Tempo em Portugal na próxima semana: muita chuva, vento e agitação marítima, mas o cenário muda na reta final da semana
A recente atualização dos nossos mapas mostra um início de semana tempestuoso, com a aproximação da tempestade Herminia, mas mostra também uma possível mudança a partir de quinta-feira.
Como temos vindo a avançar, a partir de hoje irão começar a sentir-se os efeitos da tempestade Herminia, em Portugal. À data da nossa previsão de ontem, o IPMA havia lançado avisos meteorológicos para praticamente todo o país, excetuando 3 distritos (Évora, Portalegre e Santarém), mas ainda durante a tarde de ontem, foram atualizados os avisos, sendo que todos os distritos ficaram sob aviso amarelo e 12 deles passarão a laranja, como é explicado nessa mesma previsão, referida acima.
Podemos observar a movimentação das depressões e dos anticiclones, onde é percetível a aproximação de um anticiclone a partir de terça-feira, o que poderá influenciar positivamente o estado de tempo em Portugal.
Estes avisos são para fatores como chuva e vento forte, agitação marítima e neve. Esta última deverá contar com acumulações nos próximos dias, nas regiões mais elevadas do Norte e Centro.
A semana começa com estado de tempo tempestuoso, mas com tendência a melhorar
A chuva que, depois de uma breve pausa, voltou ao nosso país, deverá intensificar-se à medida que as horas passam e abranger boa parte das regiões Norte e Centro. Ainda assim, espera-se que o período de maior risco seja nas últimas horas do dia, onde se esperam aguaceiros fortes, especialmente no Norte do país, que poderão ser acompanhados de trovoada.
Ao longo da madrugada de segunda-feira, os períodos de chuva forte irão atravessar o país, de Norte para Sul, acompanhados de trovoada. Contudo, será nas regiões Norte e Centro que a acumulação será maior, principalmente na região a oeste da Barreira de Condensação.
Para além da chuva, o vento também irá começar a ganhar força nas próximas horas, podendo resultar, ao final do dia, em rajadas perto acima dos 90 km/h em vários pontos da região Norte. Este deverá manter-se forte durante a madrugada, mas tudo indica que perderá força a partir do final da tarde de segunda-feira.
O mar estará bastante agitado entre segunda e terça-feira, havendo avisos laranja para a maior parte dos distritos litorais. Ainda assim, espera-se que a partir de terça-feira o cenário comece a mostrar mudanças.
Terça-feira dará tréguas, mas será "sol de pouca dura"
Apesar de poder haver ocorrência de precipitação durante a madrugada de terça-feira, em boa parte do país, tudo indica que a partir das primeiras horas da manhã esta se dissipe de forma quase generalizada. Isto é, poderão cair alguns aguaceiros dispersos em vários pontos do país, mas nada de significativo, sendo que a partir das primeiras horas da tarde é esperado que estes se dissipam totalmente.
Porém, a aproximação de uma nova depressão às Ilhas Britânicas voltará a influenciar o estado de tempo no continente português já a partir das primeiras horas da madrugada de quarta-feira.
Ainda assim, os nossos mapas mostram que esta frente passará de forma rápida, dispersando-se totalmente no início da manhã de quinta-feira, dando lugar a um dia soalheiro.
Até onde nos é possível analisar, tendo em conta a distância temporal, sexta-feira poderá contar com um aumento da nebulosidade, mas sem previsão de precipitação. Nesta fase da semana, é esperado o firmamento de dois anticiclones. Um situado ao largo das Ilhas Britânicas e outro situado a oeste de Portugal continental.
E as temperaturas?
Quanto às temperaturas, estas deverão descer entre domingo e terça, de forma gradual, podendo esta descida ser mais notória nos valores mínimos. Já na quarta-feira podemos denotar um ligeiro aumento, seguido de outra diminuição na quinta-feira, generalizada e pouco significativa.
Para sexta-feira espera-se uma diminuição das mínimas, de forma generalizada e mais notória, podendo o distrito da Guarda registar -2ºC de mínima, sendo o distrito mais frio.
Para acompanhar todas as atualizações das nossas previsões, mantenha-se atento a tempo.pt.