Tempo em Portugal na próxima semana: instabilidade e chuva marcam os próximos dias

Com a atualização dos nossos mapas de previsão, conseguimos observar que a chegada iminente da frente fria na terça-feira já não deverá ser tão abrangente. Contudo, poderá estar outra a caminho.
O dia de hoje será, em geral, seco. Porém, poderá contar com alguns episódios de chuva fraca, especialmente na região Norte, podendo alastrar para a região Centro, ainda que ao longo da tarde a chuva se dissipe totalmente.
No mapa acima podemos observar a deslocação dos centros de altas e baixas pressões e ainda a linha de instabilidade que deverá afetar o continente na terça-feira.
Além disto, a nebulosidade poderá dar algumas tréguas em vários pontos do país, especialmente no Sul, ainda que ao final do dia e início da madrugada de segunda-feira esta volte a intensificar-se e a cobrir o país.
A semana arranca sem chuva, contudo será "sol de pouca dura"
Segunda-feira será um dia nublado, sem chuva e com temperaturas máximas amenas, podendo denotar-se uma descida nestes valores na faixa interior Norte e Centro, assim como uma diminuição generalizada dos valores mínimos.
Desta forma, as máximas esperadas são de 18ºC para Coimbra e Santarém e as mínimas são de 2ºC para Bragança, seguidos de 5ºC para Vila Real, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.
Apesar dos nossos mapas já não mostrarem uma abrangência tão grande da área afetada pela frente fria que chega na terça-feira, é provável que esta incida de forma mais expressiva sobre o Sul e o Centro do país, como é possível observar abaixo.

Como já referimos, esta linha instável irá resultar na ocorrência de chuva fraca a moderada, rajadas de vento acima dos 50 km/h em boa parte da nossa geografia continental e na ordem dos 60 km/h no noroeste do país, assim como em agitação marítima com ondas de altura máxima por vezes superior a 6 metros.
A meio da semana há uma pequena trégua na chuva, mas uma nova frente poderá estar a caminho
Depois deste período mais instável, quarta-feira poderá contar ainda com alguns episódios de chuva fraca em vários pontos do Norte e Centro do país, ainda que durante as horas da tarde o dia possa contar com algumas abertas.
Estas abertas deverão manter-se na quinta-feira, onde se espera um dia seco e soalheiro, especialmente durante a manhã. A partir das primeiras horas da tarde, a nebulosidade volta a cobrir Portugal, adivinhando chuva.

Sexta-feira, na segunda metade do dia, espera-se a chegada de uma nova frente que poderá resultar em períodos de chuva, por vezes forte, em vários pontos do continente. Também a velocidade de rajada irá aumentar para perto dos 70 km/h em vários locais do território, com especial ênfase para o Norte. A agitação marítima também poderá intensificar-se, especialmente a norte do Cabo Carvoeiro.
E as temperaturas?
Apesar de no arranque da semana não haverem grandes oscilações, entre segunda e terça-feira denotar-se-á um aumento significativo das temperaturas mínimas, na faixa litoral. Na maioria dos casos para o dobro. Distritos como Porto, Coimbra, Santarém e Lisboa poderão registar um aumento de 5ºC!
Em contrapartida, na sexta-feira denotar-se-á uma descida generalizada e mais acentuada, do que nos restantes dias, das temperaturas máximas e um aumento generalizado das mínimas. Ainda assim, o valor máximo esperado para este dia é de 18ºC para Faro, Santarém e Coimbra, e o valor mínimo esperado é de 4ºC para a Guarda.
Tendo em conta a variabilidade dos modelos, aconselhamos que se mantenha atento às atualizações diárias em tempo.pt.