Tempo em Portugal na próxima semana: entre gota fria e anticiclone, eis os fenómenos esperados para a semana do Natal
Nas próximas horas uma depressão isolada em altitude vai continuar a deixar aguaceiros e vento forte no arquipélago da Madeira. No Continente e nos Açores predominará o anticiclone e preveem-se estes fenómenos meteorológicos para a semana do Natal. Saiba mais na previsão!
A semana do Natal iniciará com tempo anticiclónico em grande parte das unidades territoriais portuguesas, mas haverá exceções que serão explicadas mais abaixo. Em geral, o anticiclone dos Açores vai condicionar a meteorologia na Europa Ocidental, acompanhado por uma crista subtropical nas camadas altas.
Esta configuração atmosférica tornará nula a possibilidade de um “Natal branco”, exceto nas montanhas mais altas do continente europeu e nos países nórdicos. Na reta final da semana, o anticiclone perderá alguma força, podendo abrir espaço à chegada de um centro de baixas pressões.
Tempo seco na semana do Natal, mas preveem-se exceções
Nas próximas horas a situação meteorológica ainda será algo agreste na Madeira devido à passagem de uma gota fria (ou depressão isolada em altitude), que trará aguaceiros localmente fortes, especialmente na vertente norte e nas regiões montanhosas, perdendo intensidade a partir de terça-feira (24), Véspera do Natal.
Por outro lado, nos Açores e em Portugal continental o anticiclone continuará a exercer o seu forte domínio. O nosso país escapará à recém Depressão Enol, nomeada nas últimas horas pela Meteo-France.
Para os próximos dias, incluindo a Véspera de Natal (terça, 24) e o Natal (quarta, 25), o predomínio do anticiclone manterá afastadas as possibilidades de chuva e neve em Portugal continental. De acordo com o mapa semanal de anomalias do modelo europeu, choverá menos 10 a 30 mm do que o habitual para esta época do ano em quase todo o território do Continente e Açores, e menos 30 a 60 mm do que o habitual no Noroeste do país. Poderá ser apenas ligeiramente mais chuvoso do que o normal na Madeira.
Geadas e outros fenómenos a ter em conta durante as viagens de Natal
Durante a semana o tempo será predominantemente seco, estável, com céu pouco nublado ou limpo e vento fraco de Leste. Os fenómenos dominantes serão as geadas e o gelo, a inversão térmica, o aumento da poluição nalguns locais e o nevoeiro matinal.
No caso do gelo e do nevoeiro, as estradas poderão ficar mais escorregadias e haver uma redução da visibilidade para a condução rodoviária, sobretudo no interior das Regiões Norte e Centro (distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda) o que, em época natalícia, requererá cautela por parte dos condutores que se deslocarem nestas zonas.
Nalguns locais dos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Beja, a semana será ligeiramente mais fria, com anomalias térmicas negativas (-1 ºC). No resto do país, não se observarão desvios significativos em relação à média, mas existe o risco de geada noturna devido ao anticiclone.
As máximas oscilarão entre os 8 ºC na Guarda e os 18 ºC em Faro e as mínimas entre 0 ºC e 12 ºC para as mesmas capitais de distrito. As capitais de distrito com as temperaturas máximas mais baixas ao longo da semana, sobretudo na primeira metade, serão Bragança, Guarda e Vila Real.
Madeira com início de semana do Natal mais chuvoso e instável
Entre segunda (23) e terça-feira (24), especialmente na segunda-feira (23) prevê-se a ocorrência de precipitação no arquipélago da Madeira, sobretudo na costa norte e regiões montanhosas. Os aguaceiros poderão ser localmente fortes, por vezes acompanhados de trovoada e não se exclui o risco de inundações localizadas, sobretudo nas zonas historicamente vulneráveis e mais expostas à precipitação. Nos dias seguintes o tempo terá tendência a estabilizar nesta região autónoma.
Já no Continente, além do nevoeiro - já acima referido e que ganhará terreno em vastas zonas do interior Norte e Centro, dando origem a períodos de céu encoberto, é preciso referir o aumento da poluição provocada pela persistência do anticiclone à medida que este se for instalando. Todos os fenómenos referidos, por diferentes motivos, requererão algum cuidado, apesar da esperada ausência de chuva e/ou neve nesta semana do Natal 2024 em Portugal.