Tempo em Portugal na próxima semana: depressão trará chuva e poeiras do Saara. Saiba quais as regiões mais afetadas
Uma depressão barométrica que se irá estabelecer a sul do território já no início da próxima semana irá manter as condições de instabilidade atmosférica e trará as poeiras saarianas para o país.
O dia de hoje será soalheiro na parte da manhã, contudo, a nebulosidade poderá começar a cobrir o país a partir das primeiras horas da tarde. Apesar de fraca, há a possibilidade de ocorrência de precipitação para o distrito da Guarda ao final da tarde e nas horas seguintes para o sul do país, podendo incidir sobre o Baixo Alentejo e Algarve, ainda que com pouca expressão.
Semana inicia-se praticamente seca, mas será "sol de pouca dura"
Segunda-feira espera-se praticamente seca, apenas com a possibilidade de aguaceiros fracos a moderados no Alto e Baixo Alentejo durante a madrugada e as primeiras horas da manhã.
O céu deverá contar com algumas abertas ao longo do dia e as temperaturas máximas e mínimas deverão subir ligeiramente e de forma generalizada. Desta forma, são esperadas máximas de 22ºC para Lisboa, seguidas de 20ºC para Santarém, Porto, Coimbra, Aveiro e Braga.
Terça-feira amanhece com céu limpo em praticamente todo o país, contando com nebulosidade no sul. É nesta região que se espera alguma instabilidade a partir do final da manhã.
A partir de terça-feira o cenário muda
O estabelecimento de um centro de baixas pressões a sul do país irá resultar em ocorrência de precipitação no sul de Portugal na segunda metade do dia, com maior expressão para o Alto e Baixo Alentejo, como podemos ver no mapa abaixo.
Com o passar das horas, a chuva deverá estender-se para norte, afetando a região Centro, com mais expressão na Beira Interior. Não é esperada ocorrência de precipitação para a região Norte.
Para além da chuva, esta depressão também dará o mote para a entrada das poeiras provenientes do deserto do Saara na nossa geografia, que deverão afetar a país durante grande parte da semana, ainda que os dias em que a névoa será mais percetível serão terça e quarta-feira.
Chuva de lama e variação das temperaturas também farão parte do cenário de mudança
Com a junção destes dois fenómenos (precipitação e poeiras), há a possibilidade de chuva de lama em vários distritos. Também as temperaturas irão aumentar no norte do país, especialmente na faixa litoral, e diminuir ligeiramente no sul, dando-se uma discrepância entre norte e sul, como já é comum, mas desta vez invertida, onde o norte será mais quente.
Assim, as temperaturas nas regiões do Alentejo e Algarve não devem ultrapassar os 18ºC, esperados para os distritos de Évora e Faro, na terça-feira. Já na quarta-feira não devem passar dos 16ºC, nos mesmos locais.
Ainda na quarta-feira, com o centro de baixas pressões a estabelecer-se sobre a nossa geografia, são esperados episódios de chuva para as mesmas regiões, especialmente no sul, mas desta vez com mais incidência no Algarve, ainda que com menos expressão face ao dia anterior.
Como será a reta final da semana?
Tanto na quinta-feira, como na sexta, o cenário mantém-se, especialmente em relação à chuva. Com a movimentação da depressão para sudoeste do país, na quinta-feira a instabilidade será mais abrangente e poderá afetar a faixa litoral, a norte da Figueira da Foz, podendo, mais tarde, concentrar-se na região da Beira Interior.
Na sexta-feira, segundo o que conseguimos apurar, tendo em conta a distância temporal, a precipitação poderá incidir inicialmente sobre as regiões Norte e Centro e depois concentrar-se ao longo da faixa interior, desde a Beira Baixa até ao Algarve.
Para continuar a par de todas as atualizações sobre o estado de tempo em Portugal, mantenha-se atento a tempo.pt.