Tempo em Portugal na próxima semana: grande contraste térmico entre Norte e Sul e chuva abundante nestes distritos
Vai arrancar uma semana de contrastes em Portugal, com tempo chuvoso a norte e mais seco a sul. Prevê-se a possibilidade de as temperaturas máximas chegarem aos 31 ºC nalgumas regiões.
A dinâmica da atmosfera será caracterizada pela presença do anticiclone dos Açores perto da Península Ibérica, garantindo tempo estável na parte sul de Portugal continental (a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela) e na Região Autónoma da Madeira. Na parte norte do nosso país e nos Açores a passagem de algumas perturbações em altitude produzirá um estado do tempo mais variável, com precipitação e subidas e descidas das temperaturas.
Prevê-se que a frente fria de um centro de baixas pressões secundário que se libertará do atual furacão Isaac, em conjunto com um rio atmosférico que nos conectará à atual tempestade tropical Joyce, influencie a distribuição da chuva pela geografia de Portugal continental, mais provável entre terça (1) e quinta-feira, 3 de outubro.
O carácter térmico da semana será muito diferente entre o norte e o sul do nosso território. Confira aqui na previsão do tempo a nossa análise a todas as nuances!
Semana chuvosa nas regiões a oeste da Barreira de Condensação
De acordo com o mapa de anomalias de precipitação do modelo de referência da Meteored, a próxima semana será chuvosa no Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga), Douro Litoral (distrito do Porto), Região de Aveiro (distrito de Aveiro), setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu e algumas zonas do Nordeste Transmontano (distrito de Bragança).
Nas restantes zonas mencionadas, a anomalia será mais suave (0 a 10 mm acima da média). Espera-se que a semana de 30 de setembro a 7 de outubro seja ligeiramente seca ou dentro do normal em termos de precipitação no resto de Portugal continental.
A precipitação mais abundante deverá registar-se no Minho, com valores acumulados a rondar os 50 mm entre hoje e o próximo sábado (5). Também se prevê chuva no Douro Litoral, Alto Tâmega e Douro, Viseu Dão-Lafões, Nordeste Transmontano, Beira Alta, Regiões de Aveiro, Coimbra e Leiria, Área Metropolitana de Lisboa, Ribatejo e alguns locais da Beira Baixa. Pouca ou nenhuma chuva cairá a sul do Tejo - apenas nalguns locais do Alentejo, Barlavento Algarvio e pouco mais.
Segunda-feira (30) arrancará com precipitação fraca nalguns locais do Minho, mais próximos à costa. Nas restantes regiões o tempo estará seco e geralmente com céu limpo, mas com períodos nublados. Na terça-feira (1), tal como já acima referimos, uma frente fria gerada por uma baixa pressão secundária que se libertará do atual furacão Isaac produzirá chuva abundante nas regiões a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, e partes ocidentais de Vila Real e Viseu).
A precipitação será mais fraca e dispersa noutros locais do Norte e Centro, sendo pouco provável que chegue às regiões a sul do rio Tejo.
Grande contraste térmico entre o Norte e o Sul
Prevê-se uma semana amena a quente nas regiões a sul do rio Tejo e em particular no interior do Baixo Alentejo (distrito de Beja) e na metade oriental do distrito de Faro (Sotavento Algarvio) devido à influência de uma massa de ar tropical marítima. Em contrapartida, prevê-se tempo menos quente nas regiões a norte do Tejo, sendo particularmente fresco nas zonas a norte do Douro.
Até quarta-feira (2) a temperatura máxima alcançará os 31 ºC em vários locais do Baixo Alentejo e distrito de Faro, nomeadamente no Vale do Guadiana e no Sotavento Algarvio. Na segunda (30) e na terça-feira (1), em capitais distritais como Lisboa, Santarém, Évora, Beja e Faro as máximas oscilarão entre 27 e 30 ºC, sendo que na quarta-feira (2), baixarão ligeiramente (entre 25 e 28 ºC).
Já para as regiões a norte do rio Mondego, espera-se um estado de tempo substancialmente mais fresco durante toda a semana, com máximas a oscilar entre 18 e 24 ºC, com Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Guarda a apresentarem-se como as capitais distritais mais frescas, normalmente entre 18 e 20 ºC, exceto na segunda-feira (30), quando estarão algo mais quentes, em geral. Na quinta-feira (3) prevê-se uma descida das temperaturas mínimas nas Regiões Norte e Centro.
As noites serão amenas no Norte e Centro, podendo ser tropicais (mínimas iguais ou superiores a 20 ºC) nas regiões a sul do Tejo, em particular nas zonas do Alentejo e Algarve. Isto ocorrerá devido à nebulosidade e à influência das massas de ar tropicais marítimas.
Na segunda (30) e na terça-feira (1), as temperaturas mínimas serão mais frescas, regra geral, com destaque para Bragança e Guarda (entre 10 e 12 ºC). Porém, a partir de quarta-feira (2), as temperaturas mínimas terão tendência a subir.