Tempo em Portugal na próxima semana: o primeiro temporal atlântico de outono deixará entre 100 e 200 mm nestas zonas
Nos próximos dias ocorrerá uma mudança drástica no estado do tempo em Portugal continental, com um fluxo de Oeste que estimulará a chegada de um rio atmosférico e de frentes muito ativas.
As condições meteorológicas em Portugal continental na semana de 23 a 29 de setembro serão condicionadas pela passagem frequente de depressões a norte da Península Ibérica e pelo domínio do anticiclone a sul. Este panorama favorecerá um fluxo de Oeste mais acentuado.
Enquanto algumas zonas pouca ou nenhuma precipitação irão registar, noutras serão frequentes os períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes localmente fortes, não se excluindo que sejam ocasionalmente acompanhados de trovoada.
Um rio atmosférico reforçará as frentes atlânticas
De acordo com os mapas de referência da Meteored a próxima semana será muito chuvosa no Noroeste, prevendo-se entre 100 e 200 mm de precipitação acumulada no Minho (Viana do Castelo e Braga), Douro Litoral (Porto) e nas zonas montanhosas dos distritos de Vila Real, Aveiro e Viseu. Nos referidos distritos a anomalia de precipitação será positiva e muito pronunciada (até 90 mm acima dos valores médios de referência).
No litoral a norte do Cabo Mondego (zonas costeiras dos distritos de Coimbra, Aveiro e Porto) e no extremo norte do distrito de Bragança preveem-se valores acumulados de chuva entre 50 e 100 mm (anomalia positiva de +30 a +60 mm acima da média).
Para as restantes sub-regiões e distritos espera-se uma precipitação acumulada inferior ao patamar dos 50 mm, sendo que quanto mais para sul e para este, menor a quantidade pluviométrica prevista.
Referimo-nos a grande parte do Nordeste Transmontano (exceto a referida parte setentrional que deverá acumular mais de 50 mm), à Beira Alta, à Beira Baixa, Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral, Baixo Alentejo, Região de Leiria, Área Metropolitana de Lisboa e Algarve. Em todas estas regiões a chuva acumulada deverá oscilar entre 1 e 30 mm, aproximadamente.
É a partir de terça-feira (24) que o tempo mudará devido à chegada de um sistema frontal do Atlântico que trará muita nebulosidade e períodos de chuva persistente às Regiões Norte e Centro, com particular intensidade para as regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu). A sul do Tejo, nesse dia, não se prevê precipitação significativa, apenas céu parcialmente nublado.
As frentes atlânticas que chegarão entre terça (24) e quinta-feira (26) da próxima semana serão reforçadas por um rio atmosférico de origem tropical, carregadíssimo de vapor de água. Isto servirá de 'combustível' à intensificação e abundância das chuvas, especialmente nas zonas mais expostas ao fluxo de Oes-Sudoeste.
Quanto aos arquipélagos dos Açores e da Madeira, prevê-se uma semana mais húmida e chuvosa do que o normal na primeira unidade territorial insular referida, mas uma mais seca ou dentro dos valores da média climatológica na segunda unidade territorial insular referida.
Semana fresca a fria no Continente, mas amena a quente nos arquipélagos
Prevê-se que as temperaturas se situem entre 1 e 3 ºC abaixo dos valores médios em Portugal continental. Serão ligeiramente acima do habitual na Região Autónoma da Madeira (+1 ºC). Nos Açores são esperadas temperaturas entre 1 e 3 ºC acima dos valores médios.
Durante a próxima semana as temperaturas registarão algumas variações no Continente. De segunda (23) para terça-feira (24) prevê-se uma descida das máximas, seguida de uma subida na quarta (25) e na quinta (26), e de uma descida na sexta (26). Assim será em termos gerais, mas poderá haver diferenças à escala regional.
Quarta (25) e quinta-feira (26) serão os dias mais quentes da semana, prevendo-se 25 ºC nas cidades de Lisboa, Évora e Beja, mas somente 19/20 ºC em cidades como Porto, Braga e Viseu. Nestes dias os locais mais quentes de Portugal continental estarão inseridos no Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio, onde se preveem máximas de 27 ou 28 ºC.
Para sexta-feira (27), como já foi referido, é expectável um arrefecimento do estado do tempo. Haverá um claro contraste das temperaturas, mais frescas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (entre 15 e 19 ºC) e mais amenas (entre 20 e 24 ºC) a sul do mencionado acidente geográfico.