Tempo em Portugal na próxima semana: muito frio acompanhado de algum vento e chuva. Conheça as regiões mais afetadas

Já não é novidade que o frio vai finalmente chegar a Portugal. Contudo, agora existem outros elementos climáticos à vista, como o vento e a chuva, que poderão influenciar os próximos dias. Confira aqui a previsão.

Hoje, dia da Imaculada Conceição, é esperado um dia seco, soalheiro, que poderá contar com alguma nebulosidade no Norte e Centro do país e ainda com rajadas de vento acima dos 60 km/h em algumas cidades costeiras e terras altas.

Para além disto, e com base no que temos vindo a avançar nas nossas previsões, as temperaturas também irão baixar, de forma significativa, em vários distritos. Esta diminuição das temperaturas deve-se à chegada de uma massa de ar polar e irá ter mais impacto na faixa interior, especialmente Norte e Centro.

Sendo assim, as máximas esperadas para hoje são de 16ºC para Faro, que será o distrito mais quente, e 7ºC para a Guarda, que será o distrito mais frio, tanto hoje, como nos próximos dias.

O início da semana será frio e soalheiro, mas a chuva poderá marcar presença

Segunda-feira adivinha-se soalheira e com pouca nebulosidade ao longo do dia. As rajadas de vento poderão intensificar-se ao início da tarde, especialmente nas regiões montanhosas do Centro, podendo ultrapassar a velocidade de 50 km/h.

Neste dia, esperam-se também temperaturas dignas de inverno, principalmente as mínimas, em todo o país. A máxima não deverá ultrapassar os 15ºC em Faro e Lisboa.

Apesar de um arranque de semana seco, é esperada chuva já na terça-feira, ainda que fraca.

Já as mínimas irão variar entre os -1ºC na Guarda e os 3ºC em Évora e Beja, na faixa interior, e entre os 7ºC no Porto e os 10ºC em Lisboa, na faixa litoral, denotando-se assim, a disparidade de valores entre litoral e interior do país.

Contudo, terça-feira, ao início da tarde, a chuva dará entrada no território pelo norte do país. Esta será fraca, por vezes moderada, mas de passagem rápida. Poderão dar-se episódios de precipitação semelhantes ao longo das regiões Norte e Centro, mas é esperado que estes se dissipem totalmente nas últimas horas da tarde. Neste dia, o vento deverá começar a perder velocidade.

Quarta-feira será um dos dias mais frios da semana

Neste, que será um dos dias mais frios da semana, a temperatura máxima mais elevada esperada é de 14ºC para Lisboa e Faro e a máxima mais baixa é de 4ºC para a Guarda. A mínima mais baixa deverá ser de -2ºC também para a Guarda e Bragança, Vila Real e Évora poderão registar 2ºC. É de salientar que nas zonas montanhosas do Centro estes valores poderão baixar até -5ºC e no Norte até -2ºC.

temperatura
Valores de temperatura às 6h da manhã de quinta-feira.

Também na quinta-feira os valores mínimos serão bastante frios, podendo alguns locais da Serra da Estrela registarem -6ºC, às 6h da manhã, como mostra o mapa acima.

Em praticamente toda a região Norte e Sul, os valores de temperatura mínima irão baixar, sendo que a mínima mais elevada será 7ºC para Faro e a mais baixa de -2ºC para a Guarda.

É ainda expectável que um centro de baixas pressões, situado a oeste do país, se traduza em chuva a partir das últimas horas do dia, com maior expressão na faixa interior a norte do Alentejo, podendo, com o passar das horas, e com a rotação da depressão para o Sul de Portugal, trazer chuva para o Norte e Sul do país, ainda que de forma menos significativa.

acumulação de precipitação
Às 12h de sexta-feira, estes são os valores de acumulação de precipitação do continente português.

Como podemos observar no mapa acima, a região Centro poderá registar a maior acumulação de precipitação entre quinta e sexta-feira, ainda que nada de muito expressivo.

Entre quinta e sexta-feira espera-se uma ligeira diminuição das temperaturas, que com a possível continuação dos episódios de precipitação, poderá resultar na ocorrência de neve na Serra da Estrela e nas regiões montanhosas do Norte, durante a madrugada e primeiras horas da manhã de sexta.

Tendo em conta a distância temporal para a reta final da semana, aconselhamos que acompanhe todas as nossas previsões em tempo.pt.