidade de aproximação de uma nova depressão isolada em altitude formada no Atlântico. Caso tal aconteça, a dita depressão poderia gerar tempo instável e tempestuoso em zonas do Centro-Sul de Portugal continental. Contudo, a incerteza projetada pelos modelos é bastante elevada e neste momento não é possível adiantar uma previsão concreta.
Semana muito seca em geral, mas com possibilidade de aguaceiros e trovoadas nestas zonas
O mapa de anomalias médias semanais de precipitação do modelo de referência da Meteored (ECMWF) traça uma tendência de tempo bastante seco esta semana em grande parte do território português. A única exceção serão os Açores, unidade territorial onde se prevê uma semana chuvosa, especialmente no Grupo Oriental e nalgumas ilhas do Grupo Central.
Os mapas de distribuição da precipitação que podem ser consultados na Meteored dependerão bastante da evolução da depressão isolada em altitude. Assim, neste artigo, apenas será analisada a previsão até sexta-feira, dia 19.
Entre segunda (15) e quarta-feira, dia 17, não se estimam grandes alterações à estabilidade atmosférica atual em Portugal continental, pelo menos não no que diz respeito ao aparecimento de precipitação.
De facto, a previsão demonstra claramente um panorama de tempo seco e maioritariamente soalheiro, apenas com a presença de algumas nuvens dispersas durante grande parte do período e, pontualmente, períodos de maior nebulosidade nalgumas zonas, tais como o litoral Norte e Centro e o extremo norte.
Porém, apesar da permanência de temperaturas elevadas para a época do ano, espera-se uma descida térmica nos dias vindouros (já a partir de segunda, dia 15) graças à mudança para um regime de ventos de Norte que quebrará temporariamente com a forte e vincada circulação de Leste que imperou até agora. Além disto, preveem-se nevoeiros ou neblinas matinais nalguns locais do Norte e Centro, mais prováveis no interior.
Para as tardes de quinta (18) e sexta-feira (19) começa-se agora a vislumbrar nos mapas a possibilidade de aguaceiros e trovoadas pontuais e dispersas em zonas do interior Centro e Sul, tais como os distritos de Castelo Branco e Portalegre. No entanto, realisticamente falando, esta previsão acarreta uma enorme incerteza e haverá que esperar mais uns dias para confirmar ou não este cenário.
Grande amplitude térmica e contrastes entre o interior Norte e Centro e o resto do país
A semana será geralmente quente no Continente e na Madeira (até 3 ºC acima do normal), sendo muito quente na Beira Baixa e em grande parte do Alentejo (até 6 ºC acima da média). Será ligeiramente mais quente do que o normal nos Açores (até 1 ºC acima do habitual).
Na segunda (15) e na terça-feira (16), apesar da descida térmica generalizada, as temperaturas máximas situar-se-ão geralmente entre os 25 ºC e os 29 ºC em zonas do Centro-Sul do território do Continente, nomeadamente nas que dizem respeito aos distritos de Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. No vale do Guadiana as temperaturas poderão inclusive atingir os 30/31 ºC nestes próximos dias.
Na quarta-feira (17) as temperaturas poderão subir novamente nalgumas zonas. Apesar da previsão sugerir ventos de direções variáveis no Continente, em várias regiões imperará o vento de leste, o que contribuirá para o aumento das temperaturas durante o dia.
As noites ficarão gradualmente mais frias com o decorrer da semana nas regiões acidentadas do Norte e do Centro, sobretudo em zonas de planalto e montanha. Neste próximos dias a temperatura mínima será igual ou inferior a 10 ºC em cidades como Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda, podendo inclusive baixar aos 5 ºC ou até mesmo aos 3 ºC no caso do Nordeste Transmontano.