Tempo em Portugal na próxima semana: depressão no centro da Europa poder�� influenciar o estado de tempo nestas regiões

Depois de uma gota fria que se traduziu em diversas ocorrências de inundações, especialmente no Algarve, o estado de tempo em Portugal tende a estabilizar, contudo, poderá ser "sol de pouca dura".

A gota fria que passou por Portugal, afetando o continente e a Madeira, resultou em episódios de chuva torrencial e trovoada que, consequentemente, resultaram em inundações em várias cidades.

Contudo, desde o dia de ontem, sábado, dia 16 de novembro, a partir das últimas horas do dia, o estado de tempo começou a melhorar de forma generalizada. Esta tendência manter-se-á no dia de hoje que será, em geral, soalheiro, podendo contar com alguma nebulosidade nas regiões Centro e Sul, assim como a ocorrência de alguns episódios de chuva fraca, na parte da manhã, na zona do Ribatejo e Alto Alentejo.

Início da semana marcado pelo estacionamento do anticiclone dos Açores a oeste do continente

Amanhã, segunda-feira, poderão registar-se alguns episódios de chuva fraca a moderada, em vários locais das regiões Centro e Sul, durante o período da tarde.

Contudo, é esperado que, nas últimas horas do dia, o anticiclone dos Açores se comece a firmar a oeste da Península Ibérica, resultando num arranque da semana praticamente sem chuva.

A aproximação do anticiclone ao continente resultará numa maior estabilidade atmosférica nos primeiros dias da semana.

Para além disto, as temperaturas manter-se-ão agradáveis para a época do ano, com máximas a variar entre os 17ºC para a Guarda e os 22ºC para os distritos de Beja e Coimbra.

Como já referimos nas nossas previsões anteriores, as poeiras do Saara que deram entrada na nossa geografia na passada sexta-feira, deverão permanecer até terça-feira, especialmente, no Norte e Centro do país, com tendência a alastrarem-se para Sul, à medida que se vão dissipando.

poeiras saarianas
Segunda-feira, a concentração de poeiras proveninentes do Saara será mais intensa nas regiões Norte e Centro do país.

Terça-feira é esperada uma diminuição generalizada das temperaturas mínimas e máximas, com os valores máximos a variar entre 13ºC para a Guarda e os 21ºC para Faro. Já os valores mínimos podem variar entre os 6ºC para Bragança e Guarda e os 13ºC para Lisboa e Faro.

No início da tarde poderão ocorrer alguns aguaceiros, principalmente no Algarve, ainda que nada de significativo, apontando para um fim de tarde e dia seco e pouco nublado. Quanto ao Norte e Centro, a nebulosidade poderá cobrir boa parte das regiões, apesar de não haver previsão de precipitação.

A partir de quarta, uma nova depressão poderá trazer chuva ao Norte de Portugal

Quarta-feira são esperados alguns aguaceiros fracos a partir das primeiras horas da tarde, a oeste da Barreira de Condensação, tal como uma diminuição das temperaturas máximas ao longo da faixa interior do país.

Estes aguaceiros serão resultado da passagem de um centro de baixas pressões, proveniente do sudoeste das ilhas britânicas, que se irá deslocar para o centro da Europa, originando linhas de instabilidade que afetarão a região Norte do país, especialmente entre quinta e sexta-feira.

depressão; linhas de instabilidade; chuva
Uma nova depressão que se deverá deslocar para o centro do continente europeu poderá originar linhas de instabilidade capazes de se traduzirem em chuva no Norte de Portugal, como podemos observar.

Ainda na quinta-feira, esta ocorrência de precipitação não deverá atravessar a Barreira de Condensação, permanecendo no noroeste do território, contudo, é esperado que, à medida que as horas avançam, a chuva se intensifique e se alastre para toda a região Norte, já na sexta-feira, podendo também, chegar à região Centro.

Todavia, e tendo em conta o que conseguimos apurar neste momento, esta chuva deverá dissipar-se ainda no final do dia de sexta-feira. Também é importante referir que esta previsão apresenta uma margem de erro maior devido à distância temporal, mas aconselhamos a que se mantenha atento às nossas previsões diárias em tempo.pt, de forma a acompanhar todas as atualizações face ao estado de tempo em Portugal.