Tempo em Portugal na próxima semana: linha de instabilidade chega amanhã ao continente, mas há bonança à vista

- Mais informações: Última semana de fevereiro com chuva e temperaturas de -5ºC. Veja a previsão para os próximos dias em Portugal!
O dia de hoje, domingo (23) será seco na grande parte do território, com exceção dos Açores, especialmente do Grupo Central que poderá contar com episódios de chuva, por vezes forte, principalmente na ilha Graciosa.
Vemos a chegada desta nova linha de instabilidade que se traduzirá em chuva, por vezes forte, a oeste da Barreira de Condensação, e noutros locais da região Norte e Centro, com maior expressão nas zonas do litoral.
Ainda assim, com o passar das horas a nebulosidade deverá cobrir totalmente o continente, adivinhando a linha de instabilidade que está a caminho e deverá afetar o Norte do país já amanhã, segunda-feira (24), a partir das primeiras horas da tarde.
Segunda-feira pode contar com chuva, vento e agitação marítima no noroeste do país
O arranque da semana será marcado por chuva. Esta estará associada a uma linha de instabilidade que irá traduzir-se em chuva, vento e agitação marítima, especialmente na região Norte.
Dará entrada pelo noroeste continental, ao início da tarde e pouco se estenderá para sul, devendo concentrar-se a ocorrência de precipitação no litoral Norte, podendo chegar aos distritos de Aveiro, Viseu e Coimbra, mas nestes últimos com menor intensidade.

Quanto ao vento, as rajadas podem ultrapassar os 50 km/h também nas terras altas do noroeste, durante boa parte do dia, com tendência a acalmar nas últimas horas do mesmo.
A agitação marítima poderá estender-se ao litoral da região Centro, com possível altura máxima de onda de 7 metros. A partir das últimas horas do dia também é esperada uma acalmia do estado do mar.
A partir de terça-feira o cenário de instabilidade começa a mudar
Terça-feira poderá registar ocorrência de chuva fraca no Sul do país e ainda alguns episódios ocasionais ao longo do continente, ainda que nada de significativo. É expectável que a partir do meio da tarde a nebulosidade comece a dissipar-se, podendo dar lugar a um final de tarde soalheiro em todo o continente.
Neste dia também se denotará uma diminuição das temperaturas mínimas, principalmente no Norte do país. Onde estas irão variar entre 1ºC em Bragança e 11ºC em Lisboa e Faro. Já as máximas poderão oscilar entre os 10ºC na Guarda e os 19ºC em Faro.

Esta mote continuará na quarta-feira, onde é esperado um dia seco, com céu parcialmente nublado e tendência a ficar totalmente coberto com o passar das horas e com outra diminuição das temperaturas mínimas.
Esta diminuição será mais acentuada, face à anterior, e generalizada, fazendo baixar os termómetros de Norte a Sul. Desta forma, as mínimas irão variar entre os -2ºC em Bragança e os 9ºC em Lisboa e Faro.
Ainda assim, a nível local, especialmente nas regiões montanhosas do Norte e Centro poderão registar-se valores inferiores, como o exemplo da Serra da Estrela, onde a mais recente atualização dos nossos mapas mostram um valor mínimo de -4ºC.
Com isto, a anomalia térmica, especialmente na faixa litoral irá acentuar-se, tornando-se negativa. Ou seja, com valores abaixo da normal climatológica para a época do ano. Distritos como Braga e Leiria, que deverão contar com mínima de 3ºC e 5ºC, respetivamente, contarão com uma anomalia negativa de 7ºC, para esta altura do ano.
Quinta-feira as temperaturas sobem e a chuva poderá voltar
Na reta final da semana é esperado um aumento generalizado das temperaturas mínimas, ainda que as máximas diminuam também de forma generalizada. Desta forma, as mínimas irão variar entre os 3ºC em Bragança e os 10ºC em Viana do Castelo, e as máximas entre os 8ºC na Guarda e os 18ºC em Beja.
A chuva poderá retornar nas primeiras horas da manhã, também ao Norte, mas de forma fraca a moderada, podendo estender-se até ao Centro. Na sexta-feira, esta instabilidade deverá manter-se, especialmente na região Norte.