Tempo em Portugal na próxima semana: nova gota fria trará fortes trovoadas devido a dinamismo incomum nesta época do ano

A atmosfera continua sem dar sinais de estabilização. Na terça-feira outra gota fria formar-se-á a oeste de Portugal continental, provocando mais aguaceiros fortes e trovoadas nos dias subsequentes. O calor será transitório e, no geral, prevê-se uma descida das temperaturas.

A próxima semana será caracterizada, novamente, pela ausência de uma crista anticiclónica robusta nas imediações de Portugal continental e por uma dinâmica atmosférica pouco comum para a altura do ano.

Na terça-feira (25) espera-se o desenvolvimento sobre o Atlântico de uma pequena depressão isolada em altitude a oeste da faixa costeira ocidental de Portugal continental. O referido centro de baixas pressões - comummente designado de gota fria - influenciará as condições meteorológicas no nosso país ao atravessá-lo entre terça (25) e sexta-feira, 28 de junho.

Prevê-se que a ocorrência de aguaceiros e trovoadas associada à passagem da gota fria seja mais provável e frequente durante as tardes. E muita cautela… o risco de queda de granizo também deve ser considerado, especialmente nas regiões do interior e em particular naquelas zonas que, fruto da atividade agrícola que desenvolvem, devem estar mais atentas à sua particular vulnerabilidade a este hidrometeoro.

Períodos de chuva e aguaceiros mantêm-se e atenção às trovoadas

De acordo com os mapas de tendência do modelo ECMWF, a semana será ligeiramente húmida em quase todo o território de Portugal continental (exceto nalgumas zonas do país em que os valores se estimam dentro da média, tais como: Beira Baixa, Alto Alentejo, Litoral Alentejano e Barlavento Algarvio). Para o arquipélago da Madeira também se prevê precipitação acima da média, enquanto no dos Açores se vislumbra um cenário radicalmente distinto, com anomalias de precipitação negativas (tempo mais seco).

De momento, o nosso modelo de referência estima uma precipitação acumulada superior a 50 mm ao longo da semana nas regiões do Ribatejo (distrito de Santarém), Alto Alentejo e Alentejo Central (distritos de Portalegre e Évora), logo seguidos de zonas dos distritos de Leiria e Castelo Branco (entre 30 e 50 mm).

Porém, estes valores de chuva acumulada devem ser encarados com extrema cautela, uma vez que se tratam de meras tendências. Quando nos deparamos com centros de baixas pressões como as gotas frias, conhecidas pela sua natureza caótica e trajetórias erráticas, os valores e locais previstos pelos modelos de previsão sofrem ajustes e alterações várias vezes.

Torna-se, portanto, necessário, uma vigilância constante. Recomendamos que nos acompanhe diariamente aqui na Meteored, para que nunca perca todas as atualizações e esteja sempre a par onde será mais provável chover.

chuva acumulada gota fria
Vastas zonas da Região Centro e do Alentejo poderão registar valores de precipitação acumulada a rondar os 50 mm.

O início da semana será tranquilo, com um estado do tempo maioritariamente seco e estável na segunda-feira, dia 24 de junho e feriado de São João em muitas cidades do país. Porém, prevê-se alguma precipitação no extremo norte das localidades e serras do Alto Minho (Viana do Castelo), bem como aguaceiros isolados e trovoadas dispersas no Alentejo (Portalegre, Évora e Beja). No resto do país o sol brilhará.

Na terça-feira (25), a nebulosidade aumentará nas regiões do litoral a norte do Cabo Raso, não se excluindo a possibilidade de chuva fraca ou chuvisco nestas mesmas regiões. Para o final da tarde, os nossos mapas intuem alguma atividade elétrica (trovoadas) em pontos montanhosos do interior Norte, no Baixo Alentejo (Beja) - nomeadamente vale do Guadiana -, e no Sotavento Algarvio (Faro).

Espera-se que quarta-feira (26) seja um dia de tempo variável, com aguaceiros aqui e ali, mais prováveis no interior das Regiões Norte e Centro de Portugal continental, especialmente durante o período da tarde. As trovoadas também deverão surgir ocasionalmente, em particular no Nordeste Transmontano (Bragança) e na Beira Alta (Guarda).

Quinta-feira (27) de tarde e de noite e toda a jornada de sexta-feira (28) poderão ser mesmo os dias com mais instabilidade atmosférica da semana devido ao movimento que se observa nos mapas, embora a incerteza seja demasiado elevada para poder especificar pormenores. Se a gota fria se posicionar favoravelmente, os aguaceiros poderão ser fortes e generalizados em grande parte das Regiões Norte e Centro de Portugal continental, podendo inclusive abarcar boa parte do Alentejo.

No arquipélago da Madeira são esperados aguaceiros orográficos, especialmente no norte da principal ilha madeirense, a partir da madrugada de quarta-feira (26) e poderão suceder-se, pelo menos até sábado (29).

Os aguaceiros mais fortes estão previstos para localidades como Porto Moniz, São Vicente, Boaventura, São Jorge e Santana. No sul da ilha, a atmosfera será geralmente mais seca, com períodos de sol e nebulosidade, embora possa chover ocasionalmente no Funchal.

Um verão “assim-assim”: o calor da próxima semana não será generalizado, estando restrito a algumas regiões

Prevê-se mais uma semana fresca em Portugal continental, especialmente do Mondego para sul. Entende-se por fresco o facto de se preverem temperaturas entre 1 e 3 ºC abaixo do normal em grande parte destas zonas. De momento, não se vislumbram ondas de calor nem períodos de calor prolongados.

temperaturas portugal
A semana arrancará quente com previsão de máximas até 37 ºC nalguns locais do país. Porém, esse cenário rapidamente mudará.

Não obstante, a semana arrancará com temperaturas elevadas de norte a sul de Portugal continental, sendo que só a partir de terça-feira (25) é que vão começar a baixar. Na segunda-feira (24) preveem-se temperaturas máximas iguais ou superiores a 34 ºC em vastas zonas da Beira Baixa, Ribatejo, Alentejo, Vale do Guadiana e Sotavento Algarvio. Nalguns locais os termómetros poderão mesmo atingir 36 ou 37 ºC.

Para terça-feira (25) espera-se uma descida substancial das temperaturas, inclusive nas regiões do interior, onde as máximas mais elevadas rondarão os 31 ºC. A tendência de descida térmica deverá continuar na quarta-feira (26), sendo que o calor com temperaturas próximas aos 30 ºC ficará remetido apenas a algumas zonas do interior Norte, Beira Baixa e Baixo Alentejo. No entanto, para o Litoral Norte e Centro espera-se uma subida das temperaturas máximas.

A semana será geralmente mais fresca do que o normal em Portugal continental. Haverá locais com temperaturas até 10 ºC abaixo da média durante o dia.

Após a madrugada de segunda-feira (24), que será uma “noite tropical” nas cidades de Castelo Branco, Portalegre e Faro, este cenário de noite tropical (temperatura igual ou superior a 20 ºC durante todo o período noturno) só deverá voltar a repetir-se em Faro na madrugada de terça-feira, 25 de junho.

De um modo geral, as noites da próxima semana estarão bastante mais frescas do que neste curto período de calor das festividades de São João, com previsão de mínimas a oscilar entre 11 e 16 ºC.