Tempo em Portugal na próxima semana: haverá subida acentuada das temperaturas e prováveis 40 ºC à vista para estas zonas
O mês de julho em Portugal continental arrancará com precipitação fraca nalguns locais, mas depois chega uma mudança radical. O calor de verão irá finalmente afirmar-se nos próximos dias e vislumbram-se 40 ºC nestas zonas do país.
O mês de julho em Portugal continental arrancará com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco na faixa costeira da Região Centro durante o período da manhã de segunda-feira, dia 1 e de aguaceiros no interior das Regiões Norte e Centro durante a tarde. Serão os últimos vestígios do vale depressionário que nos afetou a partir do início da madrugada de domingo, 30 de junho.
A crista subtropical desencadeará uma subida generalizada das temperaturas e um ambiente de verão em grande parte do território do Continente. Para alguns locais já se vislumbra que os termómetros escalem até aos 40 ºC dentro de poucos dias.
Primeiras horas de julho com possibilidade de chuviscos no litoral e de aguaceiros no interior
De acordo com os mapas de tendência de precipitação semanal do nosso modelo de referência, a semana será seca de norte a sul de Portugal continental e Açores, enquanto na Madeira será normal, isto é, enquadrada com os níveis médios de precipitação semanal. Além disto, é preciso ter em conta que, do ponto de vista climatológico, julho é o mês mais seco do ano em praticamente todo o país.
A exceção serão os breves períodos de fraca pluviosidade registados em poucos locais da nossa geografia logo na segunda-feira, dia 1, pois para os restantes dias da semana não há perspetiva de precipitação.
Mesmo assim, a jornada de segunda-feira, 1 de julho, já será caracterizada por um estado do tempo com grande estabilidade e céu limpo, apesar de alguns períodos nublados, sobretudo até meio da manhã. Além disto, será notória a subida generalizada das temperaturas máximas, nalguns locais bastante significativa (aumento de até 4 ºC entre hoje e amanhã).
Para o próximo fim de semana (dias 6 e 7 de julho) a incerteza na previsão aumenta consideravelmente, mas as primeiras tendências não sugerem mudanças nas condições meteorológicas que estarão vigentes durante a semana.
O calor intenso afirma-se: até 40 ºC nestas zonas do território do Continente
A entrada da crista subtropical (combinação do anticiclone - mais robusto e mais próximo de Portugal continental - com uma massa de ar quente procedente do Norte de África) produzirá uma subida das temperaturas de sul para norte. Na terça-feira (2) as temperaturas deverão atingir 34-35 ºC em vastas zonas do Alentejo Central (Évora) e Baixo Alentejo (Beja), podendo localmente atingir 36 ou 37 ºC no vale do Guadiana e noutros locais das regiões referidas.
Na quarta-feira, dia 3, os termómetros irão registar uma nova subida - mais marcante nas regiões do interior - para 36-37 ºC nas capitais de distritos mais quentes (Évora e Beja), rondando localmente os 38-39 ºC no vale do Guadiana e no Sotavento Algarvio. Na reta final da semana (quinta-feira (4) e sexta-feira, 5 de julho) as temperaturas podem vir a atingir os 40 ºC em locais do interior meridional alentejano onde é clássico atingir este valores, nomeadamente no Vale do Guadiana (Mértola).
Quinta (4) e sexta-feira (5) serão provavelmente os dias mais quentes da semana, mas com quinta-feira (4) a “ganhar” em termos de área geográfica abrangida. Para sexta-feira, dia 5, preveem-se entre 30 e 32 ºC no interior Norte e Centro e entre 34 e 40 ºC na Beira Baixa, Alentejo e Sotavento Algarvio.
Por último, as zonas do litoral (litoral Norte, litoral Centro, litoral Alentejano e barlavento Algarvio) estarão substancialmente mais frescas comparativamente ao resto do país devido à nortada e ao efeito termorregulador causado pela proximidade ao mar, prevendo-se valores de temperatura máxima entre 19 e 26 ºC.
As noites tropicais (temperaturas mínimas iguais ou superiores a 20 ºC) estender-se-ão de Faro (entre 20 e 23 ºC de noite!), para Portalegre, Évora e Beja. Mas, nestas últimas regiões mencionadas, só uma ou outra noite deverá ser de carácter tropical, ao passo que em Faro se preveem noites tropicais durante toda a semana.