Tempo em Portugal na próxima semana: descida das temperaturas e chuva marcam Semana Santa

A instabilidade voltou a Portugal e veio para ficar. O arranque da Semana Santa irá contar com chuva e diminuição das temperaturas. Saiba quais as regiões mais afetadas.
Como temos vindo a referir, o dia de hoje, Domingo de Ramos, será tendencialmente seco e soalheiro, não descartando alguma nebulosidade, especialmente no Sul, nem a ocorrência de chuva fraca em alguns locais do Centro e Sul.
Vemos a anomalia térmica a inverter-se (passando de positiva a negativa) no arranque da semana, devido à diminuição das temperaturas.
As temperaturas máximas diminuem, especialmente no Norte, sendo que os valores poderão oscilar entre os 15ºC na Guarda, e os 21ºC em Faro.
Semana Santa arranca com muita chuva
Depois de uma pequena trégua na chuva durante este domingo, eis que a mesma voltará ao território já a partir das primeiras horas da manhã de segunda-feira, resultado de uma frente fria associada a um centro de baixas pressões situado a noroeste do continente.
A chuva dará entrada no território pela faixa litoral Norte e Centro, com fraca intensidade, mas é expectável que a partir do meio da tarde esta se intensifique e se alastre para outras regiões do país.

O período mais chuvoso deverá acontecer a partir das últimas horas da tarde até ao final do dia, não se descartando ainda a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, especialmente já no início da madrugada de terça-feira.
Ainda na segunda-feira é esperada a diminuição das temperaturas máximas e mínimas em todo o país. Desta forma, é esperado que os valores mínimos oscilem entre os 3ºC na Guarda e os 12ºC em Lisboa. Quanto aos valores máximos, estes podem variar entre os 10ºC na Guarda e os 18ºC em Faro.
Terça-feira contará com chuva, neve e nova diminuição de temperaturas
Ao longo da madrugada de terça-feira, a chuva terá tendência a concentrar-se na linha litoral, praticamente de Norte a Sul, com maior expressão no litoral Oeste. Ainda assim, os nossos mapas mostram que a mesma poderá alastrar-se para praticamente todo o território continental, com o passar das horas, ainda que com períodos de chuva fraca.
Ao longo do dia, especialmente ao início da tarde espera-se que a queda de neve na Serra da Estrela se intensifique, dada a chuva prevista e a descida das temperaturas, onde, por exemplo, às 12h, se esperam valores mínimos de -2ºC nas cotas mais elevadas.

Assim sendo, os valores de temperatura mínima poderão variar entre os 2ºC na Guarda (devendo ser mais baixos localmente, conforme referido acima) e os 11ºC para Faro. Já as temperaturas máximas deverão variar entre os 7ºC na Guarda e os 17ºC em Faro.
Na quarta-feira as temperaturas mínimas descem, podendo esta ser a madrugada mais fria da semana
À semelhança de terça-feira, na quarta-feira a chuva também se irá concentrar na faixa litoral, devendo, a partir das primeiras horas da tarde, alastrar-se ao resto do continente, ainda que com pouca intensidade, apresentando períodos de chuva fraca e dispersa, de Norte a Sul. Esta poderá dissipar-se totalmente até ao final do dia.

Quanto às temperaturas, estas irão diminuir, especialmente os valores mínimos, onde a mínima mais baixa deverá ser de -1ºC para a Guarda e a mínima mais elevada poderá chegar aos 10ºC em Faro e Lisboa.
A partir de quinta-feira as temperaturas voltam a subir gradualmente, mas a chuva continua
Entre quarta e quinta-feira, as temperaturas máximas e mínimas sobem ligeiramente, por todo o país. Ainda assim, os valores máximos deverão oscilar entre os 13ºC na Guarda e os 19ºC em Faro. Já os mínimos poderão variar entre os 5ºC para Bragança e os 14ºC em Lisboa e Faro.
A chuva poderá voltar a partir das primeiras horas da tarde ao litoral Norte e Centro, alastrando-se a outras regiões. Ainda assim, deverá contar com maior expressão no Norte do país. Esta deverá concentrar-se no noroeste, com tendência a intensificar-se à medida que as horas passam, dando início a uma sexta-feira chuvosa.