Tempo em Portugal na próxima semana: nova tempestade nascida de restos do furacão Leslie deixará até 75 mm nestas zonas
Sem tréguas! A próxima semana começa quente, mas chuvosa em Portugal continental. Uma depressão cavada será responsável pela distribuição da precipitação, estando previstas acumulações até 75 mm nestes distritos.
Vai arrancar mais uma semana interessante do ponto de vista meteorológico uma vez que o nosso país manter-se-á sob a influência de tempo tempestuoso.
Prevê-se que uma depressão cavada atravesse Portugal continental entre segunda (14) e quinta-feira (17), acompanhada por uma série de frentes e chuva abundante. Antes da sua chegada, a crista subtropical deixará alguns dias quentes (hoje, 13, amanhã, 14 e terça-feira, 15), com temperaturas máximas relativamente elevadas (27 ºC nalgumas zonas do Continente).
Semana chuvosa em grande parte do território português
De acordo com a previsão das anomalias de precipitação do modelo de referência da Meteored (ECMWF), iniciaremos uma semana de chuva em todo o território de Portugal continental. As anomalias mais acentuadas situar-se-ão nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (exceto distrito de Leiria) e ainda o distrito de Portalegre e parcialmente os distritos de Évora e Beja com desvios de 10 a 30 mm.
Nos restantes distritos do Continente (Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém e Faro), bem como no arquipélago da Madeira, as anomalias serão mais suaves, com desvios de 0 a 10 mm. Somente no arquipélago dos Açores se prevê uma semana ligeiramente seca no Grupo Ocidental (até 10 mm abaixo da média) e seca nos Grupos Central e Oriental (entre 10 e 30 mm inferiores ao normal).
Ao longo da semana, poderão acumular-se mais de 30 mm em grande parte do Noroeste e da Região Centro de Portugal continental e possivelmente mais de 50 mm nas regiões a sul do rio Tejo.
Prevê-se que a precipitação seja bastante generosa (igual ou acima de 50 mm) em locais tão distintos quanto os distritos de Viana do Castelo, Braga e locais montanhosos da Barreira de Condensação no Noroeste, serras de Açor, Lousã e Estrela inseridas no Centro, extremidade oriental do distrito de Castelo Branco, distrito de Portalegre, Península de Setúbal (distrito de Setúbal) e Alentejo Litoral (distritos de Setúbal e Beja), zonas de colina e planície do Alentejo Central e Baixo Alentejo (distritos de Évora e Beja), grande parte do Algarve (distrito de Faro) e ainda a vertente ocidental da Costa Norte da Ilha da Madeira.
Os níveis de precipitação mais baixos (valor máximo previsto ronda os 15 mm acumulados) poderão registar-se no Litoral Oeste (distritos de Leiria, Lisboa e Santarém), interior Norte e Centro (partes dos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda) e ainda a área geográfica de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.
Em Portugal continental espera-se que a precipitação seja pouco significativa na segunda-feira (14), apenas remetida sob a forma de aguaceiros dispersos às regiões do interior, mas é expectável que seja mais abundante, significativa e generalizada ao longo dos três dias seguintes.
Durante todo o dia de terça-feira (15), especialmente a partir do meio-dia, a precipitação deverá intensificar-se e espalhar-se por todo o país, prevendo-se que seja mais intensa nas regiões a sul do Tejo. Na quarta-feira (16) o Norte e Centro deverão ser mais regados, enquanto o Sul receberia precipitação mais dispersa.
Na Madeira choverá com abundância na segunda (14). Preveem-se alguns aguaceiros na terça (15), na quarta (16) e na quinta (17), embora sejam cada vez menos prováveis e frequentes à medida que a semana for passando devido à cada vez maior influência direta do anticiclone, pelo que a precipitação cessará no arquipélago da Madeira.
Semana quente, exceto no litoral do Sotavento Algarvio
Em geral, o nosso país continuará a assistir a um estado do tempo ameno a quente, com noites não muito frias devido à nebulosidade e ao ar tropical de origem atlântica. Esta semana será quente no Norte de Portugal e Açores com uma anomalia de 1 a 3 ºC e ligeiramente quente na Região Centro, Área Metropolitana de Lisboa e Região Autónoma da Madeira (anomalia de até 1 ºC).
Apenas no Alentejo e Algarve as temperaturas estarão geralmente dentro do valores habituais da normal climatológica de referência ou ligeiramente mais frias, como será o caso das zonas litorâneas do Sotavento Algarvio (até 1 ºC abaixo da média).
A semana registará um arranque quente no Vale do Guadiana (27 ºC), prevendo-se temperaturas máximas, iguais ou superiores a 24 ºC em grande parte da geografia do Continente já amanhã (14). Espera-se que as temperaturas mais elevadas da semana em Portugal continental sejam medidas entre segunda (14) e quarta-feira (16).
Na terça-feira (15), o calor distribuir-se-á de uma maneira mais uniforme pelo território do Continente, com as temperaturas máximas mais baixas nos extremos de Portugal (Faro 19 ºC e Bragança 18 ºC) por oposição às temperaturas máximas mais altas em cidades como Braga e Coimbra (23 ºC) e Lisboa (24 ºC). Na quarta-feira (16) o tempo refrescará substancialmente em todo o território do Continente. A zona mais quente será o Sotavento Algarvio, com valores máximos de 26 ºC.
Em Ponta Delgada (Açores) as máximas oscilarão, entre segunda (14) e sexta (18), entre 22 e 25 ºC, enquanto no Funchal (Madeira) irão variar, no mesmo período, entre 23 e 27 ºC, sendo expectável que terça-feira (15) seja o dia mais quente no arquipélago madeirense.
As noites serão bastante amenas até quarta-feira (16), descendo abaixo dos 10 ºC apenas na quinta-feira (17) na Guarda e noutros locais montanhosos do Norte e Centro. Mesmo no interior Norte e Centro, será difícil registar temperaturas mínimas inferiores a 10 ºC na primeira metade da semana.
Tanto nalgumas das ilhas açorianas, como na ilha da Madeira, algumas noites da semana de 14 a 21 de outubro serão tropicais (noite tropical - recebe esta designação quando a temperatura é igual ou superior a 20 ºC durante todo o período noturno).