Tempo em Portugal na próxima semana: disparam avisos de tempo quente no Continente e Madeira. Máximas chegarão aos 43 ºC
A nova semana arrancará com uma dinâmica totalmente estival: o calor intensificará em todo o país e em várias regiões as máximas irão atingir e ultrapassar os 40 ºC. Além disto, preveem-se noites tropicais.
Chegou ao fim uma semana em que, mais uma vez, as condições meteorológicas em Portugal continental foram marcadas por uma incomum variabilidade para o verão. Desde a crista norte-africana que trouxe tempo quente às regiões do interior, Setúbal e Algarve, até à superfície frontal fria que produziu precipitação em boa parte do país, houve tempo para todos os gostos.
Nos próximos dias, a dinâmica atmosférica manter-se-á totalmente estival, com a crista subtropical a dominar sobre o nosso país. As baixas pressões estarão afastadas da nossa latitude, circulando muito mais a norte e fora do nosso alcance.
Semana seca em Portugal, mas com uma exceção
De acordo com o modelo de referência da Meteored, a próxima semana (22-29 julho) será seca de norte a sul de Portugal continental, com chuva abaixo dos valores normais, sendo que os mesmos já costumam ser baixos nesta época do ano. A anomalia de precipitação negativa também se vislumbra para o arquipélago da Madeira.
A precipitação só está prevista para o arquipélago dos Açores, onde se esperam registos pluviométricos superiores à média climatológica de referência. As anomalias de precipitação serão positivas em todos os Grupos desta unidade territorial insular (até 10 mm acima do normal).
Até sexta-feira (26) prevê-se que o estado do tempo em Portugal continental seja dominado por uma forte estabilidade, muito quente e seco, com o céu a apresentar-se geralmente limpo e, por vezes, pouco nublado. Este panorama meteorológico de calor, secura e estabilidade poderá prolongar-se pelo próximo fim de semana, algo que ainda terá de ser revisto nas próximas saídas dos modelos.
Na segunda-feira (22) estima-se a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nalguns locais da Costa Norte da Madeira. Não se exclui a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos em grande parte da ilha uns dias mais tarde, neste caso no domingo (28), mas a incerteza à data de hoje ainda é bastante elevada para confirmar ou descartar este cenário.
Para os Açores espera-se uma semana chuvosa, com precipitação ligeiramente acima da média para a altura do ano. Sexta-feira, 26 de julho, seria, segundo o modelo Europeu, o dia da próxima semana com condições meteorológicas mais adversas nesta unidade territorial portuguesa.
Destaque-se também uma temperatura da água do mar excecionalmente alta, com valores superiores a 26 ºC.
Calor extremo afirma-se em várias regiões de Portugal nos próximos dias
Está no horizonte uma semana quente em grande parte da geografia de Portugal, com previsão de temperaturas entre 3 e 6 ºC acima da média para a estação na parte na Região Norte, distrito de Viseu, Beira Alta, Beira Baixa, Alto Alentejo e parte do Alentejo Central. Nas restantes regiões a anomalia térmica também será positiva, mas um pouco menos intensa (temperaturas entre 1 e 3 ºC acima da média para a estação).
O predomínio da crista estimulará a reativação do calor extremo: o ar sobre o nosso país estará fortemente sobreaquecido em consequência da forte insolação típica desta altura do ano e da escassa renovação do ar à superfície.
Desta vez nem mesmo a nortada fará com que as regiões do litoral escapem ao calor intenso, uma vez que o vento do quadrante Leste (ou Levante), quente e muito seco, reforçará o calor no nosso território. Haverá noites tropicais em várias regiões do país, incluindo em cidades do litoral como o Porto.
Entre segunda (22) e quarta-feira (24) as temperaturas ultrapassarão os 35 ºC em quase todo o país, exceto nas zonas mais próximas ao mar do Litoral Norte, da Península de Setúbal, da costa vicentina, do litoral alentejano e Algarve. Na terça-feira (23) o termómetro atingirá ou rondará os 40 ºC em várias zonas dos distritos de Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro, podendo nalguns locais destas regiões superar este valor.
Na quarta-feira (24) o calor extremo manter-se-á em quase todo o país, com temperaturas máximas geralmente acima dos 35 ºC, atingindo facilmente os 40 ºC na Beira Baixa, Alentejo e Sotavento Algarvio. Mesmo assim, espera-se uma ligeira diminuição das temperaturas no Minho, Douro Litoral e Regiões de Aveiro e Coimbra. O vale do Guadiana será o local mais quente do país nessa jornada, com uma temperatura máxima de 43 ºC prevista para a vila de Mértola.
Haverá noites tropicais (temperaturas mínimas iguais ou superiores a 20 ºC durante todo o período noturno) durante a primeira metade da semana no interior Norte e Centro, na Beira Baixa, Alentejo, Lisboa, Santarém, Algarve e até mesmo em zonas do Litoral Norte, como o Porto.
As madrugadas de terça (23) e quarta-feira (24), aliás, afiguram-se mesmo como as mais quentes da semana, com a temperatura mínima prevista para Portalegre, capital do Alto Alentejo, a destacar-se como a mais extrema (27 ºC!) na próxima quarta-feira, 24 de julho.