Tempo em Portugal na próxima semana: fresco e sem chuva abundante à vista, o nosso país poderá ser caso único na Europa
Em breve vislumbram-se episódios de precipitação significativos em todo o continente europeu. Uma das poucas exceções poderá mesmo ser… o nosso país! Não perca os pormenores da previsão do tempo em Portugal para a próxima semana.
Como avançávamos há alguns dias aqui na Meteored, o anticiclone dos Açores subirá em latitude no início desta primeira semana de setembro, e, ao afastar-se o suficiente da geografia ibérica, permitirá a descida de novas depressões, vales depressionários, frentes ou bolsas de ar frio.
De acordo com as mais recentes previsões dos nossos mapas de referência, Espanha será substancialmente afetada pelos centros de baixas pressões, mas Portugal continental… nem por isso, constituindo um caso praticamente único esta semana à escala europeia.
Mesmo assim, prevê-se a passagem de uma frente fria em fase de dissipação que ‘roçará’ o Norte e Centro de Portugal continental na segunda (2) e na terça-feira (3), deixando chuva fraca ou chuviscos/aguaceiros, tanto em zonas do litoral como do interior.
Segunda e terça com descida das temperaturas e precipitação residual
Amanhã - segunda-feira, 2 de setembro - o céu apresentar-se-á muito nublado, perdendo nebulosidade de forma gradual a partir do meio da manhã, de leste (regiões do interior) para oeste (regiões do litoral). Devido à já mencionada aproximação de uma frente fria em fase de dissipação, de fraca atividade, existe a possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuviscos no litoral Norte e Centro durante a primeira metade do dia - ou seja, até ao fim da manhã.
Durante a tarde, espera-se um aumento temporário da nebulosidade no interior das Regiões Norte e Centro, antecipando-se aí também, a possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e haverá uma ligeira descida das temperaturas.
Para terça-feira (3) prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apesar de serem expectáveis alguns períodos de maior nebulosidade no interior das Regiões Norte e Centro. Nestas zonas não se exclui a hipótese de ocorrência de aguaceiros dispersos até meio da tarde, sendo mais prováveis e frequentes em locais montanhosos.
Ainda na terça-feira (3) é esperado, novamente, uma ligeira descida térmica, exceto dos valores das máximas nas regiões do litoral Norte e Centro. Além disto, é ainda de salientar os ventos do quadrante Norte, que soprarão com intensidade moderada a forte e produzirão rajadas entre 50 e 70 km/h nos distritos de Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa e Faro.
Quarta com subida das temperaturas, em particular das máximas e quinta com continuidade de tempo estável
Após um arranque da semana ligeiramente instável (precipitação acumulada estimada em quantidades residuais em locais do Norte e do Centro), para quarta-feira (4) antecipa-se um panorama meteorológico de céu pouco nublado ou limpo, que poderá apresentar temporariamente céu parcialmente nublado ou encoberto em locais do interior Norte e Centro ao longo da tarde.
A nortada manter-se-á dominante no país e soprará com intensidade fraca a moderada, por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Além disto, prevê-se uma subida das temperaturas, sobretudo das máximas. Estão previstos 26 ºC no Porto e em Bragança, 27 ºC em Lisboa e em Faro, 23 ºC na Guarda e 31 ºC em Évora.
Para quinta-feira, 5 de setembro, vislumbra-se uma situação de céu geralmente pouco nublado, novamente com períodos de maior nebulosidade mais prováveis de sucederem no interior das Regiões Norte e Centro, bem como uma ligeira descida das temperaturas nas regiões do interior e uma pequena subida térmica nalgumas zonas do litoral Centro e Sul. O vento soprará de rumos e intensidades variáveis (predominantemente de Norte, mas de Leste até ao meio da manhã).
Para sexta-feira (6) não há um padrão muito claro na variação das temperaturas (subida ou descida), no entanto tudo indica que no litoral Norte e Centro deverão subir ligeiramente, baixando ou mantendo-se iguais no resto do território de Portugal continental.
O tempo deverá persistir com condições estáveis, geralmente seco e céu pouco nublado ou limpo. O vento soprará moderado a forte e de rumos variáveis (Oeste-Noroeste no litoral e Este-Nordeste no interior, podendo por vezes soprar de Sudoeste nalguns locais da Região Sul).